Eddie Redmayne revela vários detalhes do novo filme em extensa entrevista

Eddie Redmayne revela vários detalhes do novo filme em extensa entrevista | Ordem da Fênix Brasileira
Em entrevista ao Collider, o ator Eddie Redmayne (Newt Scamander) comentou sobre a evolução de seu personagem no segundo filme, as novas criaturas que ele encontrará desta vez, como ele se envolve com a batalha de Dumbledore contra Grindelwald e o que sua filha tinha em comum com o bebê Pelúcio (além disso, ele brincou que tudo o que ele queria falar eram spoilers).

A entrevista foi realizada no ano passado durante uma visita de um grupo de jornalistas aos sets do filme, mas somente agora a Warner Bros. permitiu a divulgação da matéria.

"Animais Fantásticos 2": Eddie Redmayne no lado sombrio de Newt

Então, o que você está autorizado a falar?

EDDIE REDMAYNE: O que eu posso dizer? Eu tenho permissão para dizer que Jude Law está neste filme. É maravilhoso.

Então, sim, no primeiro filme você viu referências feitas a alguns personagens, um dos quais era Dumbledore e o relacionamento de Newt com ele. E o outro era Leta Lestrange. E uma das coisas que mais me animaram nesse roteiro é ver como esses dois personagens, junto com meu irmão, Teseu, interpretado por Callum Turner, vêm ao mundo. E realmente esse novo mundo de Animais Fantásticos está alinhado e meio que unido à tradição de Potter que todos nós conhecemos. É uma coisa estranha quando você se envolve em um filme e lê um roteiro original, mas você não sabe onde seu personagem está indo ou o que está vindo com ele. E foi bem divertido ver o novo roteiro e... suponho que, quase do ponto de vista de um fã, você verá onde Jo [Rowling] nos levou.

Você já compartilhou cenas com Jude Law?

REDMAYNE: Sim. Nós temos cenas juntos. E é realmente maravilhoso. Eu conheço Jude há muitos anos socialmente e admiro seu trabalho, e quando interpretamos, foi muito divertido. Ele tem aquele brilho nos olhos que Dumbledore sempre teve, eu acho, um detalhe tão importante nas representações de Dumbledore nos filmes e certamente foi muito importante para J.K. Rowling. E eu também, eu não sei sobre você, mas eu acho essa coisa com professores influentes na escola, você sabe, quando você cresce e você os vê como seres humanos. Hum... é um pouco parecido com aquela coisa de pais, quando eles são falíveis, mas você sempre tem esse tipo de dinâmica estranha. Mas acho que eles têm um relacionamento muito especial. Então, sim. Tem sido divertido.

Como está a dinâmica com o seu irmão na tela?

REDMAYNE: É maravilhoso. Uma das coisas que mais gostei foi trabalhar com Callum [Turner]. Eu estava meio que assistindo Guerra e Paz, eu não sei se vocês viram isso, em que ele estava. Minha esposa e eu estávamos assistindo e ele apareceu na tela e literalmente, tanto Hannah quanto eu [dissemos que] ele é como um versão mais alta, mais escura e mais bonita de mim [risos]. Então, quando David estava testando pessoas para essa parte e disse: "Eu quero que você teste com esse ator", e Callum entrou, eu fiquei tipo, put* merda [risos].

Mas ele tem sido realmente fantástico. Conversando com Jo sobre como ela havia escrito o personagem de Callum neste filme e como ele extraiu esse material, eu acho que mudou sua opinião de onde ela poderia levá-lo. E isso é tão animador para nós, quando ela tem um plano do que é o grande arco, e quando ela chega ao set e fala sobre corresponder a diferentes personagens e como isso muda sua opinião. Então é lindo sentir que você é uma parte ativa de algo.

Falando em relacionamentos, ouvimos de um dos diretores de arte que você e Tina tiveram um pouco de desentendimento. Você pode falar sobre o que aconteceu?

REDMAYNE: Não é tanto um desentendimento quanto um desentendimento [risos]. No final do último filme, Newt estava indo para casa para escrever seu livro, mas estava desesperado para voltar. E quando você o conhece no início deste filme, ele ainda está desesperado para voltar. Através de várias falhas de comunicação tem havido um mal-entendido, e uma das melhores coisas é como esses personagens voltam juntos. É típico para Tina e Newt terem incapacidade de comunicar o que realmente sentem. Mas tem sido maravilhoso atuar com Katherine [Waterston].

