Especial de 15 anos: A nostalgia

Especial de 15 anos: A nostalgia | Ordem da Fênix Brasileira

A nostalgia por "Harry Potter" é um dos pilares deste site. Por isso, tento manter certas características da época do lançamentos dos livros e filmes na estrutura textual das nossas publicações. Apesar da alta demanda de vídeos rápidos nas redes sociais, penso, também, que seja possível que alguma criança possa descobrir nossas páginas através da internet e aproveitar o conteúdo com a mesma facilidade que tive na infância ao ter acesso a revistas, jornais e sites sobre "Harry Potter".

Mesmo que as primeiras notícias envolvendo o primeiro filme tenham surgido há mais de vinte anos, ainda sinto aquela empolgação em descobri alguma novidade referente ao Mundo Bruxo, embora várias notícias atuais sejam voltadas à vida pessoal do elenco dos filmes e da própria autora J.K. Rowling.

Quem diria, muitos dos atores que cresceram com os fãs hoje já casaram e são pais! Noticiamos que Rupert Grint (Rony Weasley), Devon Murray (Simas Finnigan), Scarlett Byrne (Pansy Parkinson), Afshan Azad (Padma Patil) e, mais recentemente, Daniel Radcliffe (Harry Potter) se tornaram pais. E a atriz Bonnie Wright (Gina Weasley) anunciou em abril que está grávida. Como o tempo passa, não é?

Além disso, alguns deles também gostam de compartilhar nas redes sociais momentos únicos durante o período de gravações dos filmes. Tom Felton (Draco Malfoy) foi um pouco mais longe: ele publicou o livro "Além da Magia", onde revela ao público vários detalhes de sua vida dentro e fora das telas, com histórias dos bastidores dos filmes e os desafios da fama mundial. Vale lembrar que um livro com as memórias de Alan Rickman (Severo Snape) também foi publicado internacionalmente, mas ainda não possui data de lançamento no Brasil.

Quem é fã e colecionador sente imenso carinho e calor no coração ao rever sua coleção de "Harry Potter" guardada com muito cuidado na estante ou no guarda-roupa (ou no armário sob a escada!). Sejam recortes de revistas e jornais, pôsteres, primeiras edições dos livros, VHS, DVDs, Blu-rays, camisetas, bonecos... E sei que muitos fãs também pesquisam na internet outros itens para completar a coleção ou iniciar uma nova, como a recente sensação dos famosos bonecos Funko Pop!

Sabendo do interesse e da nostalgia dos fãs, a Warner Bros. e o streaming HBO Max lançaram em 2021 o programa "Harry Potter: O Campeonato das Casas de Hogwarts", apresentado pela atriz Helen Mirren, onde os fãs ficavam uns contra os outros em uma competição para receber a tão desejada Taça das Casas. Alguns atores do Mundo Bruxo participaram dos quatro episódios, como Matthew Lewis (Neville Longbottom), Simon Fisher-Becker (Frei Gorducho), Tom Felton (Draco Malfoy), Shirley Henderson (Murta Que Geme) e Dan Fogler (Jacob Kowalski).

No mesmo ano, houve o relançamento de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" nos cinemas em comemoração aos 20 anos da estreia original. O mesmo aconteceu com "Câmara Secreta" no ano passado. Foi realmente especial rever os filmes nos cinemas depois de tanto tempo, inclusive com a versão exclusiva em 3D de "Pedra Filosofal" e com os recentes adeus a Robbie Coltrane (Rúbeo Hagrid) e Leslie Phillips (dublador do Chapéu Seletor).

Uma outra grande surpresa envolvendo o sentimento de nostalgia foi a reunião com o elenco dos filmes realizada pela HBO Max. Foi emocionante, inspirador, comovente e mágico ver os atores compartilhando suas experiências com a saga em "De Volta a Hogwarts".

Existe certa magia nas obras de J.K. Rowling e nas adaptações delas que nos levam diretamente para a infância outra vez. E, aqui na OFB, até que a série seja lançada, vamos continuar focando nos personagens e em seus atores que acostumamos assistir naquelas épocas de estreias nos cinemas, na coleção pessoal de VHS e DVDs e nas reprises do SBT. São figuras tão marcantes em nossa memória que pensamos ser impossível, por exemplo, encontrar alguém que atue tão perfeitamente como Alan Rickman no papel de Severo Snape. Daqui a alguns anos, podemos comentar sobre o novo elenco que ainda será escolhido. Que desafio!



» Este artigo faz parte do Especial de 15 anos da Ordem da Fênix Brasileira. [Ler todos os artigos]