Morre José Santa Cruz, dublador de Rúbeo Hagrid, aos 95 anos

Morre José Santa Cruz, dublador de Rúbeo Hagrid, aos 95 anos | Ordem da Fênix Brasileira

É com grande pesar que informamos que o dublador José Santa Cruz, responsável pela voz de Rúbeo Hagrid em todos os filmes de "Harry Potter", morreu na tarde de hoje (sexta-feira, 26), aos 95 anos. A causa da morte não foi revelada.

O perfil oficial de José no Instagram publicou a palavra "Luto" nos Stories. Em seguida, foi compartilhada uma arte em que aparecem os nomes de vários personagens que foram dublados por ele:

José Santa Cruz nasceu em Picuí, na Paraíba, em 14 de março de 1929. Ele começou sua carreira artística aos 18 anos, quando substituiu um amigo em uma rádio. Estreou na televisão em 1960, na inauguração da TV Clube. Em 1963 foi para a TV Tupi e, na mesma época, começou a dublar. José foi para a Rede Globo em 1971.

Como ator, ficou conhecido por papéis em "Alô Brasil, Aquele Abraço!" (1971), "O Bem Amado" (1982), "A Praça É Nossa" (1990-2001), "Zorra Total" (2002-2015) e "Zorra" (2015-2017). Seu papel mais recente na Globo foi como o Padre Léo na novela "Espelho da Vida" (2019).

Alguns de seus trabalhos mais famosos na dublagem, além de Rúbeo Hagrid (interpretado por Robbie Coltrane) em "Harry Potter", incluem as vozes de personagens clássicos como Dino na série "Família Dinossauros", Magneto em "X-Men" e J.J. Jameson em "Homem-Aranha". Ele também dublou o ator Danny DeVito na maioria de seus filmes.

José tinha doença de Parkinson e estava internado com broncopneumonia. Ele deixa a esposa Ivane, com quem foi casado por 72 anos e teve três filhos, cinco netos e quatro bisnetos.

Descanse em paz, José Santa Cruz.