Nós também ouvimos que a assistente de Newt tem um amor não correspondido por ele, e como qualquer outro fã, estou sempre torcendo para que o amor não correspondido seja correspondido. Isso será um desafio para os fãs?

REDMAYNE: É isso, absolutamente — ela é uma personagem maravilhosa chamada Bunty, e ela só tem uma cena ou duas no filme e é realmente... uma fã.

No último filme nós tivemos uma espécie de comédia de camaradagem.

REDMAYNE: Sim.

Quanto disso vamos ver no segundo?

REDMAYNE: A ação acaba em Paris, onde a maior parte do filme acontece. E há um ponto no filme em que Jacob e Newt se encontram, e é claro que eles têm que ir em uma aventura para Paris. E então há esse elemento: a genialidade de Dan [Fogler], que foi uma das coisas que mais gostei no primeiro filme, e como Jo havia escrito Jacob, mas depois Dan o levou a outro nível improvisando e atuando. Há muito disso e eu amo porque Newt e Jacob foram descritos tendo uma espécie de relação como O Gordo e o Magro. Mas era diferente de tudo que eu já tive que atuar e tem sido maravilhoso.

Parece que há muita ação neste novo filme, com certeza. Ao participar deste, em comparação com o último, você acha que é mais um desafio?

REDMAYNE: Eu acho que o interessante é que nesse filme você realmente entra cada vez mais na psicologia dos personagens, e é um lugar mais sombrio. Você pode ter uma ideia do que vem historicamente no mundo dos trouxas na época e, certamente, do mundo mágico. Existem elementos que estão refletindo isso e com a ascensão de Grindelwald e esse tipo de mal maior. As apostas são maiores. Eu diria que é interessante quando você faz um filme e o mundo responde a isso. Uma das primeiras perguntas que eu fiz para David [Yates], o diretor e Jo, foi: onde devemos levar Newt? E eles queriam cavar mais fundo no que David descreve como malvado. Como sua confiança em suas próprias capacidades, sua falta de confiança com outras pessoas, sua espécie de natureza dura e espinhosa. Gostaria de defender o que ele acredita. E isso não o torna fácil e é um desafio maravilhoso para mim. E tem sido bom para eles dizerem não, não, não. "Eu quero que você o leve mais para esse lugar."

Você pode falar um pouco sobre o seu papel e o papel de Newt no confronto de Dumbledore versus Grindelwald?

REDMAYNE: Sim.

Acho que algumas pessoas podem temer que ele seja um pouco marginalizado. Estou curioso para saber como Newt se encaixa.

REDMAYNE: Eu sinto que o conjunto de habilidades de Newt é bastante singular e não me refiro apenas às criaturas, quero me referir também à empatia. Sua capacidade de ver pessoas estremecidas e alcançá-las é um conjunto de habilidades que é bem singular. E é uma das coisas que Dumbledore sempre, desde criança, viu em Newt. E a complexidade de criar um confronto entre esses dois, Jo criou um cenário que não é tão simples quanto os dois podem se enfrentar. E, na verdade, Dumbledore precisa recrutar o conjunto de habilidades de Newt para ajudá-lo.

Vimos alguns dos conceitos para o porão de Newt que ele mesmo criou. Nós vamos ver mais algumas criaturas, eu suponho. Ele vai ter algum novo tipo de pequenos companheiros neste filme?

REDMAYNE: Sim.

Talvez novas criaturas sejam introduzidas?

REDMAYNE: Existem novas criaturas. Existem também criaturas antigas [risos]. Há filhotes de ninfas bebês! É provavelmente a minha cena favorita para filmar até agora, o filhote de Pelúcio. Eles estão apenas causando estragos e isso coincidiu com o momento que eu estou passando — agora tenho uma criança de 15 meses — e o filhote de Pelúcio mantém muitas das qualidades dos 15 meses de idade que estou acompanhando [risos]. O que é adorável é ver Pickett e o Pelúcio e os bebês aparecerem juntos com novas criaturas. Eles são tão únicos, úteis, perigosos e animadores do que o primeiro filme. Então tem sido incrível. É tão lindo porque você tem todo esse departamento de efeitos visuais que são tipos de atores em si mesmos, tendo ideias. Você então tem os livros de Jo e como ela os imaginou. Você tem o Stuart [Craig] projetando... É uma colaboração de diferentes espíritos. Então eu realmente gostei dessa parte.

