A polêmica escalação de Johnny Depp como Grindelwald em "Animais Fantásticos"

A polêmica escalação de Johnny Depp como Grindelwald em 'Animais Fantásticos' | Ordem da Fênix Brasileira
No final de "Animais Fantásticos e Onde Habitam", descobrimos que o Auror do Congresso Mágico dos Estados Unidos chamado Percival Graves (Colin Farrell) era, na verdade, Gerardo Grindelwald, que anos mais tarde se tornaria um dos mais terríveis bruxos da história da magia.

Quem interpreta Grindelwald nos filmes de "Animais Fantásticos" é o renomado ator Johnny Depp, acusado de violência doméstica em 2016 por sua ex-esposa, a atriz Amber Heard. A escalação de Depp foi amplamente criticada, ainda mais por ser o papel-título de um filme intitulado "Os Crimes de Grindelwald".


A declaração do diretor


No entanto, o diretor David Yates defendeu a presença do ator no elenco, em uma declaração à Entertainment Weekly:
"Honestamente, há um problema no momento em que muitas pessoas são acusadas de coisas por várias vítimas, é constrangedor e assustador", disse. "Com Johnny, parece para mim que uma pessoa tentou atingi-lo e alegou algo. Só posso falar sobre o homem que vejo todos os dias: ele é cheio de decência e bondade, e é tudo o que vejo. Qualquer que seja a acusação que está lá fora, não corresponde ao tipo de ser humano com o qual eu tenho trabalhado."

Questionado sobre as acusações públicas que o ator recebeu, Yates continuou: "algumas das mulheres da vida de Depp disseram o mesmo — esse não é o ser humano que conhecemos", disse. "É bem diferente [dos casos] onde há vários acusadores ao longo de muitos anos que precisam ser investigados e precisamos refletir sobre a nossa indústria que permite que isso aconteça ano após ano. Johnny não está nesta categoria de nenhuma forma. Então, para mim, não tem mais análise. É uma questão encerrada."


J.K. Rowling divulga texto


Em seu site oficial, a autora J.K. Rowling, que também é a roteirista dos cinco filmes de "Animais Fantásticos", revelou que ficou preocupada com a escalação de Johnny Depp e que houve a intenção de substituí-lo:
"Quando Johnny Depp foi escalado como Grindelwald, pensei que ele seria maravilhoso no papel. No entanto, na época das gravações de sua participação no primeiro filme, surgiram histórias na imprensa que me preocuparam profundamente e a todos mais próximos envolvidos na franquia.

Os fãs de Harry Potter tiveram questões legítimas e preocupações sobre a nossa escolha para continuar com Johnny Depp no ​​papel. Como David Yates, diretor de longa data dos filmes de Harry Potter, já disse, naturalmente consideramos a possibilidade de substituí-lo. Eu entendo por que alguns ficaram confusos e irritados já que isso não aconteceu.

A enorme comunidade de apoio mútuo que cresceu em torno de Harry Potter é uma das maiores alegrias da minha vida. Para mim, pessoalmente, a incapacidade de falar abertamente aos fãs sobre essa questão tem sido difícil, frustrante e, às vezes, dolorosa. No entanto, os acordos que foram feitos para proteger a privacidade de duas pessoas, que expressaram o desejo de continuar com suas vidas, devem ser respeitados. Com base na nossa compreensão das circunstâncias, os cineastas e eu não estamos apenas satisfeitos com o nosso elenco original, mas realmente felizes por ter Johnny interpretando um personagem principal nos filmes.

Adorei escrever os dois primeiros roteiros e mal posso esperar para que os fãs vejam 'Os Crimes de Grindelwald'. Eu aceito que haverá aqueles que não estarão satisfeitos com a nossa escolha do ator no papel principal. No entanto, a consciência não é governada por um grupo. Dentro do mundo fictício e fora dele, todos nós temos que fazer o que acreditamos ser a coisa certa."


Amber Heard responde ao texto de J.K. Rowling


Em seu Twitter, a atriz Amber Heard (Mera nos filmes do Universo Cinematográfico da DC) não pareceu satisfeita com o texto de J.K. Rowling, e publicou uma imagem com a legenda "Para registro, esta foi a nossa declaração conjunta COMPLETA. Escolher certas linhas e citá-las fora do contexto não é certo. Mulheres, mantenham-se fortes."
"Nosso relacionamento era intensamente passional e às vezes volátil, mas sempre ligado pelo amor. Nenhuma das partes fez acusações falsas para ganhos financeiros. Nunca houve intenção de dano físico ou emocional. Amber deseja o melhor para Johnny no futuro. Amber doará os ganhos financeiros do divórcio para uma instituição de caridade."

Mesmo com toda essa polêmica, Johnny Depp voltará ao Mundo Bruxo em "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald", que estreia no Brasil em 15 de novembro de 2018.