Especial de 10 anos: Um estilo próprio

Especial de 10 anos: Um estilo próprio | Ordem da Fênix Brasileira

O blog estava pronto e as notícias estavam sendo publicadas com uma frequência razoável. Mas a OFB não poderia ser somente mais um blog sobre "Harry Potter" na internet. O que eu poderia fazer para que o nosso conteúdo fosse relevante e único?

Ainda em 2008, logo nos primeiros meses de atividade online, procuramos parceiros para que pudéssemos ter maior visibilidade. Além dos blogs e sites com o tema do mundo bruxo em comum, eu tentava fazer parceria com o blog de um amigo com um assunto totalmente diferente: igreja! Eu não focava somente na concorrência, mas em toda e qualquer oportunidade de agregar nosso link internet afora. Inclusive em materiais cristãos... Mas é claro que as ideias não entravam em concordância. É melhor cada blog ter seu conteúdo e público diferenciados.

A OFB não poderia continuar com as publicações sugestivas com legendas como "Um Blog que vai tirar esse seu jeito de 'TROUXA'". Apesar de estas fazerem parte da nossa tentativa de criar um estilo próprio, o que mais poderia ser criado que fosse relevante para nossa divulgação?

Ao ler jornais e revistas de assuntos variados, percebi como algumas notícias não precisavam de muito texto para transmitirem a informação desejada. Então, já que não era legal copiar conteúdos originalmente publicados em outros blogs e sites, decidi interpretá-los e postá-los com a nossa própria identidade — na tentativa de encontrar uma, de fato.

Notícias rápidas, bem resumidas e objetivas começaram a fazer parte do nosso material. Mesmo que certas partes ficassem omissas (sem prejudicar a informação original), as notícias publicadas pela Ordem da Fênix Brasileira começaram a ter maior visibilidade.

Meu foco principal era tornar a OFB um blog com conteúdo do mundo bruxo que fosse relevante para o público infanto-juvenil. Com textos mais ágeis e de fácil interpretação, os fãs de "Harry Potter" começaram a conhecer nosso trabalho.

Aliando o conteúdo objetivo ao layout sofisticado disponível à época, as cores que remetiam aos livros e filmes da série também foram muito importantes para a criação da nossa própria identidade.

Sempre fazendo alusão aos elementos das histórias, principalmente com o que tivesse relação, no início, com o nome Ordem da Fênix, o nosso símbolo foi criado a partir de uma ilustração do álbum ilustrado do quinto filme — o mesmo símbolo oficial do grupo de Dumbledore. Beatriz Melo foi a responsável pela criação icônica da imagem que representa a OFB até hoje. Uma amiga criativa que é, assim como o nosso primeiro newsposter, Johnatan, muito importante para a história da Ordem da Fênix Brasileira.

O nosso número de visitas aumentava cada vez mais. Precisávamos criar algo que chamasse a atenção do público e tivesse relevância com a magia de "Harry Potter". Eu me sentia muito animado com as nossas conquistas e decidi criar algumas seções periódicas e outras que fossem interativas.

O próximo artigo, "As seções especiais", destaca como a OFB conseguiu firmar sua presença online com ideias interessantes e conteúdos dinâmicos oferecidos aos visitantes.



» Este artigo faz parte do Especial de 10 anos da Ordem da Fênix Brasileira. [Ler todos os artigos]