Julie Walters, a Molly Weasley, revelou que superou câncer em segredo

Julie Walters, a Molly Weasley, revelou que superou câncer em segredo | Ordem da Fênix Brasileira
A atriz Dame Julie Walters (Molly Weasley) revelou que foi diagnosticada com câncer de intestino em 2018.

Walters disse ao programa "Victoria Derbyshire" (BBC) que, após a quimioterapia, venceu a batalha contra a doença. A atriz visitou um médico quando estava com indigestão e "ligeiro desconforto", mas depois voltou com sintomas como dor de estômago, azia e vômito. Ela foi encaminhada a um cirurgião gástrico para uma tomografia computadorizada e, mais tarde, enquanto estava no set de "O Jardim Secreto", recebeu uma ligação pedindo para ela voltar ao médico.

O especialista disse que havia encontrado uma anormalidade no intestino e temia que fosse câncer. "Eu ainda estava pensando: 'Isso é ridículo, ele deve ter cometido um erro'. Eu não podia acreditar", revelou. Recordando o momento de seu diagnóstico, ela disse: "Choque. Primeiro de tudo, choque. E pensei: 'Certo'. Então você se apega ao positivo, que foi o que [o cirurgião] disse: 'Nós podemos consertar isso.'"

Walters foi diagnosticada com câncer de intestino no estágio três, o que indica que o câncer se espalhou para os linfonodos próximos e estava um nível abaixo da categorização mais séria. A atriz também se lembrou do momento em que contou ao marido, Grant Roffey: "Eu nunca esquecerei o rosto dele — lágrimas vieram aos seus olhos", disse.

Apesar de otimista, Walters revelou que, enquanto aguardava a cirurgia, pensava: "Bem, talvez eu não volte da anestesia". Ao voltar da anestesia após a retirada de 30 cm do cólon, ela disse, ainda sentindo seus efeitos, que teve uma experiência "estranha" de "sentir-se absolutamente maravilhosa".

"Eu perguntei à enfermeira noturna: 'Está passando Love Island (reality show de namoro britânico)?', porque estávamos conversando sobre isso, e assistimos juntas. Apenas alguns dias depois eu parei para pensar, me senti exausta e um pouco para baixo, na verdade."

Depois de relutar, inicialmente, a atriz optou pela quimioterapia, que ela disse ter sido "boa" e não causou queda de cabelo. Sorrindo, disse que agora estava "muito bem", acrescentando: "Acabei de fazer um exame e sei que estou livre".

O diagnóstico "mudou completamente" sua perspectiva de atuação. "A pessoa antes da operação é diferente desta pessoa."

Walters disse que, de certa forma, foi um "grande alívio" sair do "carrossel" de trabalho, embora achasse agradável, também era estressante e a consumia. "Eu deveria fazer duas grandes séries e dois filmes. E eu simplesmente não precisava fazer nada disso. Isso foi maravilhoso."

Sua recuperação significou que ela teve que ser cortada de algumas cenas de "O Jardim Secreto", nas quais interpreta a formidável governanta Sra. Medlock, ao lado de Colin Firth (tio Archibald).

Walters disse que também perdeu a estreia de "Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo" (2018), com seu agente dizendo às pessoas que ela teve uma hérnia rompida para manter em segredo o diagnóstico do câncer.

Dame Julie Walters revelou que seu próximo filme, "O Jardim Secreto", "possivelmente" será o último — embora ela não esteja certa de se aposentar. "Teria que ser algo com o qual estou realmente envolvida [para assumir outro papel]. Não estou dizendo que nunca mais atuarei. Mas certamente não acho que posso voltar a [trabalhar] seis dias por semana, das cinco da manhã às sete da noite".

"O Jardim Secreto" é uma adaptação do clássico contos de fadas de Frances Hodgson Burnett. O filme tem a produção de David Heyman ("Harry Potter", "Paddington" e "Animais Fantásticos") e estreia no Brasil em 16 de abril de 2020. A versão de 1993 contou com a atriz Dame Maggie Smith (Minerva McGonagall em "Harry Potter") no papel da governanta Sra. Medlock. O filme está disponível na Netflix e pode ser assistido neste link.