"Ela está do lado errado deste debate", diz Evanna Lynch sobre comentários de J.K. Rowling

'Ela está do lado errado deste debate', diz Evanna Lynch sobre comentários de J.K. Rowling | Ordem da Fênix Brasileira
Mais atores do Mundo Bruxo estão se posicionando contra J.K. Rowling depois que ela publicou comentários considerados transfóbicos em seu perfil no Twitter. Ainda ontem, a atriz Evanna Lynch (Luna Lovegood) se manifestou a respeito das publicações da autora e disse que ela não pode ser reduzida a seus tweets.
"Eu queria ficar de fora dos comentários sobre os tweets de JKR, porque parece impossível abordar esse assunto no Twitter, mas estou muito triste ao ver pessoas trans se sentindo abandonadas pela comunidade HP, então aqui estão meus pensamentos", escreveu a atriz.

"Imagino que ser trans e aprender a aceitar e amar a si mesmo já é bastante desafiador e nós, como sociedade, não devemos aumentar essa dor. Sentir que você não se encaixa ou não é aceito por quem você é, é o pior e mais solitário sentimento que um ser humano pode experimentar e eu não ajudarei a marginalizar ainda mais mulheres e homens trans."
Dizendo que deveríamos "ouvir" e "aplaudir" as pessoas trans por sua bravura, especialmente durante o Pride Month (Mês do Orgulho LGBTQIA+), Lynch continuou:
"Pessoalmente, não acho que o Twitter seja o lugar certo para ter essa conversa muito complexa e deveríamos estar lendo artigos e memórias, ouvindo podcasts e tendo conversas longas. Eu acho irresponsável discutir um assunto tão delicado no Twitter através de pensamentos fragmentados e eu gostaria que Jo não o fizesse."
Destacando o trabalho filantrópico de Rowling e descrevendo a autora como "uma pessoa generosa e amorosa", Lynch escreveu:
"Não concordo com a opinião dela de que as mulheres cis são a minoria mais vulnerável nessa situação e acho que ela está do lado errado deste debate. Mas isso não significa que ela perdeu completamente a humanidade."
Ela acrescentou:
"Sinto muito por todas as pessoas trans que sentem que foram levadas ou que essa comunidade não é mais aquele lugar seguro. Mas o mundo/fandom/comunidade de Harry Potter é literalmente composto por milhões de pessoas e eu trabalharei para fazê-lo parecer inclusivo porque mulheres trans são mulheres."
O ator Daniel Radcliffe (Harry Potter), através do site The Trevor Project (organização que presta serviços de intervenção em crises e prevenção de suicídio a jovens LGBTs), respondeu aos comentários de J.K. Rowling dizendo que "mulheres trans são mulheres", mas deixou claro que não estava iniciando uma briga com a autora — leia mais.

Eddie Redmayne (Newt Scamander), que recebeu uma indicação ao Oscar 2016 por seu trabalho em "A Garota Dinamarquesa", onde interpretou Lili Elbe, uma transgênero dinamarquesa que foi a primeira pessoa (ou pelo menos a primeira registrada) a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo, também criticou os comentários de Rowling. Confira a declaração completa do ator neste link.