Leia entrevista com Melissa Anelli, escritora de "Harry e Seus Fãs"

Leia entrevista com Melissa Anelli, escritora de 'Harry e Seus Fãs' | Ordem da Fênix BrasileiraEntrevista com Melissa Anelli
Autora de "Harry e Seus Fãs"
Rocco - Fevereiro de 2011


1) Quando foi que você teve a ideia de escrever Harry e seus fãs?

Eu estava no primeiro encontro de fãs, Nimbus 2003, em Orlando, Flórida. Estava andando por lá, maravilhada por estar entre 600 fãs de Harry Potter, encantada com a força da comunidade. Assisti pessoas duelando nos corredores, passei por painéis e leituras muito interessantes e, além do mais, dançamos feito loucos no final. Eu pensei comigo mesma: “Alguém tem que escrever sobre isso tudo”. Cerca de meio segundo depois, pensei: “Você escreve sobre, bobinha!”. Levaram alguns anos para eu realmente identificar sobre o que o livro deveria se tratar, mas estou muito satisfeita com o resultado.


2) Harry e seus fãs retrata uma viagem maravilhosa através de vários anos. Como você organizou sua experiência para colocá-la no livro? Como decidir o que cortar e o que dizer?

Decidir o que cortar foi realmente difícil porque tinha muito mais coisa que eu poderia ter acrescentado – mas o livro é, na verdade, longo demais para o seu estilo e eu não queria passar dos limites!

Decidi bem no começo da escrita que uma cronologia fiel não era apenas menos empolgante do que eu queria que o livro fosse, mas também não ia servir para o arco emocional do relato pessoal. Eu queria priorizar o sentimento do fenômeno sem sacrificar fatos. Pensei sobre isso por um longo tempo até que um dia, provavelmente depois de um almoço com minha agente ou a 16ª conversa sobre o assunto com um amigo, me veio à cabeça: as mesmas coisas básicas aconteceram no começo de todos os lançamentos de livros, e eles representam a maioria das coisas que aconteceram em cima do fenômeno. Se eu realmente usasse aquela jornada da publicação do livro sete em tempo real como se fosse um storyline – como um varal de roupas – e então fosse prendendo histórias diferentes a ele, mergulhando a fundo nos arquivos do fenômeno Potter para contar toda a história – talvez pudesse funcionar. Acho que esta é a melhor maneira de falar sobre este fenômeno.


3) Em todos esses anos, alguma vez sentiu preconceito por ser uma fã adulta de Potter? Se sim, como lidou com isso?

Com certeza. No começo, a minha vida online relacionada a Harry Potter era um segredo. Então, um dia eu simplesmente percebi que estava sendo boba. Estava recebendo tanto amor, tanta amizade, tanta felicidade vinda dessa comunidade, por que eu estava escondendo isso? Estava reunindo mais experiência profissional do que no meu trabalho, e o mais importante é que estava me fazendo feliz. Finalmente, adotei a postura que ficou comigo e me serviu bem: se houvesse alguém que pudesse julgar meu amor por Harry Potter, então esta não era a pessoa com quem eu queria passar meu tempo. A vida é muito curta para ter que lidar com pessoas que querem te julgar.


4) Você entrevistou J. K. Rowling, participou de pré-estreias e lançamentos de livros e muito mais. Tem alguma coisa que você não fez e gostaria de fazer/faria?

Sempre tem alguma coisa. Eu sempre quis entrevistar as pessoas por trás do processo de produção dos livros, para falar sobre outras pessoas envolvidas na publicação de Harry Potter. Eu queria ser uma mosca na parede quando as filmagens acabaram – sem contar que eu estava lá, para gravá-la, porque eu penso que coisas desse tipo precisam ser registradas. Eu adoro gravar momentos importantes – sim, eu acho que quando algo único ocorre alguém tem que ter a responsabilidade de dedicar-se direito a isso!

Temos que cobrir tão regularmente o que está acontecendo no mundo, ou o que envolve uma pessoa famosa, que às vezes perdemos as histórias mais humanas. Eu adoro essas histórias, elas são a minha especialidade. Eu queria fazer mais delas do que simplesmente relacioná-las a Harry Potter. Talvez um dia.

Eu não posso, no entanto, reclamar! Tenho tido uma jornada inacreditável e pude fazer coisas maravilhosas. Eu nunca vou esquecer esta época.


5) Harry Potter agora acabou, infelizmente. Qual é a próxima de Melissa Anelli?

Eu ainda estou escrevendo! Tenho muitas ideias, e eu não conseguiria parar de escrever se você tentasse me parar. Meu próximo livro, seja lá quando for lançado, não será sobre Harry Potter. Estou trabalhando fervorosamente em muitos projetos no momento, mas a maioria deles é sigilosa, e não posso contar muitos detalhes.

No momento, o grande foco da minha vida é o LeakyCon 2011, a conferência que meu site lançará no final de semana de estréia do final do último filme de Harry Potter, em Orlando, Flórida. O evento exige uma inacreditável carga de trabalho e minha equipe vem trabalhando duro há um ano. Será um final de semana maravilhoso.

6) Você gostaria de mandar uma mensagem para os fãs brasileiros de Potter e da Leaky?

Muito obrigada por seu apoio e por seu interesse em Harry e seus fãs! É o meu maior desejo conhecer algum de vocês no Brasil um dia! Enquanto isso, espero que aproveitem o livro. É um trabalho de amor, uma maneira de mostrar às pessoas como foi essa época em nossa comunidade. Minha esperança sincera é a de que se torne tão especial quanto tem sido pra mim.