Conteúdo OFB: Dementadores

Conteúdo OFB: Dementadores | Ordem da Fênix Brasileira
Os Dementadores são seres espectrais das trevas e uma das criaturas mais malignas da Terra, usam vestes pretas e sentem seus inimigos pela alma.

Eles são os guardiões da Prisão de Azkaban. Dementadores alimentam-se de boas lembranças, deixando somente as experiências e lembranças ruins de uma pessoa. O "beijo" do Dementador, o qual até agora nenhum ser humano conseguiu assistir até o fim, suga a alma da vítima. Este "beijo" não mata a vítima, mas faz com que ela torne-se um ser inválido (demente, como o nome "dementador" já diz), praticamente um zumbi, sem absolutamente nada dentro de si.

Os Dementadores não distinguem o que é bom ou mau, só aquilo que entra em sua frente. A simples presença de um deles faz o ar tornar-se extremamente gelado e carregado de sensações de angústia e desesperança. Dementadores não têm alma e se multiplicam através do desespero de suas presas.

O feitiço para espantar um Dementador é o Expecto Patronum (expressão que poderia ser traduzida por "espero proteção"). Para realizar este feitiço, a pessoa tem que pensar em uma lembrança muito boa.