Durante coletiva de imprensa, J.K. Rowling diz que Dumbledore pode ser abertamente gay na sequência de "Animais Fantásticos"

Durante coletiva de imprensa, J.K. Rowling diz que Dumbledore pode ser abertamente gay na sequência de 'Animais Fantásticos' | Ordem da Fênix Brasileira
A nova franquia de "Animais Fantásticos" contará com vários personagens do universo de "Harry Potter", confirmou J.K. Rowling em uma entrevista coletiva para o filme nesta quinta-feira (10) — via Variety.

Os fãs que esperam ter um vislumbre de um jovem Alvo Dumbledore precisarão esperar pelo segundo filme. Mas, embora o velho Dumbledore nunca tenha revelado sua orientação sexual nos livros ou nos filmes — foi a própria autora que o tirou do armário durante uma entrevista de 2007 no Carnegie Hall — a encarnação mais jovem do personagem pode ser menos privada. "Bem, estou muito confortável com a pergunta", disse Rowling aos repórteres quando perguntado sobre um Dumbledore gay. "Eu gostaria de dizer que, porque essa é obviamente uma história de cinco partes, há muito o que descompactar nesse relacionamento".

"Você verá Dumbledore como um homem mais jovem e bastante perturbado", acrescentou Rowling. "Nós o veremos naquele período formativo de sua vida. No que diz respeito à sexualidade dele", disse ela, fazendo uma pausa por um momento, "observe esse espaço."

Rowling foi calorosa em uma rara aparição pública com o elenco do filme da Warner Bros. — incluindo Eddie Redmayne (Newt Scamander), Alison Sudol (Queenie Goldstein), Dan Fogler (Jacob Kowalski), Katherine Waterston (Tina Goldstein) e Ezra Miller (Credence Barebone) — e o diretor David Yates. Mas, diferentemente dos oito filmes de "Potter", os roteiros de "Animais Fantásticos", baseados em um pequeno livro de 2001, estão todos sendo criados pela própria autora.

Como ela aprendeu o ofício de roteiro? "Comprei um livro que nunca li", disse Rowling. "Apenas sentou na minha mesa. Eu estava muito envolvido com os roteiros de 'Potter'", ela disse sobre a aprovação do roteiro dessas histórias.

"Animais Fantásticos" se tornou uma franquia de filmes quando a Warner Bros. optou pelos direitos do livro há vários anos. Quando o estúdio abordou Rowling sobre a adaptação em um filme, ela contou que já tinha uma história por trás de Newt Scamander, o Magizoologista que chega a Nova York com uma maleta cheia de animais mágicos. "O personagem de Newt me atraiu", disse Rowling. "Pensei no que aconteceu com Newt e quem era Newt: 'É melhor eu contar a eles, porque não quero que eles enganem Newt'." Suas anotações se transformaram em um rascunho para o primeiro roteiro.

Rowling colocou perguntas sobre que mensagem ela tinha para os fãs que eram céticos sobre revisitar o mundo de "Harry Potter" na tela grande sem a sua estrela influente. "Bem, é verdade que Harry não está no filme, porque ainda não nasceu", disse Rowling sobre as histórias ambientadas em um período anterior. "Mas há muito do mundo (bruxo). E existem personagens sobre os quais você aprenderá mais através de 'Animais Fantásticos'. Estou sendo muito cuidadosa. Isso é 'Potter'. Há uma certa glória em escrever um romance independente, onde você pode escrever o que quiser. Agora estou de volta ao território ultra-secreto novamente."

"Acho que fizemos o melhor trabalho possível", disse ela. "Contei uma história que realmente quero contar." Mas Rowling disse que não estava desistindo de seu emprego diário. "Eu ainda estou escrevendo romances", revelou. "É por isso que pareço tão cansada. Estou escrevendo um romance e um roteiro atualmente."

Rowling, que foi ativa nas mídias sociais sobre os resultados das eleições presidenciais dos EUA nesta semana, não falou sobre Donald Trump. "Acho que não quero mais falar nada. Estamos aqui para o filme." No entanto, os temas do filme — ambientados durante um tempo em que as forças distópicas ameaçam o mundo bruxo — vieram dos eventos atuais. "Foi parcialmente esclarecido pelo que vejo como um aumento no populismo em todo o mundo", disse ela.

A autora e roteirista também falou sobre seu processo de escrita. "Eu preciso fazer isso", disse ela. "Me sinto estranha se não escrevo. Claramente, não preciso mais escrever. Eu amo tanto isso. Eu sentiria quase como uma amputação psíquica se não fizesse isso. Eu tenho que escrever."

Ela disse que não é exigente sobre onde ou quando trabalha. "Eu posso escrever em qualquer lugar e a qualquer hora. Eu escrevi uma quantidade surpreendente de um capítulo no banheiro, que é o único lugar onde eu poderia ter paciência e paz. Ontem à noite, eu estava de mau humor a bordo do avião e pensei: 'preciso trabalhar'. Eu saí do segundo roteiro e trabalhei nisso. Isso me faz sentir melhor."

"Animais Fantásticos e Onde Habitam" estreia em 17 de novembro no Brasil em 2D, 3D e IMAX. As duas continuações têm estreias previstas para 2018 e 2020 e os outros filmes ainda não têm data de lançamento.