Eddie Redmayne lamenta morte de Stephen Hawking: "Mente verdadeiramente linda"

Eddie Redmayne lamenta morte de Stephen Hawking: 'Mente verdadeiramente linda' | Ordem da Fênix Brasileira
O físico britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira (14), aos 76 anos. Conhecido como um dos maiores gênios da nossa era, ele era portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença rara e degenerativa que comprometeu seus movimentos e paralisou quase todo o seu corpo. Descobriu a doença aos 21 anos e, na época, os médicos lhe deram apenas 2 anos de expectativa de vida, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade. A causa da morte ainda não foi divulgada.

"Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", comunicaram seus filhos Lucy, Robert e Tim à impressa inglesa. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", completaram.

O ator Eddie Redmayne (Newt Scamander em "Animais Fantásticos") interpretou Stephen Hawking no filme biográfico "A Teoria de Tudo" (2014), baseado na história do físico que fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. No enredo, também é retratado seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. O filme rendeu a Redmayne o Oscar de Melhor Ator em 2015.

Através de um comunicado, Eddie Redmayne declarou: "Nós perdemos uma mente verdadeiramente linda, um cientista surpreendente e o homem mais engraçado que eu já tive o prazer de conhecer. Meu amor e pensamento estão com a sua família extraordinária".

"Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para os seus pés. Tente achar sentido no que vê. Se pergunte sobre o que faz o Universo existir. Seja curioso. E por mais difícil que a vida possa parecer, existe sempre alguma coisa que você pode fazer e ser bem sucedido. O que importa é não desistir."Stephen Hawking