Criatura do Mês: Serpente de Slytherin

Criatura do Mês: Serpente de Slytherin | Ordem da Fênix Brasileira

A Serpente de Slytherin era um basilisco fêmea que foi colocado por Salazar Slytherin na Câmara Secreta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A criatura só atendia ao Herdeiro de Slytherin, Tom Riddle. Outros ofidioglotas, como o próprio Harry Potter, não possuíam controle sobre ela, ainda que pudessem entendê-la.

A única vítima conhecida da Serpente de Slytherin que não sobreviveu foi Murta Que Geme, em 1943. As demais foram somente petrificadas: Madame Nor-r-ra, Colin Creevey, Justino Finch-Fletchley, Nick Quase Sem Cabeça, Hermione Granger e Penélope Clearwater.

Nada se sabe sobre o que o basilisco fez em seus muitos séculos de existência antes da primeira abertura conhecida da Câmara Secreta em 1943, mas pode-se presumir que ela permaneceu dentro dos limites da câmara subterrânea.

Em 1943, a Câmara Secreta foi aberta por Tom Riddle, que foi capaz de controlar o basilisco através de sua posição como Herdeiro de Slytherin. Riddle soltou o basilisco na escola, com seu objetivo de livrá-la de todos os nascidos trouxas. Todas as vítimas eram apenas petrificadas, exceto uma estudante, que foi morta no banheiro feminino do segundo andar. Uma pia naquele banheiro escondia a entrada da Câmara Secreta. Esses eventos quase causaram o fechamento permanente de Hogwarts.

Cinquenta anos após o ataque original de Riddle a Hogwarts, o basilisco foi despertado novamente, em 1992, por uma lembrança de Riddle que foi gerada por uma Horcrux que ele havia guardado em seu antigo diário. O diário possuiu Gina Weasley depois que Lúcio Malfoy o colocou em seu caldeirão durante um confronto na Floreios e Borrões, como parte de seu plano para desacreditar seu pai, Arthur Weasley.

Gina foi levada para a Câmara para morrer. Riddle pretendia se alimentar de sua força vital para voltar à vida. Harry Potter, Rony Weasley e o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart, foram à Câmara para resgatar a garota.

Na Câmara Secreta, Harry encontrou a memória de Tom Riddle, que havia sido preservada no diário. Gina, quase morta, jazia por perto, e sua força vital estava sendo lentamente drenada. Após uma conversa entre Harry e Riddle, este enviou o basilisco para atacar Harry. Durante a fuga da Serpente de Slytherin, a fênix de Alvo Dumbledore, Fawkes, apareceu para ajudar. O pássaro foi capaz de cegar o basilisco, o que permitiu que Harry lutasse com ele sem o medo de ser morto instantaneamente por seu olhar.

Depois de um período escondido e fugindo do basilisco pelos canos, Harry obteve a espada de Godrico Gryffindor através do Chapéu Seletor, que foi trazido a ele por Fawkes. Harry atraiu o basilisco para o topo da Estátua de Slytherin, onde ele golpeou a fera ferozmente.

A Serpente de Slytherin foi assassinada por Harry na Câmara Secreta em maio de 1993.

Confira as outras criaturas que foram homenageadas.
Excepcionalmente este ano, em comemoração ao lançamento de "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore", vamos escolher mensalmente uma das criaturas mágicas conhecidas do Mundo Bruxo para representar a seção "Criatura do Mês". Os bruxos também continuam sendo homenageados — confira.