Warner Bros. se manifesta após J.K. Rowling receber ameaças de morte

Warner Bros. se manifesta após J.K. Rowling receber ameaças de morte | Ordem da Fênix Brasileira

A autora J.K. Rowling recebeu ameaças de morte no Twitter após ter mostrado apoio a Salman Rushdie, escritor esfaqueado na última sexta-feira (12) antes de realizar uma palestra em Nova York.

Ela publicou: "Me sentindo muito doente agora. Que ele fique bem."

Em resposta, alguém escreveu: "Não se preocupe, você é a próxima", levando a autora de "Harry Potter" a apelar para o próprio Twitter, com uma captura de tela da ameaça, perguntando: "Alguma chance de suporte?"

Mais tarde, Rowling twittou agradecendo aos que enviaram mensagens de apoio, acrescentando que a polícia já estava "envolvida":

"A todos que enviam mensagens de apoio: obrigada. A polícia está envolvida (já esteve envolvida em outras ameaças)."

A Warner Bros. Discovery, empresa responsável pelos filmes do Mundo Bruxo, emitiu ontem (domingo, 14) a seguinte declaração:

"A Warner Bros. Discovery condena veementemente as ameaças feitas contra J.K. Rowling. Estamos com ela e com todos os autores, contadores de histórias e criadores que corajosamente expressam sua criatividade e suas opiniões. A WBD acredita na liberdade de expressão, no discurso pacífico e no apoio àqueles que oferecem seus pontos de vista na arena pública. Nossos pensamentos estão com Sir Salman Rushdie e sua família após o ato de violência sem sentido em Nova York. A empresa condena veementemente qualquer forma de ameaça, violência ou intimidação quando opiniões, crenças e pensamentos possam diferir."

Neil Blair, presidente da The Blair Partnership, agência literária de Rowling, também divulgou um comunicado:

"Qualquer ameaça ou ato de violência contra autores, escritores e contadores de histórias é abominável e inconcebível. Eu acredito na liberdade de expressão e sou solidário com J.K. Rowling e com todos os escritores contra qualquer ameaça de violência. Meus pensamentos estão com Sir Salman Rushdie e sua família neste momento."

De acordo com a BBC, um porta-voz da polícia do Reino Unido disse: "Recebemos uma queixa de ameaça feita pela internet e os policiais estão realizando investigações". Os policiais já haviam investigado as críticas on-line direcionadas a Rowling sobre suas opiniões a respeito de questões envolvendo transgêneros. A conta de quem ameaçou a autora era do Paquistão e foi suspensa da plataforma.