Robert Hardy, intérprete de Cornélio Fudge, morre aos 91 anos

Robert Hardy, intérprete de Cornélio Fudge, morre aos 91 anos
O ator britânico Robert Hardy, intérprete do Ministro da Magia Cornélio Fudge, morreu hoje aos 91 anos. A notícia foi confirmada pela família e a causa da morte não foi divulgada.

Timothy Sydney Robert Hardy nasceu em Cheltenham, na Inglaterra, em 29 de outubro de 1925. Hardy começou sua carreira aparecendo na peça teatral "Henry V", de William Shakespeare. Seu primeiro trabalho na TV foi em 1960, em "An Age of Kings". Também na TV, interpretou Siegfried Farnon na famosa série britânica de longa duração "All Creatures Great and Small".

Em "Harry Potter", atuou em "Câmara Secreta", "Prisioneiro de Azkaban", "Cálice de Fogo" e "Ordem da Fênix" como o Ministro da Magia Cornélio Fudge. Em 2009, numa entrevista, o ator declarou que não atuou nos últimos filmes da série por terem "apagado" seu personagem.

Hardy foi considerado um dos atores mais reconhecíveis e autoritários do último meio século na televisão, especialmente no papel do político Winston Churchill — que interpretou pelo menos oito vezes.

Robert Hardy, intérprete de Cornélio Fudge, morre aos 91 anos
John Dawlish (Richard Leaf), Dolores Umbridge (Imelda Staunton) e Cornélio Fudge (Robert Hardy) em cena de "Ordem da Fênix" (2007)

Também atuou em "O Espião que Veio do Frio" (1965) e em "Frankenstein de Mary Shelley" (1994), ao lado dos colegas que mais tarde fariam "Harry Potter": Kenneth Branagh (Gilderoy Lockhart), Helena Bonham Carter (Belatriz Lestrange) e John Cleese (Nick Quase Sem Cabeça). Casou-se duas vezes e teve 3 filhos.

Descanse em paz, Robert Hardy
Nosso eterno Ministro da Magia Cornélio Fudge.