J.K. Rowling novamente é acusada de plágio

J.K. Rowling novamente é acusada de plágioA autora dos livros da série "Harry Potter", J.K. Rowling, foi acusada recentemente de plágio pelo muralista irlandês William Kelly, parte do grupo The Bogside Artists.

Além de muralista, William Kelly é autor de Travels with Li Po, que ele diz ter encaminhado à Anistia Internacional em Londres em 1990. Kelly alega que foi lá que Joanne Rowling conheceu seu livro e teria lhe enviado uma carta para dizer que a Anistia não publicaria o volume. Assim como Harry Potter, o livro de Kelly tem como personagem principal um órfão, Owen Muldoon, que não sabe que é feiticeiro e é treinado em um universo paralelo.


Kelly diz que não revelou nada antes devido à situação política na Irlanda e o seu envolvimento com o Bogside Artists. O autor garante que seu objetivo não é tirar dinheiro da autora de Harry Potter, mas defender a liberdade de expressão e tomar uma posição contra a "tirania legalizada" e a supressão dos direitos democráticos.


Kelly listou as semelhanças entre seu livro e Harry Potter e a Pedra Filosofal em um documento linkado no site dos Bogside Artists e acusa a imprensa britânica de não publicar nada sobre o caso por medo.


Não se sabe ainda qual será a ação dos advogados de Joanne Rowling a esta nova acusação, já que William Kelly diz que não iniciará um processo legal contra a escritora. Rowling de fato trabalhou na Anistia Internacional após terminar a universidade e informa em seu site que deixou o emprego em 1990 quando ela e o então namorado decidiram mudar de cidade.


Obrigado, Omelete!