Quinta crítica de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" divulgada

Quinta crítica de 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe' divulgadaO site TheShiznit.co.uk divulgou recentemente a quinta crítica do filme "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".

Leia um trecho da crítica:

Primeiro, uma confissão: eu não consegui ler os livros de 'Harry Potter'. Fui em frente: levem-me de volta e se atirem em mim. Eu via os filmes e gozava-os como distrações, mas nunca me senti obrigado a comentar. No entanto, agora estamos no sexto filme da franquia, que mergulhou na totalidade da indústria cinematográfica britânica, então talvez é hora de dar a "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" seus encargos. Não me mate se você discordar de mim, eu ainda estou lutando fora dos nerds de 'Crepúsculo'.
Confira a crítica completa, clicando em "Leia Mais".
Confira a primeira crítica, clicando aqui.
Confira a segunda crítica, clicando aqui.
Confira a terceira crítica, clicando aqui.
Confira a quarta crítica, clicando aqui.


Crítica "Harry Potter e o Enigma do Príncipe"
4 de Julho de 2009
TheShiznit.co.uk


Primeiro, uma confissão: eu não consegui ler os livros de 'Harry Potter'. Fui em frente: levem-me de volta e se atirem em mim. Eu via os filmes e gozava-os como distrações, mas nunca me senti obrigado a comentar. No entanto, agora estamos no sexto filme da franquia, que mergulhou na totalidade da indústria cinematográfica britânica, então talvez é hora de dar a "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" seus encargos. Não me mate se você discordar de mim, eu ainda estou lutando fora dos nerds de 'Crepúsculo'.

Encontrar os pés no Verso Potter é complicado, não tanto em ser jogado no profundo efeito em vez de ser abandonado no meio do oceano. É bastante óbvio que os livros de J.K. Rowling são cheios de detalhes e intrincados de parcelas, subparcelas e sub-sub-parcelas, alguns dos quais não pode ser espremido nos filmes. É definitivamente um erro maldito se você deixar de fazer uma situação importante – seria uma pancada na última frase e todos os riscos de ruptura sua audiência coletiva da bexiga; saltar a não-essenciais coisas e correm o risco de ser esfaqueado até à morte por um enfurecido, sobrepeso, uns trinta homens vestidos com uma túnica do assistente e com um chapéu. Você ia perder.

Posteriormente, "Enigma do Príncipe" padece dos mesmos problemas anteriores dos filmes de 'Harry Potter' - há muito a acontecer, mas ainda é um pouco oco. Há muitas coisas a serem apreciadas, sem dúvida, mas exige uma vontade de ferro para isso.

A primeira hora é uma experiência enérgica para dizer o mínimo. Depois de domar um grande ataque da Ponte Millennium, o filme atrasa a um rastreamento, a tentativa de torcer um humor fora do equívoco romance entre os alunos de Hogwarts. Harry ama Gina, Rony ama Hermione, Dumbledore ama Harry (espero que eu não seja o único que detectou um assustador pensamento nessa relação). É como um episódio de "Hollyoaks", mas com a magia.

Uma das coisas que realmente chamam a atenção da história é o aparecimento de um jovem garoto com 16 anos de idade, também conhecido por Tom Riddle Voldemort Jr, a própria presença de "Enigma do Príncipe" é uma verdadeira onda de terror. Embora esse evento venha em alguns 90 minutos dentro do filme, isso tira fora uma série de excelentes peças, o destaque sendo uma incomum cena de posse e a visita de Harry e Dumbledore na caverna à procura de uma Horcrux. É assustador como todo Inferno, mas sempre em sintonia com o "deve ser mais escuro" da franquia, a qual empurra a classificação 12A com cada nova prestação - uma inicialização rápida para os suspiros que trouxe para o público jovem de que eu era parte.

Os Comensais da Morte trouxeram uma genuína ameaça quando na tela (Helena Bonham-Carter é brilhante de novo com Bellatriz Lestrange) e seus movimentos quando nascidos no ar, como tinta preta em água, são realmente fascinantes. Você vai desejar que o filme fosse feito com cenas como esse diretor David Yates trouxe adequadamente a imaginação de Rowling para a vida, mas você não pode ajudar além de perguntar o que Alfonso Cuaron - ou até mesmo alguém como Guillermo Del Toro - poderia ter feito com o mesmo material.

