Conteúdo OFB: Duendes

Os Duendes são uma raça de humanoides diminutos e extremamente inteligentes que coexistem com os bruxos. A dieta deles consiste em carne, raízes e fungos, e se comunicam em uma língua composta de sons curtos e guturais (além de línguas humanas).

Geralmente possuem pele clara, pois passam pouco tempo fora de estruturas. Seus dedos e pés são longos, e suas cabeças em formato de domo são pouco maiores que as dos elfos. Dentre as demais características associadas com duendes, destacam-se a calvície e pontas nos dedos, nariz e orelhas. Alguns possuem dobras epicânticas (pregas cutâneas da pálpebra superior, que se estendem do nariz até a parte interna da sobrancelha, cobrindo o canto interno dos olhos), e outros usam chapéus pontudos.

Eles são conhecidos pela habilidade no forjamento de metais, especialmente a prata, sendo que fabricam moedas para o mundo dos bruxos. Devido à sagacidade e habilidades monetárias que possuem, os duendes controlam grande parte das finanças no mundo dos bruxos e administram o banco Gringotes.

Conteúdo OFB: Duendes | Ordem da Fênix Brasileira
Duendes trabalhando em Gringotes, o banco dos bruxos

A raça possui um tipo de magia própria e são representados no Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas do Ministério da Magia pela Seção de Ligação com os Duendes (dentro da Divisão de Seres). Eles são considerados por muitos bruxos como seres inferiores e demonstram muito mais desgosto com esta atitude que os elfos.