Especial de 10 anos: A primeira notícia

Especial de 10 anos: A primeira notícia | Ordem da Fênix Brasileira

Assim que descobri o Blogger e aprendi suas funcionalidades, a ansiedade tomou conta. O que realmente posso colocar no blog? Como posso divulgá-lo? Será que teremos muitas visitas? Eram muitas perguntas que eu não sabia responder — ainda. Então, como eu visitava inúmeros sites, blogs, comunidades no Orkut, fóruns e demais conteúdos online sobre "Harry Potter", decidi colocar em prática um pouco de tudo o que vi e aprendi.

Isso aqui era um blog que não tinha nenhum conteúdo, nenhum mesmo. Algumas imagens dos filmes eram publicadas com mensagens de suspense (pelo menos era a intenção) como a sucinta "Em Breve..." e a sugestiva "Um Blog que vai tirar esse seu jeito de 'TROUXA'". Esta última, adequadamente, fazendo uso do termo que corresponde àquele que não possui poderes mágicos.

Finalmente o dia especial chegou. Às 20h19 daquele domingo, 22 de junho de 2008, a primeira notícia era publicada no blog Ordem da Fênix Brasileira: "JK Rowling escreve curta-metragem sobre Harry Potter". O texto continua originalmente como foi reproduzido, sem revisão e eventuais correções. Eu mantenho a notícia da forma como ela foi publicada para manter o sentimento de nostalgia e por seu valor histórico na concepção da OFB.

Por incrível que pareça, a primeira notícia não foi publicada por mim, mas por um amigo da escola. Jonatan foi o nosso primeiro newsposter responsável pelas publicações no blog. Não me lembro o motivo exato pelo qual não estreei a OFB com seu conteúdo principal, mas provavelmente eu estava ocupado cuidando de outras coisas relacionadas ao blog (porém, os rascunhos salvos até hoje em nossos arquivos indicam que eu fui o primeiro a ensaiar uma publicação).

Pouco mais de 1 hora depois, Jonatan fez outra publicação (que seria a sua última): "Emma Watson se torna novo rosto da Chanel". No entanto, às 22h05 daquele 22 de junho de 2008, finalmente publiquei uma notícia: "J.K. Rowling não escreverá curta-metragem sobre Harry Potter"! As fake news ainda não eram amplamente divulgadas como hoje, mas desmenti a primeira notícia que envolvia um material inédito para o parque temático baseado na série. Os conteúdos, pela relevância histórica da OFB, continuam exatamente como foram publicados pela primeira vez.

Como idealizador, responsável pelo conteúdo e novo newsposter, me tornei inegavelmente mais ativo por aqui. Então, tentei criar um estilo próprio para o blog.

Em "Um estilo próprio", nosso terceiro artigo, vou relembrar os erros e acertos na tarefa de fazer a OFB se destacar dentre milhares de concorrentes.



» Este artigo faz parte do Especial de 10 anos da Ordem da Fênix Brasileira. [Ler todos os artigos]