J.K. Rowling explica por que tios de Harry Potter não gostavam dele

J.K. Rowling explica por que tios de Harry Potter não gostavam dele | Ordem da Fênix Brasileira
Via Folha de S. Paulo — quarta-feira, 24 de junho de 2015

A razão pela qual os tios maltratavam Harry Potter foi esclarecida pela autora dos livros da saga, J.K. Rowling, em um texto publicado no site Pottermore.

O tratamento cruel dispensado a Harry remonta à juventude de Petúnia: ela sempre sentiu ciúmes das habilidades mágicas de sua irmã, Lílian, a mãe do bruxinho. Já Válter detestava qualquer coisa que fugisse da normalidade, alguém capaz de desprezar "mesmo quem usasse sapatos marrons com ternos pretos", escreveu Rowling.

A escritora revelou que o casal Dursley ficou incrédulo quando conheceu o pai de Harry, Tiago. Válter tentou diminuir o cunhado, sugerindo que bruxos viviam de seguro-desemprego, e ficou nervoso quando Tiago revelou que tinha grandes quantidades de ouro no banco de Gringotes. Eles não foram ao casamento dos Potter, explica Rowling. Quando soube da morte de Lílian e Tiago, em uma carta enviada pelo professor Dumbledore, Petúnia sentiu que não tinha outra escolha a não ser criar o sobrinho, mas o fez a contragosto, afirma a autora no novo texto, e o puniria por isso durante toda a infância.

Já a raiva de Válter em relação a Harry tem algo do sentimento que o Snape também sentia pelo bruxo: ele se parecia muito com o pai, que ambos detestavam.