2017 foi o primeiro ano em que o SBT não exibiu "Harry Potter" em sua programação

2017 foi o primeiro ano em que o SBT não exibiu 'Harry Potter' em sua programação | Ordem da Fênix Brasileira
O SBT exibia os filmes de "Harry Potter" em sua programação desde 2004. Tudo começou com "Harry Potter e a Pedra Filosofal", que teve, assim como os filmes seguintes (exceto "Relíquias da Morte - Parte 2"), diversas reprises nestes últimos 13 anos. Era a única emissora da TV aberta que tinha exclusividade para a exibição dos filmes do menino bruxo, inclusive fazendo maratonas especiais.

Tudo mudou em 2014, quando o SBT passou a ter um novo tipo de acordo com a Warner Bros., implicando no fim do contrato de exclusividade com a empresa e a economia de R$ 30 milhões. Com isso, o derradeiro filme da franquia, "Relíquias da Morte - Parte 2", não foi adquirido para a programação de filmes inéditos de 2015 em diante.

O filme possui 2h10 e não pode ser exibido sem cortes. O SBT decidiu não comprá-lo para não comprometer sua programação noturna e seus anunciantes, e ainda mais por ter que pagar um valor estipulado pela Warner fora do pacote de aquisição de outros títulos.

Além desses percalços, seria muito difícil alcançar a audiência de outras épocas. Nem com uma magia, no entanto, o SBT conseguiria atingir os 45 pontos de audiência que o primeiro filme deu em 2004.


Vinícius Muniz