Em entrevista, Jude Law fala sobre a sexualidade de Dumbledore e revela que não atuou ao lado de Johnny Depp

Em entrevista, Jude Law fala sobre a sexualidade de Dumbledore e revela que não atuou ao lado de Johnny Depp | Ordem da Fênix Brasileira
Em entrevista à EW, o ator Jude Law (Alvo Dumbledore) revelou detalhes do próximo filme da franquia, "Os Crimes de Grindelwald", como a sexualidade de seu personagem e revela que ainda não atuou ao lado de Johnny Depp (Grindelwald).

Jude Law quebra o silêncio sobre interpretar Dumbledore
James Hibberd - Entertainment Weekly

Entertainment Weekly: Então, antes de assumir esse papel, que pesquisa você fez?
Jude Law: Eu conhecia os livros e os filmes de Harry Potter muito bem, meus filhos cresceram com eles, então eu cresci como um adulto acompanhante. Vi e apreciei o primeiro filme ["Animais Fantásticos e Onde Habitam"]. Tive a sorte e a oportunidade de me sentar com J.K. Rowling assim que começamos a trabalhar na sequência. Ela me deu uma boa noção da jornada de vida de Alvo e quem ele era, e o que estava acontecendo em sua cabeça, seu coração e seu mundo nessa história em particular.

Você viu as performances dos atores anteriores que interpretaram Dumbledore, Richard Harris e Michael Gambon?
Tenho certeza de que eles estavam no fundo da minha mente, porque eu tinha visto o trabalho deles e admiro muito os dois como atores. Eu conversei com o diretor David Yates sobre isso e nós dois decidimos que não era necessário fazer uma imitação de um deles como um homem mais jovem. Este é um homem com quase 100 anos à frente dele até se transformar naquele personagem, então queríamos olhar quem ele era neste momento e construir nossa própria versão. Me faz rir quando o personagem é chamado de "Jovem Alvo", porque eu tenho 45 anos, então eu estou mais no meio da crise de meia-idade, mas estou feliz de me aprofundar nisso o máximo que puder!

Achei engraçado você ter ido do Young Pope (O Jovem Papa, em tradução livre) para o Jovem Alvo Dumbledore na cultura pop.
A palavra "jovem" tem que estar em todo lugar que atuo, é contratual.

O que Rowling disse em termos de performance ou sobre a vida interior do personagem que você achou útil?
Por Deus, havia tanta referência à vida interior. A única coisa que veio à tona foi o sentido da atuação. Ele tem uma abordagem jovem e imprevisível da vida, mas há algo que pesa em seu coração, em seu passado, implícito a tudo isso. Há uma raiz de bom humor, bom coração, bom senso e nostalgia.

O quanto você pode dizer sobre a aparência de Dumbledore?
Quando você contrata [a famosa figurinista] Colleen Atwood, você sabe que está nas mãos de alguém muito bom. Não há ninguém como ela no mundo do cinema. Ela tem uma visão muito clara. Foi aberta e colaborativa, houve ajustes aqui e ali, mas eu estava felizmente preso ao aspecto geral que ficou claro desde o início.

Então, o que Dumbledore tem nessa idade e quão diferente ele é de como o conhecemos?
Como mencionei antes, há um senso de humor e travessura, uma pitada de anarquia, uma noção do que é certo e do que ele acredita e uma sensação de mistério. Há também a maneira como ele influencia as pessoas ao seu modo de pensar — indiretamente. Ele também tem um certo peso sobre ele que eu não quero revelar muito sobre — e isso é algo que ele tem que superar, ou espera superar. Ele também tem uma grande paixão por compartilhar seus conhecimentos, ele é um professor poderoso e inclusivo.

Ele ensina Transfiguração, certo?
Ele não ensina Transfiguração, na verdade, não neste momento.

Oh! Porque o folclore de Potter dizia-se que Dumbledore costumava ser um professor de Transfiguração antes de se tornar diretor...
Nesta fase de sua carreira, não. Não tenho certeza se posso dizer o que ele ensina...

Ah ok. Bem, qual foi o seu feitiço favorito?
Bem... Eu… Eu só pude lançar um. Há muito que você não conhece sobre Alvo neste filme. E há certas restrições na narrativa — você verá, tudo faz sentido. Você não o vê em plena atividade ainda.

Interessante! E se eu me lembro bem, Dumbledore ainda não tem a infame Varinha das Varinhas, certo? Qual é a varinha atual dele?
Alvo ainda não tem a Varinha das Varinhas, não. Eu tenho uma varinha. Reflete muito a ele, com uma linda raiz de madeira escura e uma pedra em uma extremidade.

Dumbledore pede a Newt que vá atrás de Grindelwald. Qual é o relacionamento dele com o ex-aluno?
Eu acho que ele admira em Newt seu senso de código moral e que ele sempre fará a coisa certa porque ele não pode fazer nada além da coisa certa. Eu acho que ele gosta que Newt encontre beleza em criaturas, porque eu acho que ocasionalmente Dumbledore se sente como uma fera. Há um tipo de relacionamento entre mestre e aprendiz. E Newt não tem medo de dizer quando acha que Dumbledore está errado, não é submissão.

Houve algum alvoroço no início deste ano quando o diretor David Yates disse à EW que o personagem não será "explicitamente gay" neste filme. Qual a sua opinião sobre a aparente sexualidade de Dumbledore?
Jo Rowling revelou alguns anos atrás que Dumbledore era gay. Essa foi uma pergunta que eu realmente fiz a Jo e ela disse que sim, ele é gay. Mas, como acontece com os humanos, sua sexualidade não necessariamente define como você é; ele é multifacetado. Eu suponho que a pergunta é: como a sexualidade de Dumbledore é retratada neste filme? O que você tem que lembrar é que ainda é apenas o segundo filme da série Animais Fantásticos, e o que é brilhante sobre a escrita de Jo é como ela revela seus personagens, como ela remove camadas até o coração ao longo do tempo. Você está apenas começando a conhecer Alvo neste filme, e obviamente há muito mais por vir. Nós aprendemos um pouco sobre seu passado no começo deste filme, e os personagens e seus relacionamentos se desdobrarão naturalmente, o que eu estou realmente animado para revelar. Mas não vamos revelar tudo de uma vez.

Obviamente, Dumbledore teve um relacionamento com Grindelwald. Como é esse relacionamento neste momento? E como foi trabalhar com Johnny Depp?
Eu não tenho nenhuma cena com o Johnny. Como eu disse antes, esta é apenas a parte 2 de uma história mais longa. Sempre o admirei de longe, mas não nos conhecemos e ainda não o conheci em Animais Fantásticos. De muitas maneiras, isso combina com o relacionamento, já que faz muitos anos desde que eles [os personagens] se viram. Então, há uma complexidade nessa história que é divertida para mim. Mais uma vez, o passado se revelará.
Dumbledore será mostrado como um professor de Defesa Contra as Artes das Trevas e não de Transfiguração, como contado nos livros. Uma foto divulgada na semana passada confirma essa informação. O segundo trailer do filme pode ser lançado nesta semana — leia mais.

"Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" estreia no Brasil em 15 de novembro.