Leia na íntegra o texto de J.K. Rowling onde ela explica suas razões para falar sobre identidade de gênero

Leia na íntegra o texto de J.K. Rowling onde ela explica suas razões para falar sobre identidade de gênero | Ordem da Fênix Brasileira
Em seu perfil no Twitter, no último sábado (6), a autora J.K. Rowling se envolveu em uma polêmica ao publicar diversos comentários considerados transfóbicos após compartilhar sua opinião sobre menstruação. Ela publicou que discorda de um artigo intitulado "Criando um mundo mais igualitário pós-Covid-19 para pessoas que menstruam", sugerindo que as autoras deveriam ter usado a palavra "mulheres". Muitos críticos apontaram que as visões de Rowling igualavam feminilidade à menstruação, enquanto muitos homens transsexuais menstruam, e muitas mulheres, não.

O ator Daniel Radcliffe (Harry Potter) respondeu aos comentários da autora britânica dizendo que "mulheres trans são mulheres". Eddie Redmayne (Newt Scamander em "Animais Fantásticos") disse o mesmo, e Evanna Lynch (Luna Lovegood) também se manifestou, dizendo que Rowling "está do lado errado do debate".

Hoje, J.K. Rowling publicou em seu site oficial um longo texto onde se defende após toda a polêmica. Abaixo, vamos publicar a tradução na íntegra do conteúdo divulgado:
J.K. Rowling escreve sobre suas razões para falar sobre questões de sexo e gênero
Aviso: Este texto contém linguagem inapropriada para crianças.

Este não é um texto fácil de escrever, por razões que em breve ficarão claras, mas sei que é hora de me explicar sobre um problema cercado de toxicidade. Escrevo isso sem nenhum desejo de aumentar essa toxicidade.

Para as pessoas que não sabem: em dezembro passado, twittei meu apoio a Maya Forstater, uma especialista em impostos que havia perdido o emprego por tweets que eram considerados "transfóbicos". Ela levou o caso a um tribunal do trabalho, pedindo ao juiz para decidir se uma crença filosófica de que o sexo é determinado pela biologia é protegida por lei. O juiz Tayler decidiu que não era.

Meu interesse pelas questões trans antecedeu o caso de Maya por quase dois anos, durante os quais acompanhei de perto o debate sobre o conceito de identidade de gênero. Conheci pessoas trans e li vários livros, blogs e artigos de pessoas trans, especialistas em gênero, intersexo, psicólogos, especialistas em salvaguardas, assistentes sociais e médicos, e acompanhei o discurso on-line e na mídia tradicional. Em um nível, meu interesse nessa questão tem sido profissional, porque estou escrevendo uma série de crimes, ambientada nos dias de hoje, e minha detetive fictícia tem idade para se interessar e ser afetada por essas questões, mas por outro lado, é intensamente pessoal, como estou prestes a explicar.

Todo o tempo que eu pesquiso e aprendo, acusações e ameaças de ativistas trans estão borbulhando na minha linha do tempo no Twitter. Isso foi inicialmente desencadeado por um 'curtir'. Quando comecei a me interessar por questões de identidade de gênero e transgêneros, comecei a capturar comentários que me interessavam, como uma maneira de me lembrar do que eu poderia querer pesquisar mais tarde. Em uma ocasião, distraidamente "curti" em vez de capturar imagens. Esse único "curtir" foi considerado uma evidência de uma opinião errada, e um nível baixo e persistente de assédio começou.

Meses depois, compus meu crime acidental de "curtir" seguindo Magdalen Burns no Twitter. Magdalen era uma jovem feminista e lésbica imensamente corajosa que morria de um tumor cerebral agressivo. Eu a segui porque queria contatá-la diretamente, o que consegui fazer. No entanto, como Magdalen acreditava muito na importância do sexo biológico e não acreditava que lésbicas deviam ser chamadas de fanáticos por não namorar mulheres trans com pênis, pontos foram juntados nas cabeças dos ativistas trans do Twitter e o nível de abuso das mídias sociais aumentou.

