Criatura do Mês: Fawkes

Criatura do Mês: Fawkes | Ordem da Fênix Brasileira

Fawkes era a fênix macho extremamente inteligente, companheira e defensora de Alvo Dumbledore. Não se sabe quanto tempo Fawkes estava a serviço de Dumbledore. O pássaro foi leal ao diretor por muitos anos antes de sua morte, em 1997.

Fawkes foi fundamental para ajudar Harry Potter a derrotar o Basilisco de Salazar Slytherin em 1993. Suas lágrimas (que possuem propriedades curativas, como acontece em sua espécie) salvaram a vida de Harry depois que seu braço foi perfurado pela presa do Basilisco contendo veneno.

Criatura do Mês: Fawkes | Ordem da Fênix Brasileira
Fawkes renascendo das cinzas diante de Alvo Dumbledore e Harry Potter

Durante o duelo de Dumbledore contra Lord Voldemort no átrio do Ministério da Magia em 1996, Fawkes engoliu uma Maldição da Morte destinada a Dumbledore, dando tempo a ele para se defender do segundo ataque de Voldemort. Fawkes explodiu em chamas ao engolir o feitiço e, mais tarde, renasceu das cinzas.

Após a morte de Dumbledore, Fawkes cantou seu lamento sobre os terrenos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e então voou para longe, para nunca mais ser visto.

As penas de sua cauda eram os núcleos das duas varinhas gêmeas de Lord Voldemort e Harry Potter.

Em janeiro, Edwiges, a coruja de Harry, foi a nossa homenageada — confira.
Em fevereiro, Canino, o cachorro de Hagrid, foi o representante da seção.
Em março, foi a vez de Teddy, o fofo Pelúcio de Newt.

Excepcionalmente neste ano, em comemoração ao lançamento de "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore", vamos escolher mensalmente uma das criaturas mágicas conhecidas do Mundo Bruxo para representar a seção "Criatura do Mês". Os bruxos também continuam sendo homenageados — confira.