Robbie Coltrane, intérprete de Rúbeo Hagrid, morre aos 72 anos

Robbie Coltrane, intérprete de Rúbeo Hagrid, morre aos 72 anos | Ordem da Fênix Brasileira

É com grande pesar que informamos que o ator escocês Robbie Coltrane, intérprete do querido Rúbeo Hagrid, morreu hoje (14) aos 72 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Coltrane morreu em um hospital perto de sua casa em Larbert, na Escócia. O premiado ator estava com problemas de saúde nos últimos dois anos. A informação foi confirmada por sua agente, Belinda Wright, que o descreveu como um "talento único". Ela também acrescentou que seu papel como Hagrid "trouxe alegria para crianças e adultos em todo o mundo".

"Para mim, pessoalmente, vou me lembrar dele como um cliente leal. Além de ser um ator maravilhoso, ele era inteligente, brilhantemente espirituoso e, depois de 40 anos, tenho orgulhoso de ser chamada de sua agente, sentirei falta dele", disse Wright. "Ele deixa sua irmã Annie Rae, seus filhos Spencer e Alice e sua mãe, Rhona Gemmell. Eles gostariam de agradecer à equipe médica do Forth Valley Royal Hospital em Larbert por seu cuidado e diplomacia. Por favor, respeitem a privacidade da família de Robbie neste momento angustiante."

Coltrane desfrutou de grande popularidade como o meio-gigante, ganhando fama e aclamação mundial por sua atuação emocionante nos filmes de "Harry Potter".

Robbie Coltrane, intérprete de Rúbeo Hagrid, morre aos 72 anos | Ordem da Fênix Brasileira
Robbie Coltrane como Rúbeo Hagrid em "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001)

Nascido em 30 de março de 1950, em Rutherglen, na Escócia, seu nome verdadeiro era Anthony Robert McMillan. Ele assumiu o sobrenome artístico "Coltrane" aos 20 e poucos anos em homenagem ao saxofonista de jazz John Coltrane.

Seus primeiros papéis no cinema incluíram "Flash Gordon" (1980) e "Mona Lisa" (1986). Ele também interpretou o Papa de forma memorável na comédia "The Pope Must Die" (1991).

No Reino Unido, Coltrane conquistou as telas de TV com "Blackadder the Third" (1987) e como o psicólogo forense Dr. Edward Fitzgerald na série de drama "Cracker" (1993–1996), pela qual ganhou três prêmios consecutivos de Melhor Ator no BAFTA, uma honra só igualada por outro ator: Michael Gambon (Alvo Dumbledore). Ele também foi indicado ao BAFTA por "Tutti Frutti" (1987) e "National Treasure" (2016).

Segundo relatos, a autora J.K. Rowling tinha Coltrane no topo de sua lista para interpretar Hagrid e, quando perguntada sobre quem ela gostaria de ver no papel, respondeu rapidamente: "Robbie Coltrane para Hagrid".

Em 2006, ele foi condecorado pela Rainha Elizabeth II com a Ordem do Império Britânico (OBE), pelos serviços ao Drama. Em 2011, foi premiado com o Prêmio BAFTA por sua excelente contribuição para o cinema.

Seu último trabalho foi em 2020 na série "Urban Myths", onde interpretou Orson Welles. Coltrane também participou do especial da HBO Max "Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts", que reúne o elenco e a equipe dos oito filmes para celebrar os 20 anos do lançamento de "Pedra Filosofal".

Descanse em paz, Robbie Coltrane.
Nosso eterno Rúbeo Hagrid.