Como foi assistir (de novo) a "Harry Potter e a Câmara Secreta" no cinema depois de 20 anos

Como foi assistir (de novo) a 'Harry Potter e a Câmara Secreta' no cinema depois de 20 anos | Ordem da Fênix Brasileira

Hoje foi um dia muito especial para todos os fãs de "Harry Potter"!

Em comemoração ao vigésimo aniversário de estreia de "Harry Potter e a Câmara Secreta", a Warner Bros. relançou o filme em sessões especiais por todo o Brasil.

Como de costume, publico mais um texto pessoal sobre o relançamento de um filme da série. No ano passado, contei como foi a experiência de rever "Pedra Filosofal" no cinema depois de duas décadas.

Em novembro de 2002, felizmente, tive a oportunidade de assistir ao grande lançamento daquele ano no cinema logo que estreou. Na época, a sala estava lotada de crianças e adolescentes, todos entusiasmados para que o filme começasse logo. Hoje, como a Warner Bros. e os cinemas permitiram que o filme tivesse mais sessões para o relançamento, e a que eu fui era logo a primeira sessão disponível, a sala não estava lotada como há vinte anos. Mesmo assim, havia um público considerável e, ainda na pré-venda, vi que as sessões seguintes estavam quase esgotadas.

Para mim, quando criança, as expectativas se resumiam na experiência de ver grandes cenas do livro na telona. Claro, hoje sei que, por ser uma adaptação, muitas cenas ficam de fora. Mas, na época, eu tinha 9 anos, então, não era muito exigente a respeito e fiquei satisfeito com o resultado final.

Eu lembro de ter ficado muito feliz por, finalmente, poder ver o Ford Anglia voador em cena! Hoje relembrei a sensação de vê-lo na tela grande, especificamente, na cena em que Harry e Rony estão procurando o Expresso de Hogwarts. Imagine só poder ver no cinema aquilo que estava escrito no livro. A imaginação fértil de uma criança é incomparável, mas o filme, em pleno 2002, fez jus à obra de J.K. Rowling e com certeza agradou a muitas crianças pelo mundo inteiro.

O filme é um pouco mais sombrio que o anterior e, sim, eu aguardava ansiosamente para ver as cenas enigmáticas do Dobby querendo proteger o Harry e conferir o desenvolvimento da trama envolta no mistério de que "Algo assustador está de volta a Hogwarts!", como o pôster do cinema anunciava (ainda tenho um emoldurado aqui em minha parede desde a época do lançamento original). Hoje, adulto, vejo que o humor britânico do filme continua tão engraçado e bem-vindo como era quando criança e ria de tudo.

Duas décadas depois, pude ver pela primeira vez no cinema a cena pós-créditos do filme. Quando criança, eu soube dela somente através do DVD duplo e, sim, foi uma surpresa interessante para aqueles tempos em que as cenas pós-créditos não eram tão populares.

O que deu um carinho a mais para o relançamento de hoje foi ter assistido a "Harry Potter e a Câmara Secreta" sabendo que foi o último filme de Richard Harris no papel de Alvo Dumbledore. Além disso, recentemente perdemos Robbie Coltrane (Rúbeo Hagrid) e Leslie Phillips (dublador do Chapéu Seletor). Vê-los em cena, mesmo sabendo que não estão mais presentes entre nós, causou uma certa saudade, mas também gratidão por terem feito parte de algo tão especial em nossas vidas. Os aplausos no fim do filme para o Hagrid também se estendem aos atores citados e, com certeza, a todos que fizeram parte da saga e aos fãs que acompanham o Mundo Bruxo há tanto tempo.

A nostalgia, aliada ao sentimento genuíno por uma história que acompanho desde criança, realmente fez a experiência de hoje valer a pena.

E, assim como comemoramos as reestreias de "Pedra Filosofal" e "Câmara Secreta", que venham os vinte anos de lançamento de "Prisioneiro de Azkaban", "Cálice de Fogo", "Ordem da Fênix", "Enigma do Príncipe" e "Relíquias da Morte - Partes 1 e 2"! ⚡