Menciono tudo isso apenas para explicar que sabia perfeitamente o que iria acontecer quando eu apoiasse Maya. Eu devia estar no meu quarto ou quinto cancelamento até então. Eu esperava as ameaças de violência, ao ser informada que eu estava literalmente matando pessoas trans com o meu ódio, que eu fosse chamada de vadia e, é claro, que meus livros fossem queimados, embora um homem particularmente abusivo tenha me dito que os havia adubado.

O que eu não esperava depois do meu cancelamento foi a avalanche de e-mails e cartas que caíram sobre mim, a maioria esmagadora dos quais foi positiva, agradecida e solidária. Eles vieram de uma seção transversal de pessoas gentis, empáticas e inteligentes, algumas delas trabalhando em áreas que lidam com disforia de gênero e pessoas trans, que estão profundamente preocupadas com a maneira como um conceito sócio-político está influenciando a política, a prática médica e salvaguarda. Elas estão preocupadas com os perigos para jovens, gays e com a erosão dos direitos das mulheres e meninas. Acima de tudo, elas estão preocupados com um clima de medo que não serve a ninguém - muito menos a todos os jovens trans.

Eu me afastei do Twitter por muitos meses antes e depois de twittar o apoio a Maya, porque sabia que não estava fazendo nada de bom para minha saúde mental. Só voltei porque queria compartilhar um livro infantil gratuito durante a pandemia. Imediatamente, ativistas que claramente se consideram pessoas boas, gentis e progressistas voltaram à minha linha do tempo, assumindo o direito de policiar meu discurso, me acusando de ódio, me chamando com insultos misóginos e, acima de tudo - como todas as mulheres envolvidas neste debate vão saber - de TERF.

Se você ainda não sabia - e por que deveria? - 'TERF' é um acrônimo cunhado por ativistas trans, que significa trans-exclusionary radical feminist (feminista radical trans-excludente, em português). Na prática, uma enorme e diversificada parte de mulheres está sendo chamada de TERFs e a grande maioria nunca foi feminista radical. Exemplos das chamados TERFs variam desde a mãe de uma criança gay que temia que seu filho quisesse fazer uma transição para escapar do bullying homofóbico, até uma senhora mais velha, até então totalmente não feminista, que jurou nunca mais visitar a Marks & Spencer porque está permitindo que qualquer homem que diz que se identifica como mulher entre nos vestiários das mulheres. Ironicamente, feministas radicais nem são trans exclusivas - elas incluem homens trans em seu feminismo, porque eles nasceram mulheres.

Mas as acusações de ser TERF foram suficientes para intimidar muitas pessoas, instituições e organizações que eu admirava, que se escondem diante das táticas do playground. "Eles vão nos chamar de transfóbicos!", "eles dizem que eu odeio pessoas trans!" A seguir, eles dirão que você tem pulgas? Falando como uma mulher biológica, muitas pessoas em posições de poder realmente precisam criar um par (o que é sem dúvida literalmente possível, de acordo com o tipo de pessoa que argumenta que o peixe-palhaço prova que os seres humanos não são uma espécie dimórfica).

Então, por que estou fazendo isso? Por que falar? Por que não fazer minha pesquisa em silêncio e manter a cabeça baixa?

Bem, tenho cinco razões para me preocupar com o novo ativismo trans e decidir que preciso falar.

Em primeiro lugar, tenho uma relação de caridade que se concentra em aliviar a privação social na Escócia, com ênfase particular em mulheres e crianças. Entre outras coisas, minha confiança apoia projetos para prisioneiras e sobreviventes de abuso doméstico e sexual. Também financio pesquisas médicas sobre a EM (Esclerose Múltipla), uma doença que se comporta de maneira muito diferente em homens e mulheres. Está claro para mim há algum tempo que o novo ativismo trans está tendo (ou é provável que tenha, se todas as suas demandas forem atendidas) um impacto significativo em muitas das causas que eu apoio, porque está pressionando para corroer a definição legal de sexo e substituindo-a por gênero.

