Especial de 15 anos: Magia e tecnologia

Especial de 15 anos: Magia e tecnologia | Ordem da Fênix Brasileira

Felizmente, a expansão do Mundo Bruxo não foi somente com o anúncio de novos filmes de "Animais Fantásticos", da peça teatral (e do roteiro) de "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" e uma notícia ou outra envolvendo os parques.

Com a união de magia e tecnologia, os fãs também puderam aproveitar o lançamento do portal Wizarding World (que depois substituiu o Pottermore) e a exposição virtual de "Harry Potter: Uma História Mágica" em parceria com o Google, só para citar alguns exemplos.

Além disso, alguns jogos oficiais para dispositivos móveis do Mundo Bruxo foram lançados: o promocional "Animais Fantásticos: Casos do Mundo Mágico" (disponibilizado 2016 para divulgar o primeiro filme de Newt Scamander), o interativo "Harry Potter: Hogwarts Mystery" (2018), o excelente "Harry Potter: Wizards Unite" (2019) e o divertido "Harry Potter: Enigmas & Magia" (2020). Cada um com a sua própria mecânica diferenciada e envolvente tendo como base as histórias de um universo tão rico e criativo como o de "Harry Potter". "Wizards Unite", por exemplo, utilizava as mesmas tecnologias de Pokémon GO, o que era uma surpresa bem-vinda, até que foi descontinuado no ano passado.

E o que falar sobre o grande lançamento de "Hogwarts Legacy"? Um RPG de ação imersivo e de mundo aberto lançado para PC e consoles, onde o jogador vivencia a sua própria história mágica. A ideia deu tão certo que, em pouco menos de três meses, ultrapassou 15 milhões de cópias vendidas e faturamento de US$ 1 bilhão!

Com o sucesso dos jogos lançados, a Warner Bros. aproveitou para anunciar o inédito "Harry Potter: Campeões do Quadribol" para PC e consoles — e ainda aguardamos ansiosos por "Harry Potter: Desperta a Magia" para dispositivos móveis. Com certeza, ainda teremos muito mais novidades em breve!

O lançamento do streaming HBO Max no Brasil também ajudou os fãs a terem acesso rapidamente a todos os filmes de "Harry Potter" e "Animais Fantásticos" em um só lugar.

Por outro lado, vários produtos e experiências baseados no Mundo Bruxo são lançados em outros países e, por diversos motivos, não vêm ao Brasil, como uma varinha que pode ser usada como controle remoto e as exposições e celebrações realizadas em todo o mundo.

Mesmo assim, nenhuma dessas limitações seria capaz de nos distanciar das obras de J.K. Rowling. Nem mesmo as polêmicas do mundo trouxa que, vale lembrar, foram muitas nos últimos anos e merecem um destaque no próximo artigo.



» Este artigo faz parte do Especial de 15 anos da Ordem da Fênix Brasileira. [Ler todos os artigos]