Paul Grant, ator que interpretou um duende em "Pedra Filosofal", morre aos 56 anos

Paul Grant, ator que interpretou um duende em 'Pedra Filosofal', morre aos 56 anos | Ordem da Fênix Brasileira

O ator britânico Paul Grant, que interpretou um duende de Gringotes em "Harry Potter e a Pedra Filosofal", morreu ontem (segunda-feira, 20) aos 56 anos depois de ser encontrado desacordado do lado de fora da estação de trem King's Cross, no norte de Londres, na tarde da última quinta-feira (16).

Ele morreu na madrugada de ontem, mas já havia sido declarada a morte cerebral no domingo (19), após seu colapso. A causa da morte não foi divulgada.

Grant, que interpretou um Ewok em "Star Wars, Episódio VI - O Retorno de Jedi" e um duende não creditado em "Pedra Filosofal" (2001), também apareceu em "A Lenda" (1985), "Labirinto - A Magia do Tempo" (1986) e "Willow: Na Terra da Magia" (1988), ao lado de Warwick Davis (Filio Flitwick em "Harry Potter").

Embora o duende que interpretou em "Pedra Filosofal" não tenha sido nomeado nos créditos do filme, Grant informou em 2014 um detalhe sobre sua cena: "Em Harry Potter, eu estava em pé em um banco grande em Gringotes, o banco dos duendes, e estava contando dinheiro".

Grant deixa sua namorada Maria Dwyer, suas duas filhas e um filho, bem como seus enteados e netos.

A Estação de King's Cross é uma estação de trem em Londres conhecida pelos fãs de "Harry Potter" como o ponto de partida do Expresso de Hogwarts. Grant foi encontrado na King's Cross St. Pancras, que é uma estação separada, mas diretamente conectada à verdadeira King's Cross que aparece nos livros e filmes. A St. Pancras, por ter um estilo gótico e um visual mais impressionante, foi utilizada para as gravações das cenas externas da estação, como quando Harry e Rony decidem ir para Hogwarts com o Ford Anglia voador em "Harry Potter e a Câmara Secreta" (2002) e na abertura do epílogo de "Relíquias da Morte: Parte 2" (2011).

Descanse em paz, Paul Grant.