Daniel Radcliffe responde a comentários de J.K. Rowling sobre identidade de gênero

Daniel Radcliffe responde a comentários de J.K. Rowling sobre identidade de gênero | Ordem da Fênix Brasileira
Em seu perfil no Twitter, no último sábado (6), a autora J.K. Rowling se envolveu em uma polêmica ao publicar diversos comentários considerados transfóbicos após compartilhar sua opinião sobre menstruação. Ela publicou que discorda de um artigo intitulado "Criando um mundo mais igualitário pós-Covid-19 para pessoas que menstruam", sugerindo que as autoras deveriam ter usado a palavra "mulheres". Muitos críticos apontaram que as visões de Rowling igualavam feminilidade à menstruação, enquanto muitos homens transsexuais menstruam, e muitas mulheres, não.
"'Pessoas que menstruam.' Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?", diz o primeiro tweet.

"Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa. Não é odioso falar a verdade", continuou a autora após receber críticas.

"Passei boa parte dos últimos três anos lendo livros, blogs e artigos científicos de pessoas trans, médicos e especialistas em gênero. Eu sei exatamente qual é a distinção. Nunca assuma que, porque alguém pensa de maneira diferente, não tem conhecimento", respondeu a um seguidor.
A organização LGBTQ+, GLAAD, se posicionou e disse que "J.K. Rowling continua a se alinhar com uma ideologia que distorce intencionalmente fatos sobre identidade de gênero e pessoas que são trans. Em 2020, não há desculpa para atacar pessoas trans".

O ator Daniel Radcliffe (Harry Potter), através do site The Trevor Project (organização que presta serviços de intervenção em crises e prevenção de suicídio a jovens LGBTs), respondeu aos comentários de J.K. Rowling, mas deixou claro que não estava iniciando uma briga com a autora:
"Sei que certos meios de comunicação provavelmente vão querer pintar isso como uma briga entre J.K. Rowling e eu, mas isso não é realmente o que se trata, nem o que é importante agora. Embora Jo seja inquestionavelmente responsável pelo curso que minha vida seguiu, como alguém que teve a honra de trabalhar e continua contribuindo com o Trevor Project na última década, e apenas como ser humano, me sinto obrigado a dizer algo a respeito neste momento.

Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência nesse assunto do que Jo ou eu. De acordo com o Trevor Project, 78% dos transgêneros e jovens não-binários relataram ter sido objeto de discriminação devido à sua identidade de gênero. É claro que precisamos fazer mais para apoiar pessoas trans e não-binárias, não invalidar suas identidades e não causar mais danos.

Ainda estou aprendendo a ser um aliado melhor; portanto, se você quiser se juntar a mim para aprender mais sobre identidades trans e não-binárias, consulte o Guia do Trevor Project para ser um aliado a jovens trans e não-binários . É um recurso educacional introdutório que abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo as diferenças entre sexo e gênero, e compartilha as melhores práticas sobre como apoiar pessoas trans e não-binárias.

Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros foi manchada ou diminuída, lamento profundamente a dor que esses comentários lhe causaram. Eu realmente espero que você não perca totalmente o que era valioso nessas histórias para você. Se esses livros lhe ensinaram que o amor é a força mais forte do universo, capaz de superar qualquer coisa; se eles lhe ensinaram que a força é encontrada na diversidade e que ideias dogmáticas de pureza levam à opressão de grupos vulneráveis; se você acredita que um personagem em particular é trans, não-binário ou fluido de gênero, ou que é gay ou bissexual; se você encontrou alguma coisa nessas histórias que ressoou com você e o ajudou a qualquer momento da sua vida - isso está entre você e o livro que você lê, e é sagrado. E na minha opinião ninguém pode tocar nisso. Isso significa para você o que somente significa para você, e espero que esses comentários não o corrompam muito.

Com amor sempre,

Dan
Além de Radcliffe, a atriz Katie Leung (Cho Chang) também se pronunciou em suas redes sociais compartilhando links de apoio a pessoas trans negras e pessoas LGBTQ. Leung não citou a autora diretamente, mas publicou: "Então vocês querem as minhas opiniões sobre a Cho Chang? Ok, aí vai", e compartilhou os links.

[+] J.K. Rowling é acusada de transfobia ao defender mulher demitida após criticar identidade de gênero — leia mais.