Conteúdo OFB: Lilá Brown

Conteúdo OFB: Lilá Brown | Ordem da Fênix Brasileira
Lilá Brown foi aluna da casa Grifinória. Sua matéria preferida era Adivinhação e numa das aulas ensinadas por Sibila Trelawney, a professora prediz a morte de seu coelhinho Bínqui, que pouco tempo depois, ela descobre que morreu.

No quinto ano, Lilá, que era a favor do Ministério da Magia e contra Harry, entra para a Armada de Dumbledore depois de um tempo, preferindo acreditar nele e assiste a todas as aulas do grupo. No sexto ano, Lilá se torna rival de Hermione pelo amor de Rony. Consequentemente consegue namorá-lo e lhe dá carinhosamente o apelido de Uon-Uon.

Mas depois de um tempo, ela termina com Rony por ver ele e Hermione saindo do dormitório juntos (porém, ela não sabia que Harry também estava no meio coberto pela Capa de Invisibilidade).

Em 1998, Lilá luta ao lado dos alunos na Batalha de Hogwarts. A garota é mordida pelo lobisomem Fenrir Greyback e, após Hermione lançar um feitiço no Comensal da Morte, impedindo que ele a matasse, Lilá consegue sobreviver (no último filme, "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II", a personagem morre).