100 anos de Warner Bros.

100 anos de Warner Bros. | Ordem da Fênix Brasileira

Em 4 de abril de 1923, os irmãos Albert, Harry, Sam e Jack Warner fundaram a Warner Bros. Pictures, o estúdio que se tornaria um dos mais importantes da história do entretenimento mundial.

A inovação foi a chave para o sucesso no início. Quatro anos após sua fundação, o estúdio revolucionou ao lançar o primeiro filme com som, "O Cantor de Jazz" (1927) — o que marcou o início de uma nova era do cinema.

Com o sucesso do som no cinema, a Warner Bros. cresceu rapidamente e se tornou uma das principais produtoras de filmes de Hollywood. Nos anos 1930, a empresa lançou filmes icônicos como "Inimigo Público" (1931), "King Kong" (1933), "O Mágico de Oz" (1939) e "...E o Vento Levou" (1939).

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Warner produziu vários filmes patrióticos em apoio ao esforço de guerra, incluindo o clássico "Casablanca" (1942). Ao longo das décadas seguintes, o estúdio continuou a produzir filmes de sucesso, incluindo "Uma Rua Chamada Pecado" (1951), "Juventude Transviada" (1955) e as franquias "Superman", "Batman", "Matrix", "Harry Potter", "Animais Fantásticos" e muitas outras.

Além de filmes, a Warner também se expandiu para a televisão, produzindo séries renomadas como "Looney Tunes", "Friends", "ER: Plantão Médico", "West Wing: Nos Bastidores do Poder", "Dois Homens e Meio", "The Big Bang Theory" e "Game of Thrones".

Em 2022, a Warner Bros. tornou-se uma divisão da Warner Bros. Discovery após a fusão da WarnerMedia com a Discovery, Inc.

Hoje, a Warner Bros. completa 100 anos, e é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, com estúdios de cinema e de séries de televisão, parques temáticos, lojas de varejo e muito mais. Seus filmes continuam a cativar o público e sua influência no entretenimento é inegável.

O estúdio criou um site especial e divulgou dois vídeos com trechos de programas, filmes e séries que homenageiam sua própria história, com depoimentos de profissionais que fizeram parte do legado da Warner, incluindo os diretores Chris Columbus ("Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Câmara Secreta") e Alfonso Cuarón ("Prisioneiro de Azkaban") e os atores Daniel Radcliffe (Harry Potter), Gary Oldman (Sirius Black) e Eddie Redmayne (Newt Scamander).


Para nós, fãs de "Harry Potter", só temos a agradecer à Warner Bros. por ter levado para as telonas as histórias de J.K. Rowling. Só quem é fã lembra qual era a sensação de ver, pela primeira vez no cinema ou em casa (em VHS ou DVD), o símbolo do estúdio na abertura dos filmes. E, agora, com uma possível série de TV baseada nos livros, poderemos retornar novamente ao Mundo Bruxo.

Parabéns, Warner Bros.! E que venham mais 100 anos de histórias e magia!