Conteúdo OFB: Câmara Secreta

Conteúdo OFB: Câmara Secreta | Ordem da Fênix Brasileira
Harry Potter esteve na Câmara Secreta em 1992

A Câmara Secreta é uma câmara subterrânea sob as masmorras da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts criada na Idade Média por Salazar Slytherin, que discordava dos outros três fundadores da escola em relação a quem poderia ser admitido em Hogwarts.

Por cerca de mil anos, a Câmara Secreta foi lar da Serpente de Slytherin, um basilisco que, de acordo com uma lenda, deveria ser usado para "purificar" a instituição de alunos nascidos trouxas. A Câmara é sustentada por pilares ornamentados em madeira, e com uma estátua alta de Salazar em seu fim. O basilisco residia na boca da estátua, possivelmente simbolizando a habilidade de Slytherin de falar com as cobras.

A Serpente de Slytherin residia na Câmara Secreta | Ordem da Fênix Brasileira
A Serpente de Slytherin residia na Câmara Secreta

Havia evidências claras de que a Câmara havia sido aberta mais de uma vez entre sua criação e o século XX. Quando foi criada, a Câmara era acessada através de um alçapão oculto e uma série de túneis mágicos. No entanto, quando o encanamento de Hogwarts se tornou mais elaborado no século XVIII, a entrada da Câmara foi ameaçada pois estava localizada em um banheiro.

A Câmara Secreta foi aberta durante o ano letivo de 1942-1943 por um adolescente quintanista chamado Tom Riddle, mais tarde conhecido como Lord Voldemort. Ele localizou a entrada da Câmara e, por ser descendente de Salazar Slytherin, foi capaz de controlar o basilisco e soltá-lo na escola. Uma aluna morreu e muitos outros ficaram petrificados como resultado do olhar da criatura.

Foi reaberta em 1992, quando o diário enfeitiçado de Tom Riddle, uma Horcrux, manipulou e controlou Gina Weasley. A garota pegou o diário através de Lúcio Malfoy, que o colocou em seu caldeirão quando a viu na Floreios e Borrões.

Cinquenta anos após o ataque original de Riddle a Hogwarts, o basilisco foi despertado novamente, em 1992, por uma lembrança de Riddle que foi gerada por uma Horcrux que ele havia guardado em seu antigo diário. O diário possuiu Gina Weasley depois que Lúcio Malfoy o colocou em seu caldeirão durante um confronto na Floreios e Borrões, como parte de seu plano para desacreditar seu pai, Arthur Weasley.

Gina foi levada para a Câmara para morrer. Riddle pretendia se alimentar de sua força vital para voltar à vida. Harry Potter, Rony Weasley e o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart, foram à Câmara para resgatar a garota.

Na Câmara Secreta, Harry encontrou a memória de Tom Riddle, que havia sido preservada no diário. Gina, quase morta, jazia por perto, e sua força vital estava sendo lentamente drenada. Após uma conversa entre Harry e Riddle, este enviou o basilisco para atacar Harry. Durante a fuga da Serpente de Slytherin, a fênix de Alvo Dumbledore, Fawkes, apareceu para ajudar. O pássaro foi capaz de cegar o basilisco, o que permitiu que Harry lutasse com ele sem o medo de ser morto instantaneamente por seu olhar.

Depois de um período escondido e fugindo do basilisco pelos canos, Harry obteve a espada de Godrico Gryffindor através do Chapéu Seletor, que foi trazido a ele por Fawkes. Harry atraiu o basilisco para o topo da Estátua de Slytherin, onde ele golpeou a fera ferozmente.

A Serpente de Slytherin foi assassinada por Harry na Câmara Secreta em maio de 1993.