Conteúdo OFB: Basilisco

Conteúdo OFB: Basilisco | Ordem da Fênix Brasileira

O basilisco é uma serpente gigante, também conhecida como o Rei das Serpentes. É uma criatura criada pelos Bruxos das Trevas. Herpo, o Sujo foi o primeiro a criar um basilisco. Ele conseguiu o feito ao chocar um ovo de galinha usando um sapo.

A criação de basilisco foi proibida nos tempos medievais. A prática pode ser escondida quando o Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas for verificar simplesmente removendo o ovo do sapo.

Olhar um basilisco diretamente nos olhos causa morte instantânea, mas o contato indireto apenas deixará a vítima petrificada. Ele também é o inimigo mortal das aranhas, que podem intuitivamente senti-lo e fogem sempre que o sentem.

O basilisco é um matador de bruxos conhecido que não pode ser domesticado devido aos seus imensos poderes. Como ele ainda é uma serpente, um ofidioglota pode colocá-lo sob seu controle. Isso depende da relação entre o basilisco e o ofidioglota. Tom Riddle, por exemplo, era o único que tinha a capacidade de comandar o basilisco de Salazar Slytherin que vivia na Câmara Secreta, em Hogwarts, enquanto Harry Potter não tinha controle sobre ele.