A segunda razão é que sou ex-professora e fundadora de uma instituição de caridade infantil, o que me traz interesse tanto pela educação quanto pela proteção. Como muitos outros, tenho profundas preocupações com o efeito que o movimento dos direitos trans está causando nelas.

A terceira é que, como autor muito proibido, estou interessado na liberdade de expressão e a defendi publicamente, até mesmo para Donald Trump.

A quarta é onde as coisas começam a ficar verdadeiramente pessoais. Estou preocupada com a enorme explosão de mulheres jovens que desejam fazer a transição e também com o número crescente de pessoas que parecem estar se transformando (retornando ao sexo original), porque se arrependem de tomar medidas que, em alguns casos, alteraram seu corpo irrevogavelmente, e tiraram sua fertilidade. Algumas pessoas dizem que decidiram fazer a transição depois de perceberem que eram atraídas pelo mesmo sexo, e que a transição foi parcialmente motivada pela homofobia, na sociedade ou em suas famílias.

A maioria das pessoas provavelmente não está ciente - eu certamente não estava, até começar a pesquisar adequadamente esse problema - que há dez anos, a maioria das pessoas que desejavam fazer a transição para o sexo oposto era do sexo masculino. Essa proporção agora foi revertida. O Reino Unido registrou um aumento de 4.400% nas meninas encaminhadas para tratamento em transição. As meninas autistas são extremamente super-representadas em seus números.

O mesmo fenômeno foi visto nos EUA. Em 2018, a médica e pesquisadora americana Lisa Littman decidiu explorá-lo. Em uma entrevista, ela disse:

"Os pais on-line estavam descrevendo um padrão muito incomum de identificação de transgêneros, em que vários amigos e até grupos inteiros de amigos se identificaram ao mesmo tempo. Eu teria sido negligente se não considerasse o contágio social e as influências de colegas como fatores potenciais."

Littman mencionou o Tumblr, Reddit, Instagram e YouTube como fatores contribuintes para a Disforia de Gênero de Início Rápido, onde acredita que, no campo da identificação de transgêneros, "a juventude criou câmaras de eco particularmente insulares".

O papel dela causou furor. Ela foi acusada de preconceito e de disseminar informações erradas sobre pessoas trans, sujeitas a um tsunami de abuso e a uma campanha concertada para desacreditar tanto ela quanto seu trabalho. A revista retirou o artigo e o revisou antes de republicá-lo. No entanto, sua carreira sofreu um golpe semelhante ao sofrido por Maya Forstater. Lisa Littman ousou desafiar um dos princípios centrais do ativismo trans, que é que a identidade de gênero de uma pessoa é inata, como orientação sexual. Ninguém, insistiram os ativistas, jamais poderia ser persuadido a ser trans.

O argumento de muitos ativistas trans atuais é que, se você não deixar um adolescente disfórico de gênero transitar, eles se matarão. Em um artigo explicando por que ele se demitiu do psiquiatra de Tavistock (uma clínica de gênero do NHS na Inglaterra), Marcus Evans afirmou que as alegações de que as crianças se matariam se não pudessem fazer a transição não se "alinham substancialmente com dados ou estudos robustos nessa área. Nem se alinham aos casos que encontrei ao longo de décadas como psicoterapeuta."

Os escritos de jovens trans revelam um grupo de pessoas notavelmente sensíveis e inteligentes. Quanto mais relatos de disforia de gênero eu lia, com suas descrições perspicazes de ansiedade, dissociação, distúrbios alimentares, auto-mutilação e auto-ódio, mais eu me perguntava se, se eu tivesse nascido 30 anos depois, se eu também poderia ter tentado fazer a transição. O fascínio de escapar da feminilidade teria sido enorme. Lutei com TOC grave quando adolescente. Se eu encontrasse a comunidade e a simpatia on-line que não encontrei no meu ambiente imediato, acredito que poderia ter sido convencida a me transformar no filho que meu pai abertamente disse que preferiria.

