Leia na íntegra o comunicado de J.K. Rowling sobre a devolução do prêmio "Ripple of Hope"

Leia na íntegra o comunicado de J.K. Rowling sobre a devolução do prêmio 'Ripple of Hope' | Ordem da Fênix Brasileira
A autora J.K. Rowling decidiu devolver o prêmio "Ripple of Hope" ("Onda de Esperança", em tradução livre) que recebeu no ano passado da organização Robert F. Kennedy Human Rights.

A decisão veio depois que Kerry Kennedy, presidente da fundação Robert F. Kennedy Human Rights, emitiu uma declaração no início deste mês sobre os comentários de Rowling a respeito de suas opiniões sobre a comunidade trans.
"Ao longo de junho de 2020 - Mês do Orgulho LGBTQ - e para minha consternação, J.K. Rowling postou tweets e declarações transfóbicas profundamente perturbadoras", publicou Kennedy no site da fundação, antes de detalhar os casos em que a autora britânica "escreveu de forma fluente e desdenhosa sobre a identidade dos transgêneros."
Na última quinta-feira (27), Rowling respondeu com uma declaração publicada em seu site oficial. Leia abaixo a tradução na íntegra do conteúdo que foi divulgado:
Declaração de J.K. Rowling sobre o prêmio "Ripple of Hope" da Robert F. Kennedy

Desde que entrei pela primeira vez no debate público sobre identidade de gênero e direitos das mulheres, fiquei impressionada com os milhares de e-mails privados de apoio que recebi de pessoas afetadas por essas questões, tanto dentro quanto fora da comunidade trans, muitas das quais se sentem vulneráveis e com medo por causa da toxicidade em torno desta discussão.

Médicos, acadêmicos, terapeutas, professores, assistentes sociais e funcionários de prisões e refúgios femininos também entraram em contato comigo. Esses profissionais, alguns no topo de suas organizações, expressaram sérias preocupações sobre o impacto da teoria da identidade de gênero sobre adolescentes vulneráveis ​​e os direitos das mulheres, e o desmantelamento das normas de salvaguarda que protegem as mulheres mais vulneráveis. Nenhum deles odeia pessoas trans. Pelo contrário, muitos trabalham e são pessoalmente profundamente solidários com os indivíduos trans.

Kerry Kennedy, presidente da Robert F. Kennedy Human Rights, recentemente sentiu a necessidade de publicar uma declaração denunciando minhas opiniões no site da RFKHR. A declaração implicava incorretamente que eu era transfóbica e que sou responsável por causar danos a pessoas trans. Como uma doadora de longa data para instituições de caridade LGBT e defensora do direito das pessoas trans de viverem livres de perseguição, eu absolutamente refuto a acusação de que odeio pessoas trans ou de que desejo mal a elas, ou que defender os direitos das mulheres é errado, discriminatório ou incita danos ou violência à comunidade trans.

Como a grande maioria das pessoas que me escreveram, não sinto nada além de simpatia por aqueles com disforia de gênero e concordo com os médicos e terapeutas que entraram em contato e querem ver uma exploração adequada dos fatores que levam para isso. Eles - junto com um número crescente de outros especialistas e denunciantes - são críticos do modelo 'afirmativo' que está sendo amplamente adotado e também estão preocupados com o enorme aumento no número de meninas que desejam fazer a transição.

Para citar a recém-formada Society for Evidence-Based Gender Medicine (SEGM) , um grupo de 100 médicos internacionais:

A história da medicina tem muitos exemplos em que a busca bem-intencionada de alívio de curto prazo dos sintomas levou a resultados devastadores a longo prazo... O modelo de "afirmação de gênero" compromete os jovens a tratamento médico vitalício..., descarta a questão de saber se a terapia psicológica pode ajudar a aliviar ou resolver a disforia de gênero e fornece intervenções sem um exame adequado.

Fiquei particularmente impressionada com as histórias de corajosas mulheres jovens destransicionadas que arriscaram a degradação social de ativistas ao falarem sobre um movimento que dizem tê-las prejudicado. Depois de ouvir pessoalmente de algumas dessas mulheres, e de uma gama tão ampla de profissionais, fui forçada à infeliz conclusão de que um escândalo ético e médico está se formando. Acredito que está chegando o momento em que essas organizações e indivíduos que abraçaram o dogma da moda sem crítica e demonizaram aqueles que pedem cautela, terão de responder pelos danos que possibilitaram.

RFKHR declarou que não há conflito entre o atual movimento radical pelos direitos trans e os direitos das mulheres. As milhares de mulheres que entraram em contato comigo discordam e, como eu, acreditam que esse conflito de direitos só pode ser resolvido se mais nuances forem permitidas no debate.

Em solidariedade com aqueles que me contataram, mas que estão lutando para fazer ouvir suas vozes, e por causa do sério conflito de pontos de vista entre mim e RFKHR, sinto que não tenho outra opção a não ser devolver o prêmio Ripple of Hope concedido a mim no ano passado. Estou profundamente triste que RFKHR tenha se sentido compelido a adotar essa postura, mas nenhum prêmio ou honra, não importa minha admiração pela pessoa que o recebeu, significa tanto para mim que eu perderia o direito de seguir as regras de minha própria consciência.

J.K. Rowling