Em entrevista, Imelda Staunton diz o que todos já sabiam: Umbridge era "horrível"

Em entrevista, Imelda Staunton diz o que todos já sabiam: Umbridge era 'horrível' | Ordem da Fênix Brasileira
Em entrevista publicada pela Variety ontem (23), a atriz Imelda Staunton conversou com a jornalista e roteirista Jenelle Riley sobre alguns papéis marcantes de sua carreira, como a Rainha Elizabeth II na próxima temporada de "The Crown" e, claro, a megera Dolores Umbridge nos filmes de "Harry Potter".

Se você contar à atriz que o papel dela como a Alta Inquisidora de Hogwarts te traumatizou, ela não poderia ficar mais satisfeita. "Missão cumprida!", declara com uma risada. Em sua longa e distinta carreira, Staunton interpretou mais do que pecadoras e santas, desde a Sra. Lovett em "Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet" a uma fada madrinha em "Malévola".

Ainda assim, a maioria das pessoas provavelmente se lembra mais de dois personagens muito diferentes, a cruel Umbridge e o papel-título em "Vera Drake", a personificação da compaixão — e o papel que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
[...] Além de "O Despertar", que é mais um drama sobrenatural, e um episódio de "Contos da Cripta", não parece que você já tenha feito muito horror antes.
Não! Quero dizer, minha personagem em "Harry Potter" era horrível, mas não é horror. Espero que isso abra um mundo totalmente novo. Não é algo que eu saiba muito. E eu sou uma daquelas pessoas que ama uma história estranha ou algo que faz você dizer: "Oh Deus, não suba as escadas! Não abra essa porta!" Eu amo esses filmes.

Você mencionou Umbridge como "horrível"; papéis como esse são divertidos de interpretar?
Ah, sim! Eles são os melhores. Você pode ir a lugares onde não se deve ir, e isso é interessante. Essas pessoas que são desesperadamente infelizes ou mal-amadas vão para um lugar muito escuro, porque isso é tudo o que sabem e não podem ajudar a si mesmas. É sempre fascinante olhar para a jornada da vida dessa pessoa, criar sua própria narrativa pelas razões de suas ações. Pessoas como Sra. Lovett; ela é realmente um animal, ela está ganhando a vida. Ela está desesperada. Ou você tem alguém que teve uma infância muito ruim e teve coisas terríveis em suas vidas que os fizeram fechar e carecer de empatia.

Isso me faz querer ver um prequela sobre Dolores Umbridge.
(Risos) "Umbridge: Os Primeiros Anos!"

É um papel tão memorável que tantas pessoas viram quando crianças. Você acha que as pessoas se encolhem um pouco quando a veem?
Sim, sim, um pouco! E eu posso entender isso. O poder daquela escrita e do personagem que ela possuía era assustador. Então eu entendo que as crianças têm isso muito vividamente em suas mentes. E sou muito, muito grata por esse papel. Era muito mais sério do que eu imaginava, considerando todo o rosa que ela usava. "Harry Potter e a Ordem da Fênix" foi o primeiro "Potter" para mim e o diretor David Yates, e nós dois estávamos muito conscientes de que queríamos torná-lo extremamente sério e ameaçador, sem fogos de artifício. Me lembro do ótimo figurino e conversei sobre como deveria ser muito suave do lado de fora, então você não teria ideia de que o mal está lá. Não queríamos algo ousado, afiado e angular, queríamos algo maternal e suave. Eu queria que todos os elementos fossem contra o que eu precisava fazer. Eu não queria ajuda visualmente. Eu queria parecer exatamente o oposto do que ela era.