Quando leio sobre a teoria da identidade de gênero, lembro como me sentia mentalmente sem sexo na juventude. Lembro-me da descrição de Colette de si mesma como uma "hermafrodita mental" e das palavras de Simone de Beauvoir: "É perfeitamente natural que a futura mulher se sinta indignada com as limitações impostas a ela por seu sexo. A verdadeira questão não é por que ela deve rejeitá-los: o problema é entender por que ela os aceita."

Como eu não tinha uma possibilidade realista de me tornar homem na década de 1980, tinham que ser os livros e a música que me levassem tanto a meus problemas de saúde mental quanto ao escrutínio e julgamento sexualizados que levaram tantas garotas à guerra contra seus corpos na adolescência. Felizmente para mim, encontrei meu próprio senso de alteridade e minha ambivalência em ser mulher, refletida no trabalho de escritores e músicos que me asseguraram que, apesar de tudo que um mundo sexista tenta lançar sobre o corpo feminino, é bom não se sentir rosa, com babados e complacente dentro de sua própria cabeça; não há problema em se sentir confuso, sombrio, sexual e não-sexual, sem saber o que ou quem você é.

Quero ser bem clara aqui: sei que a transição será uma solução para algumas pessoas disfóricas de gênero, embora também esteja ciente, através de uma extensa pesquisa, que estudos têm mostrado consistentemente que entre 60-90% dos adolescentes disfóricos de gênero crescerão fora de suas disforia. Várias e várias vezes me disseram para "apenas conhecer pessoas trans". Eu conheço: além de algumas pessoas mais jovens, que eram todas adoráveis, eu conheço uma mulher transexual auto-descrita que é mais velha do que eu e é maravilhosa. Embora ela seja aberta sobre seu passado como homem gay, sempre achei difícil pensar nela como algo além de uma mulher, e acredito (e certamente espero) que ela esteja completamente feliz por ter feito a transição. Sendo mais velha, porém, ela passou por um longo e rigoroso processo de avaliação, psicoterapia e transformação em etapas. A atual explosão de ativismo trans está exigindo a remoção de quase todos os sistemas robustos pelos quais os candidatos à reatribuição sexual eram obrigados a passar. Um homem que pretende não fazer cirurgia e não tomar hormônios pode agora obter um certificado de reconhecimento de gênero e ser uma mulher à vista da lei. Muitas pessoas não estão cientes disso.

Estamos vivendo o período mais misógino que já experimentei. Nos anos 80, imaginei que minhas futuras filhas, se eu tivesse alguma, seriam muito melhor do que eu nunca fui, mas entre a reação contra o feminismo e uma cultura on-line saturada de pornografia, acredito que as coisas pioraram significativamente para as meninas. Nunca vi mulheres denegridas e desumanizadas na medida em que são agora. Desde o líder da longa história do mundo livre de acusações de agressão sexual e seu orgulho de "agarrá-las pela vagina", até o movimento incel ("involuntariamente celibatário") que se enfurece contra mulheres que não lhes dão sexo, para o ativistas trans que declaram que os TERFs precisam de socos e reeducação, homens de todo o espectro político parecem concordar: as mulheres estão pedindo problemas. Em todos os lugares, as mulheres estão sendo instruídas ainda mais a calar a boca e se sentar.

Li todos os argumentos sobre feminilidade que não residem no corpo sexuado e as afirmações de que as mulheres biológicas não têm experiências comuns, e também encontrei as que considero profundamente misóginas e regressivas. Também está claro que um dos objetivos de negar a importância do sexo é corroer o que alguns parecem ver como a ideia cruelmente segregacionista de mulheres terem suas próprias realidades biológicas ou - tão ameaçadoras - realidades unificadoras que as tornam uma classe política coesa. As centenas de e-mails que recebi nos últimos dias comprovam que essa erosão também afeta muitas outros coisas. Não basta que as mulheres sejam aliadas trans. As mulheres devem aceitar e admitir que não há diferença material entre mulheres trans e elas mesmas.

