Há exatamente 20 anos, em 2003, o quinto livro da série "Harry Potter", "Harry Potter e a Ordem da Fênix", era publicado no Brasil pela Editora Rocco.
Anunciado pela própria J.K. Rowling como o livro que inaugura a fase dark da série, "Ordem da Fênix" foi publicado em junho na Inglaterra e nos Estados Unidos. A versão brasileira tem tradução de Lia Wyler, que precisou de muito talento e rapidez para traduzir as 704 páginas em tempo recorde: como havia um contrato de sigilo, Lia recebeu o livro junto com os leitores de língua inglesa e levou pouco mais de quatro meses para concluir a tarefa.
O livro teve uma tiragem inicial de 300 mil exemplares para o seu lançamento em 29 de novembro de 2003. No entanto, muitas bancas e livrarias de São Paulo começaram as vendas alguns dias antes por uma "falha na comunicação" e, mesmo antes do lançamento oficial, a Rocco informava que 275 mil exemplares já teriam sido vendidos.
"Harry Potter e a Ordem da Fênix" ganhou várias adaptações, incluindo audiobooks, jogos eletrônicos e o filme lançado em 2007, dirigido por David Yates.
Foi professor de Defesa Contra as Artes das Trevas no ano de 1993, em Hogwarts. Na verdade, Bartô Crouch Jr., um Comensal da Morte, se passou por Moody, tomando a Poção Polissuco e deu aula no lugar dele durante um ano letivo em Hogwarts.
A maioria das pessoas que conheceu Moody, o achava pirado. Um desses motivos para tal consideração, era que o ex-auror confiava em poucas pessoas e sempre carregava sua bebida consigo, com medo de que outras pessoas pudessem envenenar o que ele possivelmente beberia.
Olho-Tonto morreu em 1997 durante a missão de transportar Harry da casa dos Dursley para A Toca, da Família Weasley.
Com a exibição de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" em 15 de junho (sábado), no Cinema em Casa, o SBT conseguiu a vice-liderança no horário. [Leia mais]
Porém, o filme foi exibido pela segunda vez em pouco mais de três meses. Seria bem melhor se o SBT exibisse a continuação "Os Crimes de Grindelwald" (não há informações se a emissora comprou os outros filmes da saga "Animais Fantásticos"). [Leia mais]
Mais recentes
CITAÇÃO
São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que
realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades.
- Alvo Dumbledore
Seções / Conteúdo
Curiosidades
A água da Câmara Secreta foi tingida de preto para dar a sensação de profundidade.
Foram usados 14 carros para fazer o Ford Anglia voador do Sr. Weasley.
Alguns dos retratos em Hogwarts apresentam, na realidade, os rostos do Diretor de Arte Stuart Craig e do Produtor Executivo Mark Radcliffe (que não tem nenhum parentesco com Daniel Radcliffe).
Shirley Henderson, que vive a fantasma Murta Que Geme, apesar da voz e do rosto infantil, já tinha 35 anos quando foi escalada para o papel em "Câmara Secreta".
As tatuagens de Sirius Black foram baseadas em gangues das prisões russas e indicam que a pessoa deve ser temida e respeitada.
A fênix que gerou a pena da varinha de Voldemort só deu origem a mais uma pena, que está na varinha do próprio Harry Potter, ou seja, as varinhas são gêmeas — o que faz com que não funcionem devidamente quando duelam uma contra a outra.
A fênix em questão é a Fawkes, que pertenceu a Alvo Dumbledore.
Em O Prisioneiro de Azkaban, a equipe de efeitos especiais demorou seis meses para criar o visual definitivo dos Dementadores.
Deixe seu comentário