Especial de 15 anos: In Memoriam

Especial de 15 anos: In Memoriam | Ordem da Fênix Brasileira

No livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", Alvo Dumbledore diz a Harry que "para a mente bem estruturada, a morte é apenas a grande aventura seguinte." Desde que começamos com as atividades online, publicamos muitas notícias boas e outras que não gostaríamos de publicar, como o falecimento de atores e dubladores que, com um profissionalismo sem igual, deixaram suas marcas e legados nos filmes de "Harry Potter".

O ator Richard Harris foi substituído por Michael Gambon no papel de Alvo Dumbledore a partir de "Prisioneiro de Azkaban", pois Harris havia falecido em 2002, quase um mês antes da estreia de "Câmara Secreta". Muitos outros talentos que fizeram parte de "Harry Potter" também partiram nesses anos todos, como Robert Knox (Marcos Belby), Elizabeth Spriggs (atriz que interpretou a Mulher Gorda em "Pedra Filosofal"), Jimmy Gardner (Ernesto Prang), Alfred Burke (Armando Dippet em "Câmara Secreta"), Eric Sykes (Franco Bryce em "O Cálice de Fogo"), Richard Griffiths (Válter Dursley), Stephenie McMillan (decoradora de cenário dos filmes), Peter Cartwright (Elifas Doge em "Ordem da Fênix"), Roger Lloyd-Pack (Bartolomeu Crouch), Margery Mason (mulher do carrinho de doces do Expresso de Hogwarts em "Cálice de Fogo") e Rik Mayall (Pirraça em "Pedra Filosofal", mas suas cenas foram cortadas).

Nos despedimos de Dave Legeno (Fenrir Greyback), Derek Deadman (Tom, dono do Caldeirão Furado, em "Pedra Filosofal"), David Ryall (Elifas Doge em "Relíquias da Morte: Parte 1"), Caio César (dublador de Daniel Radcliffe como Harry Potter e em outros filmes), Terence Bayler (Barão Sangrento), Alan Rickman (Severo Snape), Hazel Douglas (Batilda Bagshot), John Hurt (Sr. Olivaras), Sam Beazley (Diretor Everardo em "Ordem da Fênix"), Robert Hardy (Cornélio Fudge), Verne Troyer (Grampo), Waldyr Sant'anna (primeiro dublador de Homer Simpson e de Frank Bryce em "O Cálice de Fogo"), Lia Wyler (tradutora dos livros no Brasil), Danielle Hugues (Irma Dugard em "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald"), Paul Ritter (Eldred Worple em "O Enigma do Príncipe"), Helen McCrory (Narcisa Malfoy).

No ano passado, as partidas de Robbie Coltrane (Rúbeo Hagrid) e Leslie Phillips (dublador do Chapéu Seletor) comoveram o mundo. Este ano, Apple Brook (Guilhermina Grubbly-Plank em "Ordem da Fênix"), Paul Grant (intérprete de um duende de Gringotes em "Pedra Filosofal"), Geisa Vidal (dubladora de Petúnia Dursley), Peter Simonischek (intérprete de um guarda em "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore") e Lauro Fabiano (dublador de Alvo Dumbledore) também nos deixaram.

Um vídeo com uma mensagem emocionante de Robbie Coltrane (Hagrid) sobre os filmes do Mundo Bruxo foi compartilhado nas redes sociais após o anúncio da morte do ator. O trecho foi extraído do especial da HBO Max "De Volta a Hogwarts", que reuniu o elenco e a equipe da saga cinematográfica para celebrar os 20 anos do lançamento de "Pedra Filosofal".

Nele, Coltrane diz o que podemos estender a todos os profissionais que fizeram parte da infância dos fãs de "Harry Potter", seja na frente das câmeras ou nos bastidores: "O legado dos filmes, creio eu, é que a geração dos meus filhos vai mostrar aos filhos deles. Então, podem estar assistindo daqui a 50 anos, facilmente. Infelizmente, não estarei mais aqui... Mas o Hagrid estará. Sim."

Ele não poderia estar mais certo.



» Este artigo faz parte do Especial de 15 anos da Ordem da Fênix Brasileira. [Ler todos os artigos]