Mas, como muitas mulheres disseram antes de mim, "mulher" não é uma fantasia. "Mulher" não é uma ideia na cabeça de um homem. "Mulher" não é um cérebro cor-de-rosa, um gosto por Jimmy Choos ou qualquer outra ideia sexista que agora é de alguma forma considerada progressista. Além disso, a linguagem "inclusiva" que chama as mulheres de "menstruadoras" e "pessoas com vulvas" parece muitas mulheres desumanizadoras e degradantes. Entendo por que os ativistas trans consideram essa linguagem apropriada e gentil, mas para aqueles que tiveram insultos degradantes cuspidos em nós por homens violentos, isso não é neutro, é hostil e alienante.

O que me leva à quinta razão pela qual estou profundamente preocupada com as consequências do atual ativismo trans.

Estou no olho do público há mais de vinte anos e nunca falei publicamente sobre ser uma sobrevivente de abuso doméstico e de agressão sexual. Não é porque tenho vergonha que essas coisas tenham acontecido comigo, mas porque são traumáticas para revisitar e lembrar. Também me sinto protetora da minha filha desde o meu primeiro casamento. Eu não queria reivindicar a propriedade exclusiva de uma história que também pertence a ela. No entanto, há pouco tempo, perguntei a ela como ela se sentiria se eu fosse publicamente honesta sobre essa parte da minha vida, e ela me incentivou a seguir em frente.

Estou mencionando essas coisas agora, não na tentativa de obter simpatia, mas por solidariedade com o grande número de mulheres que têm histórias como a minha, que foram criticadas por serem fanáticas por se preocuparem com espaços de sexo único.

Consegui escapar do meu primeiro casamento violento com alguma dificuldade, mas agora estou casada com um homem verdadeiramente bom e de princípios, seguro e protetor de maneiras que nunca em um milhão de anos eu poderia esperar. No entanto, as cicatrizes deixadas pela violência e agressão sexual não desaparecem, não importa o quanto você seja amada, e não importa quanto dinheiro você ganhou. Meu salto perene é uma piada de família - e até eu sei que é engraçado -, mas rezo para que minhas filhas nunca tenham as mesmas razões que eu para odiar barulhos repentinos ou encontrar pessoas atrás de mim quando não as ouvi se aproximando.

Se você pudesse entrar na minha cabeça e entender o que sinto quando leio sobre uma mulher trans morrendo nas mãos de um homem violento, encontrará solidariedade e afinidade. Tenho uma sensação visceral do terror em que essas mulheres trans passaram seus últimos segundos na terra, porque também conheci momentos de medo cego quando percebi que a única coisa que me mantinha viva era o autocontrole instável do agressor.

Acredito que a maioria das pessoas identificadas trans não representa apenas ameaça zero para os outros, mas também é vulnerável por todos os motivos que descrevi. As pessoas trans precisam e merecem proteção. Como as mulheres, é mais provável que elas sejam mortas por parceiros sexuais. As mulheres trans que trabalham na indústria do sexo, particularmente as mulheres trans de cor, correm um risco particular. Como todos os outros sobreviventes de abuso doméstico e agressão sexual que conheço, não sinto nada além de empatia e solidariedade com mulheres trans que foram abusadas por homens.

Então, eu quero que as mulheres trans estejam seguras. Ao mesmo tempo, não quero tornar as nascidas meninas e mulheres menos seguras. Quando você abre as portas dos banheiros e dos vestiários para qualquer homem que acredite ou se sinta mulher - e, como já disse, os certificados de confirmação de gênero agora podem ser concedidos sem a necessidade de cirurgia ou hormônios -, você abre a porta a todo e qualquer homem que deseje entrar. Essa é a verdade simples.

Na manhã de sábado, li que o governo escocês está prosseguindo com seus controversos planos de reconhecimento de gênero, o que na verdade significa que tudo o que um homem precisa para "se tornar mulher" é dizer que é. Para usar uma palavra muito contemporânea, fui "desencadeada". Abatida pelos ataques implacáveis ​​de ativistas trans nas mídias sociais, quando eu estava lá apenas para dar às crianças um feedback sobre as fotos que elas haviam desenhado para o meu livro, passei a maior parte do sábado em um lugar muito escuro dentro da minha cabeça, como se as lembranças de uma agressão sexual séria que sofri nos meus vinte anos estivessem se repetindo. Aquele ataque aconteceu em um momento e em um espaço em que eu estava vulnerável, e um homem aproveitou uma oportunidade.

