Vira-Tempo #7: Por que Chris Columbus não dirigiu o terceiro filme da série, "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban"?

Vira-Tempo #7: Por que Chris Columbus não dirigiu o terceiro filme da série, 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban'? | Ordem da Fênix Brasileira
Em uma entrevista ao site The Evening Standard realizada em 2002, o diretor Chris Columbus ("Pedra Filosofal" e "Câmara Secreta") explicou o motivo pelo qual não seria responsável pelo terceiro filme da série:

Notícias recentes sugeriam que Columbus estava cansado da Inglaterra e queria voltar para sua casa na Califórnia com a sua família. Numa entrevista exclusiva, ele conta a verdadeira história.

"É irritante eu ler isso", ele diz. "Eu não vou deixar a Inglaterra. Eu irei ficar aqui pelo menos pelos próximos 13 meses para ajudar a mudança. O motivo de que eu não irei fazer o próximo filme é que, na posição de produtor executivo - que é meu papel no terceiro filme - meus serviços não serão necessários 24 horas por dia. Eu quero poder jantar com a minha família de vez em quando."

Sua família esteve morando em Londres nos últimos três anos. Tendo estado filmando sem parar pelos últimos 200 dias, a pausa irá permitir que ele recarregue suas baterias.

"Quando você não está filmando a programação ainda pesa", diz Columbus. "O processo me fez um cineasta melhor e eu estou extremamente aberto para a possibilidade de dirigir o quarto filme da série."

Por enquanto, a decisão de quem irá assumir Harry Potter III (O Prisioneiro de Azkaban) será feita no próximo mês por quatro importantes pessoas: o próprio Columbus, o produtor David Heyman, JK Rowling e o roteirista Steve Kloves.

"Todas estas pessoas que você mencionou estão na lista," confirmou David Heyman, "ainda com mais alguns. Nós estamos procurando alguém que incorpore mais qualidades: para cuidar das crianças em um projeto deste tamanho e que continue a mágica que Chris Columbus trouxe."

"Isto não é apenas uma característica", acrescenta Columbus. "Você tem que ter a habilidade de controlar os atores - alguns dos melhores atores da nossa geração estão nos filmes, mas você também tem que lidar com os efeitos especiais e estas duas coisas raramente andam de mãos dadas. E eu também estou procurando alguém que não tenha medo da escuridão (nota do editor: se referindo a um visual mais dark, mais escuro para dar ao filme) e do humor."

Ambos Columbus e Heyman concordaram que enquanto Harry Potter formou alguns padrões, eles precisam continuar. Existe espaço para um novo diretor deixar sua marca. Dentro dos limites.

"Nós não queremos colocar mamilos nos trajes do Batman", finalizou Columbus.

Como todos sabem, Alfonso Cuarón foi escolhido para dirigir "Prisioneiro de Azkaban" e Chris Columbus retornou como produtor, com David Heyman e Mark Radcliffe.



Vamos girar o Vira-Tempo...