Lauro Fabiano, dublador de Alvo Dumbledore em "Harry Potter", morre aos 85 anos

Lauro Fabiano, dublador de Alvo Dumbledore em 'Harry Potter', morre aos 85 anos | Ordem da Fênix Brasileira

É com grande pesar que informamos que o dublador Lauro Fabiano, responsável pela voz de Alvo Dumbledore nos filmes de "Harry Potter", morreu na madrugada de hoje aos 85 anos. Ele lutava contra uma doença respiratória há alguns meses.

Lauro Fabiano de Almeida Chaves Griebeler nasceu no Rio de Janeiro em 12 de julho de 1937. Começou a atuar no rádio aos onze anos, no programa infantil "Clube do Guri", da Rádio Tamoio. Em 1950, entrou na Rádio Tupi (hoje conhecida como Super Rádio Tupi), onde trabalhou a vida toda. Iniciou na dublagem em 1953 para dublar o personagem-título no filme da Disney "As Aventuras de Peter Pan".

Alguns de seus trabalhos mais famosos incluem as vozes de personagens clássicos como Spock em "Jornada nas Estrelas", Sr. Burns em "Os Simpsons", Tio Phil em "Um Maluco no Pedaço" e, sem dúvidas, Alvo Dumbledore em sete dos oito filmes da saga "Harry Potter". Inclusive, ele ganhou o Oscar da Dublagem 2010 na categoria Melhor Dublador de Coadjuvante com o personagem em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".

Lauro Fabiano, dublador de Alvo Dumbledore em 'Harry Potter', morre aos 85 anos | Ordem da Fênix Brasileira
Lauro Fabiano nos bastidores da dublagem de "Harry Potter e a Câmara Secreta" (2002)

Lauro encerrou a carreira na Super Rádio Tupi, onde trabalhava como radioator no programa "Patrulha da Cidade".

Descanse em paz, Lauro Fabiano.