David Yates revela novos detalhes sobre "Os Crimes de Grindelwald": "É uma mistura de romance com thriller político"

David Yates revela novos detalhes sobre 'Os Crimes de Grindelwald': 'É uma mistura de romance com thriller político' | Ordem da Fênix Brasileira
O diretor David Yates e Eddie Redmayne (Newt Scamander) conversam durante as gravações de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" (2016)
Em entrevista ao Collider, o diretor David Yates revelou que "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" será uma história de amor com thriller político. A entrevista foi realizada no ano passado durante uma visita de um grupo de jornalistas aos sets do filme, mas somente agora a Warner Bros. permitiu a divulgação da matéria.

David Yates, o diretor de "Animais Fantásticos 2", fala sobre as histórias de amor na sequência

DAVID YATES: O roteiro é uma síntese muito interessante entre um tipo de thriller político e uma história de amor. Então é uma espécie de fusão de gêneros, se você preferir, o que eu acho que a torna única nesta série de filmes que estamos fazendo com base no trabalho de J.K. Rowling. Você sabe, certamente além dos livros de Potter, que agora ela está escrevendo esses roteiros, do zero, originalmente para o teatro, para o cinema. Então ela vem com esse tipo de melodia bem original, que é: fundamentalmente, um tipo de história de amor, mas também tem uma muito interessante. E seus livros e filmes são sempre muito generosos. Eles combinam vários gêneros. De certa forma, eles são engraçados, emocionais e têm um elemento fantástico, obviamente. Eles podem ser bastante dramáticos. E com este filme não é exceção. O filme é cheio de diferentes texturas e tons, e o desafio é sempre combinar todas essas texturas em uma só. E Jo [Rowling] começa brilhantemente com a maneira como ela estabelece o roteiro. É uma história de amor/thriller muito generosa e interessante.

Você pode falar sobre a política deste filme? Eu estou querendo saber se você vê essa história de alguma forma como sendo uma resposta para o que está acontecendo no mundo agora.

YATES: Se você está fazendo um filme, em última análise, você não pode deixar de ser sensível ao mundo em que você o criou. Isso influencia você todos os dias, influenciou Jo quando ela estava escrevendo o roteiro, nos influencia enquanto colocamos toda a história juntos. Então, nós meio que estamos vivos para o que está acontecendo no mundo maior. Mas os temas, penso eu, são meio universais, arquetípicos e atemporais. Em vez de um tipo político direto de contraponto ou contexto, é realmente sobre os valores de tolerância e compreensão e uma celebração da diversidade. Então, são as ideias, acho, que correm através do trabalho de Jo. E os valores que exploramos neste filme são os que desafiam e acabam com esses mesmos valores, a promoção do medo e da perseguição à alteridade. Mas essas coisas passam pela história.

Esses valores não são apenas relevantes para o momento atual. O que é um pouco assustador é que eles estão se tornando mais relevantes agora. Então, o maravilhoso é que estamos fazendo um filme que será visto por milhões de pessoas e milhões de jovens, e estamos fazendo uma história que celebra a tolerância, a aceitação do outro, e um pouco do cinismo quando as pessoas fingem que têm todas as respostas em um nível simplista, porque elas provavelmente não o fazem.

Você pode falar sobre Jude Law e como ele mudou a dinâmica entre os personagens principais interpretando um papel tão grande como Dumbledore e como isso mudou a sensação do segundo filme comparado com o primeiro?

YATES: Estamos vendo Dumbledore quando jovem e rebelde. Ele é bem complicado. Ele está longe de ser perfeito. Ele é um professor inspirador, todos os alunos o amam, mas, como sempre, sendo Dumbledore, ele é um manipulador maravilhoso e ele tem essa incrível capacidade de manobrar as pessoas em situações nas quais eles podem não querer ser manobradas. E Jude traz um frescor incrível, sensualidade, inteligência e carisma para o papel. E é realmente maravilhoso ver Jude interpretar esse personagem quando jovem. Ele está fazendo um trabalho realmente maravilhoso.

Existe alguma chance de vermos a história na América Latina ou em outro lugar da série?

YATES: Você sabe, em algum momento os filmes provavelmente irão para o mundo todo. Eu sei de fato onde o terceiro filme está indo. Está se espalhando... Nós começamos na América. Nós voltamos para a Inglaterra. Estamos em Paris.

Retornar para Hogwarts é uma grande emoção para os fãs, obviamente. Foi essa decisão que todos vocês tiveram ao desenvolver a história ou vocês não sabiam para onde estavam indo até o roteiro aparecer?

YATES: Foi algo que evoluiu no processo de desenvolvimento. Porque estávamos apresentando Dumbledore, parecia certo trazer esse mundo de volta para este filme. Estamos lá muito brevemente. Bem no meio do filme, nós voltamos por cerca de 10 minutos para Hogwarts e o vemos em 1927. E é uma parte muito orgânica e natural do processo de desenvolvimento que nos levou até lá.

Além de adicionar Hogwarts, também parece haver muito mais referências ao fator nostalgia, como as escadas que se movem no porão de Newt sendo uma referência às escadas em Hogwarts. Como você tenta conciliar os fãs da série original e o fator nostalgia com os novos rumos ao criar algo novo?

YATES: Honestamente, é sempre sobre algo novo às coisas que são familiares. Elas são uma parte do que estamos fazendo, mas não é realmente onde eu acho que os interesses de Jo, meu ou de qualquer um de nós realmente estão, no final das contas. Quero dizer, voltar a Hogwarts tem uma função muito importante desta história, não uma forma de conciliar o fator nostalgia da série. E Jo, quando ela esteve aqui há algumas semanas, disse que constantemente se surpreende quando escreve, pois se se sente que está derrubando as paredes deste mundo para entrar em um novo território.

E isso é o que realmente a anima, não é olhar para trás, é realmente perceber que você pensou que este mundo foi tão longe e vai cada vez mais longe. Eu não acho que ela esteja realmente interessada em se repetir ou voltar demais no passado. Portanto, não há vontade de voltar atrás, a menos que realmente sirva à função da história e dos personagens.

Falando sobre não se repetir e abrir novos caminhos, o que você fez nesse filme que nunca fez antes como cineasta?

YATES: Bem, em termos do contexto do universo de Jo, este é um filme muito mais sensual. Nós realmente não temos sensualidade ou sexualidade em nenhum "Harry Potter" ou mesmo no primeiro "Animais Fantásticos". Nós temos esses adultos, mas no fim das contas, esses adultos são como crianças grandes em um mundo adulto. Este é um filme um pouco mais sensual, porque é uma história de amor.

Há uma sensação de sensualidade entre os personagens, o que é lindo, na verdade. Parece que tudo está crescendo e ficando um pouco mais sofisticado. Isto é um pouco mais político em comparação aos outros filmes. E o que fizemos mais do que qualquer um dos outros é que este filme é uma espécie de narrativa de vários personagens. Então você — nós estamos seguindo muitos personagens ao mesmo tempo — vê uma série de lemas. É uma série de histórias de amor, na verdade. É uma série de pessoas. E, realmente, o tema central é se apaixonar, se desapaixonar, se apaixonar por uma ideologia, ser atraído para o amor, ser corrompido pelo amor.

"Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" estreia nos cinemas brasileiros em 15 de novembro de 2018.