Stuart Craig, designer de produção de "Harry Potter" e "Animais Fantásticos", morre aos 83 anos

Stuart Craig, designer de produção de 'Harry Potter' e 'Animais Fantásticos', morre aos 83 anos | Ordem da Fênix Brasileira

É com grande pesar que informamos que o designer de produção de todos os filmes de "Harry Potter" e "Animais Fantásticos", Stuart Craig, morreu no último domingo (7) aos 83 anos.

Sua família contou ao jornal The Guardian que ele faleceu em paz, em casa, após 14 anos lutando contra a doença de Parkinson:

"Nosso amado marido e pai, profundamente amado e respeitado, era conhecido não apenas por seu talento, mas também por sua bondade, e nos emocionamos ao saber quantas vidas ele tocou. Ele viverá em nossos corações para sempre."

Norman Stuart Craig nasceu em Norwich, na Inglaterra, em 1942. Estudou design cinematográfico no Royal College of Art antes de trabalhar no departamento de arte em diversos filmes nas décadas de 60 e 70, incluindo "Cassino Royale" (1967), o musical "Adorável Avarento" (1970) e "O Heróico Covarde" (1975). Craig se consolidou como diretor de arte no épico de guerra "Uma Ponte Longe Demais" (1977) e em "Superman: O Filme" (1978), antes de estrear como designer de produção em "O Homem Elefante" (1980) — o que garantiu a ele a sua primeira indicação ao Oscar.

Craig trabalhou em uma série brilhante de filmes britânicos e de Hollywood de alto nível a partir do início da década de 1980, ganhando o Oscar de Melhor Direção de Arte por "Gandhi" (1982), "Ligações Perigosas" (1988) e "O Paciente Inglês" (1996).

Craig foi contratado para o que provavelmente continuará sendo sua conquista mais notável, projetando todos os oito filmes de "Harry Potter", começando com "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001), dirigido por Chris Columbus. Mais tarde, ele disse ao The Guardian: "Eu estava decorando um quarto para meu neto ainda não nascido quando recebi a ligação para ir a Los Angeles e encontrar David e Chris. Li o romance no avião. Minha primeira reação foi de susto: 'Como diabos vamos fazer isso?'"

Ele e sua equipe assumiram os estúdios Leavesden, um antigo aeródromo reaproveitado, que depois se tornaram famosos pela variedade estonteante de cenários e oficinas que Craig construiu. Depois que a produção dos filmes terminou, Craig foi convidado a projetar os parques temáticos de "Harry Potter" e continuou sua colaboração com a franquia projetando os três filmes de "Animais Fantásticos".

A colaboradora mais valiosa de Craig foi a cenógrafa Stephenie McMillan, com quem trabalhou em 16 filmes, começando com "Chaplin" (1992) e passando por todos os filmes de "Harry Potter". Sobre o falecimento de McMillan em 2013, Craig escreveu: "Seu trabalho sempre foi caracterizado por refinamento técnico, elegância e sagacidade."

Por seu trabalho com os filmes do Mundo Bruxo, Craig foi indicado outras cinco vezes ao Oscar: "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001), "Cálice de Fogo" (2005), "Relíquias da Morte: Parte 1" (2010), "Relíquias da Morte: Parte 2" (2011) e "Animais Fantásticos e Onde Habitam" (2016). Seu histórico no BAFTA foi ainda mais impressionante: 16 indicações e 3 vitórias, por "O Homem Elefante", "Cálice de Fogo" e "Animais Fantásticos e Onde Habitam".

David Heyman, produtor de todos os filmes do Mundo Bruxo e da futura série de "Harry Potter", disse:

"Stuart Craig foi um dos maiores designers de produção a trabalhar no cinema. Ele também era o homem mais gentil, generoso e prestativo. Tinha um gosto requintado e um senso de história maravilhoso. Ele também tinha a extraordinária capacidade de extrair o melhor de todos ao seu redor. Foi um privilégio trabalhar com ele e estar em seu círculo."

David Yates, diretor dos quatro últimos filmes de "Harry Potter" e da trilogia "Animais Fantásticos", declarou:

"Stuart era um querido amigo e colega: ele era um gigante em nossa indústria, elegante, talentoso, teimoso e sempre nutrindo e apoiando novos talentos do design. Sentiremos muita falta dele."

Stuart Craig se casou com Patricia Stangroom em 1965, com quem teve dois filhos, Becky e Laura. Ele era avô de quatro netos.

Descanse em paz, Stuart Craig..