Coleção de arquivos pessoais de Richard Harris será doada para universidade

O ator irlandês Richard Harris, que interpretou Alvo Dumbledore nos dois primeiros filmes de "Harry Potter", faleceu há exatamente 20 anos. Ele brilhou na vida como ator, cantor, boêmio e mulherengo, mas poucos sabiam que ele também era um acumulador.

Poemas, fotos, cartas, notas de roteiro, artefatos, documentos, placas de rúgbi, sua lista de convidados de casamento — ele guardava tudo. Após sua morte em 2002, o acervo com mais de 50 anos de história juntou poeira em um local em Oxford, na Inglaterra, conhecido apenas por sua família.

Isso mudou ontem (segunda-feira, 24), quando foi anunciado que a coleção seria doada para a Universidade de Cork, sede de uma das escolas de cinema da Irlanda, e a primeira exibição pública seria realizada na cidade natal de Harris, Limerick.

Coleção de arquivos pessoais de Richard Harris será doada para universidade | Ordem da Fênix Brasileira
Uma das fotos do arquivo de Richard Harris

A coleção inclui seus próprios manuscritos, fotos de locais e outros materiais de uma carreira que decolou com o drama "O Pranto de um Ídolo" (1963) e passou pelo teatro e pela música (sim, ele também cantava) antes de papéis como Bull McCabe em "Terra da Discórdia" (1990), Imperador Marcus Aurelius em "Gladiador" (2000) e, claro, Professor Alvo Dumbledore em "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001) e "Câmara Secreta" (2002). Richard guardou, inclusive, uma carta do ex-presidente dos EUA Ronald Reagan, um cartão de Daniel Radcliffe (Harry Potter) e um bilhete de seu amigo Peter O'Toole, outro célebre ator.

Coleção de arquivos pessoais de Richard Harris será doada para universidade | Ordem da Fênix Brasileira
Harris como Alvo Dumbledore em "Pedra Filosofal"

"A coleção oferece uma noção sobre a personalidade por trás da persona pública", disse Barry Monahan, professor do departamento de mídia cinematográfica e cinematográfica da Universidade de Cork.

Seu filho Jared Harris, também ator, disse que a família ficou aliviada por ter encontrado um bom lar para a coleção. "Barry é um dos principais especialistas na carreira de nosso pai e a Universidade de Cork é o lar de uma escola de cinema realmente empolgante". A classificação do arquivo deve levar cerca de um ano.

A primeira exposição, que possivelmente acontecerá em 2024, será realizada no Museu Hunt, em Limerick, onde Harris cresceu querendo jogar rúgbi profissional. Quando um surto de tuberculose descartou a possibilidade, ele passou a atuar e encontrou fama nos palcos de Londres antes de conseguir papéis em Hollywood. "Considero grande parte da minha carreira um fracasso total", disse certa vez.

Em seus escritos, Harris ponderou sobre identidade e como as pessoas adotaram máscaras para se tornarem personagens em suas próprias vidas — uma aparente referência à reputação de encrenqueiro que ofuscou seu trabalho.

Coleção de arquivos pessoais de Richard Harris será doada para universidade | Ordem da Fênix Brasileira
Jared Harris, filho do ator, com uma foto do pai

"O maior papel que ele desempenhou pode ter sido o de Richard Harris", declarou Jared, em entrevista coletiva no Hotel Savoy, em Londres, onde Harris viveu seus últimos anos.

Na fase terminal da Doença de Hodgkin, semanas antes de sua morte, o ator foi levado do hotel em uma maca e gritou aos clientes que jantavam: "Foi a comida!"

Richard Harris morreu em 25 de outubro de 2002, aos 72 anos.

[+] O ator Kenneth Branagh (Gilderoy Lockhart em "Harry Potter e a Câmara Secreta") receberá o primeiro prêmio Lifetime Achievement do "Richard Harris International Film Festival 2022". O festival anual de cinema é realizado em Limerick, na Irlanda, em homenagem a Richard Harris e, este ano, acontecerá entre 26 e 31 de outubro