Qual foi sua primeira reação ao ler o roteiro?

REDMAYNE: Tem uma complexidade tão grande. Tem tantas camadas para isso. E tem tantos... como posso descrever... momentos de cair o queixo se você é um fã de Harry Potter. Basicamente, no final, meu queixo está no chão [risos] e eu tenho que começar a ler tudo de novo. Existem muitos novos personagens. Todos eles têm arcos extraordinariamente delicados e complicados e, assim, voltei e comecei tudo de novo. Eu acho isso absolutamente emocionante.

Newt chegou ao status de Gilderoy Lockhart com o lançamento de seu livro?

REDMAYNE: A primeira coisa que vi deste roteiro foram as cenas de audição para várias partes. E é tão engraçado porque você recebe essas cenas e todos os nomes dos personagens são alterados. Eu descobri isso ontem. Eles são tão super secretos nesse set que o departamento de figurino não pode escrever os nomes dos personagens nas roupas.

O primeiro personagem que eu vejo que tenha alguma coisa a ver com a próxima história, além dos pedacinhos que Jo ocasionalmente falaria se ela viesse para definir cada um... Todos os personagens têm nomes diferentes e eu estou meio que tentando juntar tudo. A razão pela qual estou lhe dizendo isso foi — qual foi a pergunta?

Se ele alcançou Gilderoy Lockhart...

REDMAYNE: Ah, sim. Há uma cena em que Newt tenta, basicamente, lidar com a fama, porque o livro dele é lançado no começo do filme [risos]. Com todo esse tipo de garotas gritando.

Ele estava totalmente lutando. Essa cena não acabou no roteiro, mas você definitivamente tem a sensação de que ele tem uma linha em que não está tão feliz com o fato de que a resposta tem sido tão grande, porque tem ramificações sobre como os magos estão tratando criaturas.

Ele ainda está realmente lutando pela defesa dos animais?

REDMAYNE: Sim. Quero dizer, eles certamente estão em sua mente. Sempre será a paixão dele, mas eu diria que nesse filme ele é puxado... não para longe de suas criaturas, ainda estão lá, mas é menos sobre a defesa de direitos dos animais.

Eles nos disseram que criaram um jovem Newt para os flashbacks de Hogwarts. Você já trabalhou com esse ator?

REDMAYNE: Sim. Nós tivemos um dia realmente interessante, eu não trabalhei com um ator mais jovem dessa forma, e foi muito interessante porque o David disse que ele tinha encontrado esse cara e ele foi completamente maravilhoso. E ele queria que eu passasse algum tempo com ele. David o encontrou nas fitas de audição, era como o instinto que ele tinha, que ele não queria, com razão, despertado. Então foi meio estranho pensar que eu não queria estragar tudo, basicamente.

Mas o que foi tão interessante é que ele realmente assistiu ao primeiro filme e então passamos um dia falando sobre o personagem. E ele tinha o porte e o tipo de aversão ao contato visual e entendia os elementos para atuar. Foi interessante ouvir sua opinião sobre Newt.

Existem alguns encantos ou feitiços do filme anterior?

REDMAYNE: Existem mais encantos e feitiços? Existem alguns. Alguns. Não os que eu posso nomear, mas muitas vezes, encantos e feitiços virão como consequência dentro de uma sequência, sendo algo necessário. Você entende o que eu quero dizer? Tipo, algo físico necessário... isso virá de um feitiço, mas nós reagimos como "ah, existe um feitiço para isso?". E cerca de 20 pessoas correm para as enciclopédias de Harry Potter, e voltam com "bem, pode ser...", e ouvimos de Jo qual deles estamos autorizados a usar. Então, existem sim.

O livro mágico é visível para o mundo dos trouxas ou é visto apenas pelo mundo dos bruxos?

REDMAYNE: Eu acho que só é visto por... essa é uma ótima pergunta [risos]. E vou tentar ser muito confiante. Geralmente é o mundo mágico, mas acho que em seu prólogo, ele escreve uma peça inteira sobre como...

Então você é uma estrela do rock apenas para o mundo mágico?

REDMAYNE: Sim. Sim, sim, sim. Exatamente. Eu amo a ideia de ser um rockstar.

Qual das criaturas mágicas você gostaria de ter em sua casa?

