J.K. Rowling adverte sobre os perigos do "volunturismo"

J.K. Rowling adverte sobre os perigos do 'volunturismo' | Ordem da Fênix Brasileira
Da esquerda para a direita: Alex Christopoulos, Ruth Wacuka, Alexon Tassy, J.K. Rowling e Ade Adepitan
A autora de "Harry Potter", J.K. Rowling, advertiu os alunos do ano sabático a não se voluntariarem em orfanatos porque podem causar "danos irreparáveis" e deixar as crianças vulneráveis ​​a abuso e tráfico. Esta matéria foi extraída e adaptada do Daily Mail Online.

Ao fazer um discurso na cúpula One Young World nesta quinta-feira (24), ela disse que esses estabelecimentos podem causar "danos irreparáveis", deixando as crianças vulneráveis ​​a abusos e tráfico.

Durante uma aparição surpresa em Londres, ela lançou sua campanha #HelpingNotHelping (#AjudandoSemAjudar), que visa acabar com o tráfico de crianças e a separação familiar causada pelo sistema de orfanatos.

A campanha é liderada pela instituição de caridade internacional Lumos, liderada por Rowling, e ilustra como alguns orfanatos exploram crianças por dinheiro de turistas e os efeitos devastadores que são causados:
"Não seja voluntário em orfanatos", disse a autora. "A razão pela qual não temos orfanatos no mundo desenvolvido é porque eles costumam causar danos irreparáveis. O sistema torna as crianças vulneráveis ​​ao abuso e ao tráfico e afeta suas perspectivas de vida."
Rowling deixou claro que não estava sugerindo que os orfanatos sejam sempre criados com más intenções, mas que o efeito sobre as crianças é "universalmente pobre":
"Um dos fatos que mais me surpreendeu, são oito em cada dez dos que vivem nos chamados orfanatos não são órfãos. Oito em cada dez têm um dos pais vivos, pelo menos e, predominantemente, a família não quis desistir da criança. É aqui que se torna particularmente sombrio. A principal razão pela qual eles acabaram em um orfanato é a pobreza".
Ela acrescentou que muitos são deficientes e que, na maioria dos casos, foram enviados pelos pais, pois as instituições oferecem educação e assistência médica. Segundo a autora, o "volunturismo" — onde os viajantes são voluntários em orfanatos no exterior — está financiando o abuso de crianças através do sistema de orfanatos:
"O Ocidente frequentemente, com as melhores intenções, financiou esses orfanatos. Outro pilar importante que sustenta o negócio de orfanatos — e eu tenho que dizer assim — são as pessoas que se oferecem como voluntárias e visitam orfanatos. Em outras palavras, voluntariado", disse.

"Obviamente, as pessoas acreditam que estão indo bem. Muitas vezes, os jovens saem pensando que fizeram o bem e ficam horrorizados quando os fatos são expostos à sua frente, por estarem perpetuando abusos. Alguns orfanatos são criados literalmente para abusar de crianças - para conseguir dinheiro dos bolsos do 'volunturismo'. Se dinheiro e energia fossem dados a instituições de caridade, poderíamos resolver esse problema dentro de décadas."
Oito milhões de crianças vivem em instituições em todo o mundo, segundo a Lumos.