J.K. Rowling compra casa de infância na vila que inspirou nome de equipe de Quadribol — e que fica na Floresta de Dean!

Segundo o site do jornal britânico The Telegraph, a autora J.K. Rowling comprou a casa onde cresceu — a propriedade que se acredita ter inspirado muitos aspectos dos livros de "Harry Potter".

Rowling viveu na casa chamada Church Cottage, na pequena vila de Tutshill, na Floresta de Dean, dos 9 aos 18 anos, e partes da casa se assemelham a onde Harry morou. Foi revelado que ela comprou secretamente a casa de campo por meio de uma empresa imobiliária que possui com o marido Neil Murray, a Caernarfon Lettings Ltd., sob o nome de Joanne Murray.

A casa de estilo gótico é completa, com tetos abobadados, janelas de pedra e um armário embaixo da escada — sim, semelhante ao lugar em que Harry esteve confinado por seus tios Dursley. Lá, também tem um alçapão assustador em sua sala de jantar, muito parecido com o visto em "Pedra Filosofal". Rowling planeja fazer grandes obras de reforma na casa, construída em 1852, para restaurá-la à sua antiga glória.

J.K. Rowling compra casa de infância na vila que inspirou nome de equipe de Quadribol — e que fica na Floresta de Dean! | Ordem da Fênix Brasileira

Rowling ajudou a vender a casa para seu ex-proprietário, Julian Mercer, produtor da BBC, por quase seu preço inicial de 399.950 libras esterlinas (cerca de R$ 2,6 milhões) em 2012.

Mercer disse antes da venda da casa: "Tem um armário embaixo da escada e a arquitetura é muito parecida com Hogwarts. Tem tetos abobadados, janelas de pedra e transborda espírito gótico. O alçapão está na sala de jantar e leva a uma pequena adega. É bastante assustador, como nos livros. J.K. Rowling esteve aqui em seus anos de formação e poderia ter se inspirado."

Enquanto a casa não aparece nos livros, a vila é referenciada no nome de um time de Quadribol, os Tornados de Tutshill. Algumas cenas principais de "Relíquias da Morte" também são ambientadas na Floresta de Dean.

A autora morava na casa com sua falecida mãe Anne e seu pai Peter, trabalhador da Rolls-Royce em Bristol, mas segundo relatos, ela não estava particularmente feliz em sua casa de infância. Embora Rowling tenha saído de casa para ir para a universidade, seus pais ficaram lá até a morte de sua mãe após uma batalha de dez anos com esclerose múltipla.

A casa, projetada pelo arquiteto Henry Woodyer, foi vendida pelo pai de Rowling em 1995 ao Sr. Mercer, que teria preservado a mensagem que a jovem Joanne escreveu na parede do quarto, pintando-a com cuidado. A autora deixou uma lembrança de seu tempo na propriedade, escrevendo: "Joanne Rowling dormiu aqui por volta de 1982".

J.K. Rowling compra casa de infância na vila que inspirou nome de equipe de Quadribol — e que fica na Floresta de Dean! | Ordem da Fênix Brasileira

Não se sabe quanto Rowling pagou pela casa ou quando ela realmente a comprou. Em janeiro do ano passado, Rowling recebeu permissão para trocar as janelas e a garagem da casa, que originalmente era uma escola e depois se tornou uma reitoria.

De acordo com um relatório de planejamento, os proprietários pretendiam manter as características originais, como lareiras de ferro fundido, gesso de cal, tábuas de madeira e portas de estilo chalé e fazer alguns acréscimos modernos, como placas de gesso, pisos de vinil e azulejos de banheiro.

No relatório ainda diz que não são necessários reparos, como a substituição de telhas, calhas de plástico por metálicas, chaminés varridas e alterações no banheiro, enquanto o piso de pedra em volta da porta do alçapão deve ser reparado e mantido.

Há especulações sobre o que J.K. Rowling e seu marido, Neil, planejam fazer com a casa após a conclusão das reformas. Alguns moradores acreditam que ela pode convertê-la em uma casa de férias para famílias carentes. E também que ela comprou a casa porque queria preservar e proteger as propriedades que fizeram parte de sua vida

Durante a adolescência, Rowling era monitora da Escola Wyedean em Sedbury, perto de sua casa em Tutshill. Boatos dizem que alguns personagens de seus livros, como o professor Severo Snape e Rony Weasley, sejam baseados em pessoas que ela conheceu nesta fase de sua vida.

Rowling se recusou a comentar.