REDMAYNE: Hum...

Filhotes de Pelúcio. Vamos.

REDMAYNE: Nos perguntaram muito isso na imprensa sobre o último filme, e a realidade é Pickett, só porque ele tem esse tipo... e o Pelúcio — eu o adoro. Deus, trabalhar com o Pelúcio é muito difícil. E os pequenos não são muito mais fáceis [risos]. Então, eu acho... é definitivamente uma relação de amor e ódio com os Pelúcios.

Posso apenas perguntar sobre o lado do relacionamento da vida de Newt? Porque obviamente ele e Tina vão se casar um dia. E depois há Leta Lestrange e, agora, há Bunty. É um quadrilátero amoroso. Eu não sei bem o que tem a ver com Newt. Qual o seu segredo com as mulheres?

REDMAYNE: Em primeiro lugar, acho que é o seu desconhecimento. E em segundo lugar, acho que é sua paixão. Tipo, sempre acho que quando alguém é apaixonado por qualquer coisa, é sempre uma qualidade atraente. E particularmente quando não precisa de aprovação. Eu acho que ele tem um coração muito grande. Eu acho que ele, como estávamos conversando antes, tem muita empatia, sim.

Falando sobre o livro que estávamos discutindo, Dumbledore diz que Newt escreveu este livro depois de se formar em Hogwarts. E assim, percebo, obviamente, que Newt tem sua varinha. Não foi quebrada ao meio como a do Hagrid. Então essa expulsão foi adicionada ao filme? Porque isso é do livro original de anos e anos atrás.

REDMAYNE: Sim. Sim, sim sim. Essa é uma questão para a Jo [risos]. Quando eu li o roteiro pela primeira vez tentei amarrar todas as minúcias com os livros. Mas o que foi realmente interessante é que eu fiz o audiobook de Animais Fantásticos e Jo reescreveu o prólogo depois e acrescentou algumas novas criaturas. Foi muito interessante ver se a minha versão da voz de Newt combinava com a linguagem. E eu gostei disso, na verdade. Foi bastante, na verdade, foi bastante útil para o segundo filme.

Quanta influência você tem no nível da história com Jo? Você é capaz de se sentar com ela antes de começar a escrever e ser, tipo, estas são as coisas que estão vindo em breve? Ou...

REDMAYNE: Não. No sentido de que, eu quero dizer, pegar o roteiro. Acho que ela é a mente mais formidável e, francamente, eu não gostaria de interferir nessa criatividade. Mas o que é extraordinário é que ela permite que você possua os personagens assim que eles estiverem lá. Então, se você for dentro de uma cena que está escrita, "ah, talvez ele fizesse isso aqui ou eu poderia acrescentar isso?", ela é incrivelmente livre para permitir isso. E assim, definitivamente, parece um dos cenários mais criativos em que já estive ao nos dar liberdade para investigar e...

Como isso funciona? Já que Jo não está no set todo dia, é um caso de ela simplesmente deixar você seguir em frente e, obviamente, você trabalha com David Yates para criar essas variações?

REDMAYNE: Sim.

Obviamente, somos apresentados a Johnny Depp como Grindelwald no final do último filme. Eu imagino que ele desempenha um papel maior desta vez. Então, como foi integrá-lo à história já estabelecida?

REDMAYNE: Eu não sei porque ele ainda não começou. Ele está chegando, acho que hoje, amanhã, nos próximos dias. Então tem sido maravilhoso para mim, já que eu fiz todo o trabalho — não todo o trabalho, mas muito trabalho — com o Jude. Sempre ouço atores quando eles estão trabalhando em filmes, quando você faz vários, falando sobre a qualidade da família e, "ah, todos nós nos damos tão bem". Mas, tipo, realmente é um grupo maravilhoso de pessoas do último filme que retornaram para o segundo. E o que tem sido tão fantástico é que cada nova pessoa que entra no filme vem com seu próprio senso de animação. Você sabe, vendo Jude no primeiro dia com sua varinha, "é legal".

É muito divertido, mas todos trazem uma nova energia e uma nova maneira de ver as coisas. Isso é o que nos mantém desafiados e estou tão animado para ver Johnny de volta. Eu tive que fazer uma cena com ele da última vez, e foi tão momentâneo e tão secreto que... [risos]. É muito empolgante.

"Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" estreia nos cinemas brasileiros em 15 de novembro de 2018.