Último "Harry Potter" está fora da programação de filmes inéditos do SBT para 2015

Contrariando as expectativas que os fãs tinham sobre a exibição do último "Harry Potter" em TV aberta, o SBT anunciou seu pacote de filmes inéditos, e "Relíquias da Morte - Parte 2" não será exibido na emissora pelo menos este ano.

Desde o ano passado, o SBT passou a ter um novo tipo de acordo com a Warner Bros., implicando no fim do contrato de exclusividade com a empresa, que poderá vender seus produtos para outras emissoras abertas, resultando em uma economia de R$ 30 milhões por ano.

O novo acordo prevê que o SBT terá preferência na compra de temporadas de séries que já exibe, como The Big Bang Theory, Mike e Molly, The Mentalist e Person of Interest, entre outras e algumas que não estão no ar, como Smallville. O contrato também prevê preferência na aquisição de filmes, mas terá que pagar o preço que a Warner estipular.

Durante alguns anos, o SBT terá direito a reprises de filmes da Warner, pois, por contrato, a emissora tem direito a uma número certo de exibições do longa na sua programação após a aquisição original. Isso pode levar a situações curiosas, como um filme de "Harry Potter" continuar no SBT e outro já ter ido para alguma outra emissora.