No final da noite de sábado, percorrendo as fotos das crianças antes de ir para a cama, esqueci a primeira regra do Twitter - nunca, nunca espere uma conversa sutil - e reagi ao que eu sentia como uma linguagem degradante sobre as mulheres. Eu falei sobre a importância do sexo e tenho pago o preço desde então. Eu era transfóbica, eu era uma vagabunda, uma vadia, uma TERF, eu merecia cancelamento, socos e morte. Você é Voldemort, disse uma pessoa, sentindo claramente que essa era a única linguagem que eu entenderia.

Seria muito mais fácil twittar as hashtags aprovadas - porque é claro que os direitos trans são direitos humanos e, é claro, a vida trans importa - pegue os biscoitos e aproveite o brilho da sinalização de virtude. Há alegria, alívio e segurança em conformidade. Como Simone de Beauvoir também escreveu: "...sem dúvida, é mais confortável suportar uma escravidão cega do que trabalhar pela libertação de alguém; os mortos também são mais adequados à terra do que os vivos."

Um grande número de mulheres está justificadamente aterrorizado pelos ativistas trans. Eu sei disso porque muitas entraram em contato comigo para contar suas histórias. Elas têm medo de doxxing (prática virtual de pesquisar e de transmitir dados privados), de perder o emprego ou o sustento e a violência.

Mas infinitamente desagradável como tem sido o meu alvo constante, eu me recuso a me curvar a um movimento que acredito estar causando um dano demonstrável ao tentar corroer a "mulher" como uma classe política e biológica e oferecer cobertura a predadores como poucos antes dela. Fico ao lado das bravas mulheres e homens, gays, heterossexuais e trans, que defendem a liberdade de expressão e pensamento e os direitos e a segurança de alguns dos mais vulneráveis ​​da nossa sociedade: garotos gays jovens, adolescentes frágeis, e mulheres que dependem e desejam manter seus espaços de sexo único. As pesquisas mostram que essas mulheres estão na grande maioria e excluem apenas aquelas privilegiadas ou com sorte o suficiente para nunca terem enfrentado violência masculina ou agressão sexual, e que nunca se deram ao trabalho de educar-se sobre sua prevalência.

A única coisa que me dá esperança é que as mulheres que podem protestar e se organizar o fazem, e tenham alguns homens verdadeiramente decentes e pessoas trans ao seu lado. Os partidos políticos que buscam apaziguar as vozes mais altas deste debate estão ignorando as preocupações das mulheres por seu risco. No Reino Unido, as mulheres estão se aproximando através das linhas partidárias, preocupadas com a erosão de seus direitos conquistados com muito esforço e com a intimidação generalizada. Nenhuma das mulheres de gênero com quem conversei odeia pessoas trans; pelo contrário. Muitos delas se interessaram por esse assunto em primeiro lugar por preocupação com a juventude trans, e são extremamente solidários com adultos trans que simplesmente querem viver suas vidas, mas que estão enfrentando uma reação por um tipo de ativismo que não querem endossar.

A última coisa que quero dizer é isso. Não escrevi este ensaio na esperança de que alguém apareça com um violino para mim, nem mesmo um pequenino. Eu sou extraordinariamente afortunada. Eu sou uma sobrevivente, certamente não uma vítima. Mencionei apenas meu passado porque, como qualquer outro ser humano neste planeta, tenho uma história passada complexa, que molda meus medos, meus interesses e minhas opiniões. Eu nunca esqueço essa complexidade interna quando estou criando um personagem fictício e certamente nunca a esqueço quando se trata de pessoas trans.

Tudo o que estou pedindo - tudo o que quero - é que uma empatia e um entendimento semelhantes sejam estendidos a muitos milhões de mulheres cujo único crime está em querer que suas preocupações sejam ouvidas sem receber ameaças e abusos.