O jovem elenco é algo de um espinho no lado do filme - é fácil esquecer como não vivídos são: tudo o que sabem é Potter. Daniel Radcliffe, aparentemente destinado a ser o Mark Hamill da franquia, tem um papel bastante ingrato como o menino que viveu. Considerando que ele é o escolhido, ele parece flutuar em torno de tudo, mudando de cena para cena sem direção real – em um ponto, Dumbledore ainda exige que ele “faça como eu disse sem questionar”, dificilmente coisas que fazem um verdadeiro herói. As poucas ocasiões quando Harry mostra auto-confiança ("Mas eu sou o escolhido!") são os melhores momentos de Radcliffe.

Emma Watson que tem menos o que trabalhar, como Hermione, salvo por parecer quente. Ela seria mais tolerável se nem sempre franzisse a testa morta de vergonha- é a sua bizarisse clásica, isso deixa o ruivo Rupert Grint como o ponto alto dos três principais, absorvendo as cenas de comédia aliviantes com facilidade, seu Ron sendo menos burro e mais charmoso do que o esperado.

(Uma breve nota sobre a já conhecida de Hogwarts Luna Lovegood, interpretada por Evanna Lynch: seu tempo de tela é mínimo, mas sua enunciação é totalmente fantástica. Em um momento, ela aparece do nada usando um leão gigante na cabeça por nenhuma razão aparente, e ela fala como se estivesse completamente fora de sua cabeça por todos os tempos. Mais dela, por favor.)

Não sendo familiar com os livros de Rowling, é difícil dizer qual é o plano de script que ela está fazendo, mas as piadas não-físicas de "Enigma do Príncipe" raramente aterrissam – uma das primeiras cenas mostra Watson rindo falsamente por uns bons 20 segundos depois de uma piada pouco convincente sobre a idade de Dumbledore. Em outro lugar, a escolha do momento é um pouco fora – muito frequentemente o elenco opta por "pausas dramáticas" mas o resultado é mais um "pum no vento".

O que é mais, "Enigma do Príncipe" contém um número de pontos de plano que são destinados a se perderem num trouxa como eu – ambos, esse ou Rowling, não conseguem escrever um drama muito bom. Muito frequentemente, o filme usa "magia" como uma desculpa para sair do canto que é pintado em si mesmo – uma vez que você tenha estabelecido que qualquer coisa pode acontecer nesse universo, muito pouco pende para o mistério. Exemplo: Ron acidentalmente se sufoca depois de ingerir uma poção. Harry afana algo em uma gaveta, força algo em sua boca e salva ele. "Graças a Deus que você usou o bezoar", intona Dumbledore. Graças a Deus, de fato. E é isso. A crise acabou.

A relação de Harry com a magia me lembra da relação de Bond com Q: "Preste atenção, Agente Potter – você pode precisar usar esse feitiço para tirá-lo de uma situação complicada no ato quatro." Eu tenho certeza que existem profundezas ocultas que um profundo conhecimento dos livros poderiam revelar, mas ei – nem todos nós podemos ler. É um filme obscuro com todo o respeito – talvez uma batida no curso da literatura de Potter poderia colori-los um pouco mais.

Ao contrário dos filmes quatro e cinco, no entanto, "Enigma do Príncipe" ao menos sente como se estivesse construindo algo grande. A ausência de Voldemort é sensível, mas o clímax – o qual você fará bem em evitar, foi estragado – define que o último episódio será formidável (ou dois episódios, dado que "Relíquias da Morte" será dividido em dois filmes). Quando você se acostuma com a prosa rotatória e pelo o que aparenta, cenas chatas e intermináveis de mágoa adolescente examinadas minuciosamente, o núcleo da história de Potter é de fato emocionante. Ao menos é mais do que uma pouco convincente analogia para abstinência.

Se você é um fã, você com certeza irá encontar algo para resmungar; idem se você é um crítico; mas para a quantidade minguante de pessoas que só querem ir ao cinema para assitir um filme divertido e interessante, você poderia fazer muito pior do que "Harry Potter e o Enigma do Príncipe". E isso, meus amigos, é o que você chama de um meio de evitar responsabilidade de 1200 palavras.


Obrigado, ScarPotter!