Diretor do filme "Troll" (1986) acusa Rowling de plágio e quer levar "The Troll: The Rise of Harry Potter" para os cinemas

Diretor do filme 'Troll' (1986) acusa Rowling de plágio e quer levar 'The Troll: The Rise of Harry Potter' para os cinemas | Ordem da Fênix BrasileiraO roteirista e diretor do filme "Troll - O Mundo do Espanto" (1986), John Carl Buechler, afirma que a escritora J. K. Rowling plagiou o nome de seu protagonista, Harry Potter. Esse é o nome de um dos personagens do filme trash, lançado antes dos livros da série "Harry Potter".

Agora, Buechler decidiu dar sequência a história com um filme cujo título está causando polêmica: "The Troll: The Rise of Harry Potter" (Troll: A Origem de Harry Potter), uma forma de causar incômodo à Warner Brothers e J. K. Rowling. O conhecido advogado Thomas Girardi, conhecido por suas causas contra estúdios de Hollywood, já foi contratado para garantir o lançamento.

Ed Lozzi, porta-voz do filme, descreveu rapidamente o projeto e a relação com a história de Rowling.
"O filme original foi idealizado, escrito e dirigido por John Carl Buechler em 1986. O filme conta as aventuras de Harry Potter Jr. depois de sua irmã Wendy ser atacada e possuída por uma mago das trevas, apresentando-se como um troll no apartamento da família Potter. [...] Esse filme não é uma continuação da história do corajoso jovem bruxo de J. K. Rowling. É sobre o outro garoto querido por todo mundo com poderes mágicos, Harry Potter Jr., e seu pai Harry Potter."
O advogado contratado pelos produtores falou sobre a legalidade e possíveis problemas com J. K. Rowling:
"Mesmo que o tema dos outros filmes pareça familiar, o proprietário de Troll decidiu não processar J. K. Rowling ou a Warner Bros. por causa de uma tragédia na família na época. Eles somente puseram isso em banho-maria e adiaram o assunto até agora. [...] Não há problema algum em fazer um remake de Troll já que qualquer uma pode fazer remake de algo que lhe pertença. Todo mundo sabe que esse material é nosso. Nós fizemos o filme anos antes de Rowling aparecer com o livro dela."
Confira o trailer de cinema do primeiro filme: