Em extensa entrevista, Eddie Redmayne conta detalhes de "Animais Fantásticos e Onde Habitam", revela seu livro e filme favoritos de "Harry Potter" e fala sobre J.K. Rowling

Em extensa entrevista, Eddie Redmayne conta detalhes de 'Animais Fantásticos e Onde Habitam', revela seu livro e filme favoritos de 'Harry Potter' e fala sobre J.K. Rowling | Ordem da Fênix Brasileira
Animais Fantásticos: Eddie Redmayne fala sobre o filme
Entertainment Weekly — Terça-feira, 09 de agosto de 2016


Entertainment Weekly: Vamos começar do início. Quando você ouviu pela primeira vez sobre este projeto?
Eddie Redmayne: Eu acho que deve ter sido há dois anos. Eu recebi um telefonema para ter uma reunião [com o diretor David Yates], e ele falou sobre a história e disse que haveria um roteiro em cinco meses e então teríamos uma reunião com ele novamente. Tudo foi hiper-secreto. Eu estava tão animado com a perspectiva, e então houve nervosismo, porque eu ia ler o roteiro [e talvez não se conectasse com o personagem].

Depois de seus prestigiados papéis, fazer parte de um grande veículo de audiência como este é atraente ou não?
Quando você começa a atuar, você sonha em conseguir um agente e conseguir um emprego. Durante anos, você recebe os testes que puder receber. Escolher não é algo que você tem muito para fazer. O que foi interessante sobre isso, nem sempre se tem essas oportunidades, mas você olha para ele como qualquer outro roteiro. Porque um filme pode parecer incrível, mas se você não consegue encontrar qualquer coisa no personagem... então houve um rufar de tambores para ler o roteiro: O que poderia ser o personagem? E o que é belo, é que J.K. Rowling tem uma imaginação impressionante de seu mundo. Havia tantos elementos para Newt. Eu a conheci uma vez, e ela podia falar sobre tudo com toda a complexidade. Você não está interpretando um personagem real, mas na mente de J.K. Rowling, [Newt é] totalmente tridimensional, e você pode conversar com ela sobre como era sua vida.

Rowling ajudou com alguma coisa específica?
Uma das coisas maravilhosas sobre o roteiro é que, quando você o lê, não é apenas o que os personagens dizem, também são as direções e descrições presentes no meio. Você tem que ler cada coisa; você não pode apenas folhear o roteiro. Quando eu a conheci, nossos instintos eram bastante semelhantes; eram apenas pequenos detalhes de seu passado em que ela particularmente foi útil.

Como você descreveria Newt?
Ele é um homem com uma paixão, e sua paixão são os animais. Sua mãe criava Hipogrifos, e é o mundo em que ele se sente mais confortável. Ele não é particularmente confortável com as relações humanas. Ele é confortável em sua própria pele, mas ele se desconecta com as pessoas. As pessoas parecem não entender, e ele não sabe por que, mas ele também não é particularmente interessado no porquê. Ele tem o seu próprio relacionamento com seus animais.

Quaisquer talentos especiais como um bruxo?
Ele não é um bruxo surpreendente. Ele é capaz. Ele está acostumado a ser fisicamente capaz quando lida com animais.

E você estudou treinadores de animais para isso, certo?
Eu tive alguns meses para me preparar. Eu nunca tinha feito um filme desta escala, e eu não tenho muita imaginação em particular, e há muita interação com animais, coisas fantásticas e trabalho com fantoches. Como me preparei para tudo isso? Saí para estes jardins zoológicos surpreendentes, fui aos parques, e entrei em gaiolas com animais e conheci os seus tratadores e ouvi o que são suas vidas. Passei um dia ou dois com um senhor que vive na floresta e caça é o seu negócio. E é sobre o uso de todos os seus sentidos — do cheiro para a visão, para visão periférica ao som — e sabendo coisas como usar plantas para antídotos. Além disso, quando você está controlando animais fisicamente, ele estava me mostrando essas coisas. [Redmayne demonstra pisando seus pés no chão com a lateral dos sapatos] Ele criou esta marcha ligeiramente aberta que Newt tem.

O que Newt pensa sobre a América?
Quando ele chega pela primeira vez em Nova York, você o vê andando pela rua, e da maneira que ele está observando a cidade é a maneira que ele iria observar um habitat natural. Ele é do tipo que sente o cheiro, como se ele estivesse na selva. É totalmente estranho para ele se ver em algum lugar que é preenchido com tanta vitalidade e pessoas. A década de 1920 tem uma qualidade proibitiva quanto a normas mágicas — mas eu não quero revelar muito.

Como foi trabalhar em um filme com tantos efeitos especiais?
Já fiz filmes com CGI, onde todo o mundo é verde, e você não tem contexto. O que é surpreendente é a quantidade de fantoches ou dançarinos ou pessoas que trabalham com o que, até então, não está lá. Há uma magia que você sente quando o departamento de arte envia-lhe 12 projetos de varinhas e você começa a ter uma discussão completa sobre a varinha que deve ter. Este é o material do que são feitos os sonhos das crianças. A coisa mais difícil foi durante os meses de preparação para trabalhar com o departamento de efeitos visuais, conversando com Jo [Rowling] e David [Yates] sobre as relações específicas e caracterização de todos esses diferentes animais, para que Newt pudesse interagir com eles com uma fluidez que faz você realmente acreditar em seu amor e cuidados para com eles.

Quais são seus animais favoritos?
Tenho dois favoritos. O Pelúcio (Niffler) — eles têm esse relacionamento maravilhoso de amor e ódio. É apenas incrivelmente insuportável e maravilhoso ao mesmo tempo. Ele é um pesadelo completo, mas Newt sai em sua jovialidade e obstinação. E o Tronquilho, Pickett, que eu amo. Existem muitos Tronquilohs no filme, mas Pickett tem problemas de fixação. Newt sabe que ele não deve ter favoritos, mas ele ama Pickett.

Qual é o seu favorito, pelo menos?
Newt não tem pelo menos um favorito!

Quantos animais ele possui na maleta?
Meu Deus, são muitos. Eu não tenho um número específico. Se você ler o livro, há tantas criaturas extraordinárias que você não vai ter nem um vislumbre no filme, mas eu estou esperando vê-las, se tivermos sorte o suficiente para fazer mais filmes, é que existe tal cofre de criaturas legais que podemos mostrar mais.

Nós aprendemos que Newt Scamander foi expulso de Hogwarts apesar de Dumbledore apoiá-lo. O que você pode contar sobre essa história?
Eu adoraria te contar essa história de fundo, mas seria um motivo para que as tropas da Warner Bros. atirassem em mim se eu contar qualquer coisa. Eu não posso falar sobre isso, eu estou com medo.

Ok, e qual foi seu feitiço favorito enquanto interpretou Newt?
Há um que basicamente atordoa alguém e transforma a pessoa em quase uma estátua. Ao filmar. tivemos o dublê mais brilhante para fazer a cena, e ele, literalmente, fica parado como uma pedra e bate no chão e, eu, simplesmente não podia acreditar que ele não tivesse quebrado seu cérebro. [O feitiço em questão é Petrificus Totalus.]

Eu sei que você não pode ser específico, mas o que você acha que vai mais surpreender os fãs neste filme?
Uma das coisas que eu achei extraordinário sobre o roteiro quando o li é que é há momentos em que parece um thriller. Existe um aspecto sombrio nele. Há um pouco de comédia e romance. Nós temos todos esses gêneros diferentes e, de alguma forma, J.K. Rowling conseguiu tecê-los juntos. Eu acho que é surpreendente sobre como a história é desenvolvida. Tudo o que tenho quando leio roteiros é o instinto, e eu estava realmente movido por este. Então esperemos que seja surpreendente. E agora eu só arruinei a surpresa [risos].

Você esbarrou em alguém do elenco dos outros filmes da série e obteve conselhos úteis de alguém?
Eu cruzei com Ralph Fiennes [Lord Voldemort], e ele estava perguntando quem estava dirigindo, e eu disse que era David Yates. Ralph disse que, o que é extraordinário em um todo da produção, é que Yates tem um olho incrivelmente agudo para cada detalhe do desempenho. Ele é diretor de um ator, e disse que teve a sorte de conhecê-lo.

Quem é a única pessoa do universo de "Harry Potter" que você gostaria que Newt conhecesse?
Para conhecer em um futuro filme? Essa é realmente uma questão interessante. Eu acho que uma cena entre Newt e Rony seria bastante agradável. Eu acho que esses caras iriam encontrar algo bastante intrigante em suas personalidades. Rony e Newt teriam um bom tempo juntos. Não tenho a certeza se isso seria possível.

Há romance no filme? De acordo com a história, Newt tem um destino com Tina (Katherine Waterston)...
Newt não teve boas experiências com seres humanos, e no início do filme, ele é alguém que está muito contente consigo mesmo e com a companhia dos animais. Ele gosta de sua solidão, e ele também passou um ano no campo. Então, ele realmente não teve de lidar com as pessoas. E quando ele chega em Nova York, há mais pessoas do que jamais imaginou. Certamente, no início do filme, quando ele conhece a personagem de Katherine, há uma grande incompatibilidade entre eles, e eles são dois personagens bastante desconfortáveis. Nós sabemos na história de Potter que eles ficam juntos, e há este tipo de construção central dessas duas pessoas que estão sendo encaminhadas uma a outra. E com Jacob (Dan Fogler) e Queenie, há definitivamente um romance no ar.

Se fosse por você, onde você gostaria de ver Newt ir na sequência?
Eu estava no estúdio quando os cenários de Tarzan já estavam prontos, e eu perguntava "Não podemos apenas ter um crossover aqui? Não pode ter Newt balançando através de um desses?" Isso me fez pensar que eu gostaria de ver Newt no mundo selvagem.

Qual é o seu favorito dos filmes de "Harry Potter"?
Meu filme favorito é provavelmente o último — "Relíquias da Morte - Parte 2".

Provavelmente uma escolha sábia tendo Yates como diretor.
Com os dois últimos [filmes], eles tinham algo que eu continuei revendo, voltando e observando como Ralph Fiennes (Lord Voldemort) e Daniel Radcliffe (Harry Potter) fizeram aquele duelo extraordinário. Quando você está lançando feitiços no set, os efeitos dessa enorme tensão do que está saindo de sua varinha são colocados na pós-produção; você está, literalmente, agindo com nada, e eu achei tão lírico e profundamente comovente. Achei tão climaticamente satisfatório.

Qual seu livro favorito de "Harry Potter"?
Acho que seria "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Meu irmão mais novo, quando tinha 6 anos, sempre lia, e o primeiro livro tem esse efeito de imersão e liberação instantânea na imaginação de quem está lendo.

Em entrevistas você disse que foi introduzido ao munda da magia como uma criança. Qual foi o seu truque favorito?
Meu truque favorito era do livro de colorir que você abre as páginas em branco, então você em seguida o toca com uma varinha, e você abre as páginas de novo e ainda não teria desenhos, e você toca com a varinha novamente e, em seguida, todos os desenhos tornam-se coloridos dentro do livro. Esse foi o meu truque favorito. Eu comprei o livro de um lugar chamado Davenports Magic Shop and School. E não envolveu qualquer habilidade, que era apenas um truque bem à moda antiga.

Você já foi selecionado para uma casa no Pottermore?
Sabe, eu fiz o teste um dia desses! E seria muito deprimente para mim descobrir que eu não sou realmente da Lufa-Lufa, e então fui selecionado para a Lufa-Lufa. Eu literalmente estava sozinho em casa e gritei de emoção ao ser selecionada para a Lufa-Lufa. Eu fiquei imaginando: "a magia existe".


"Animais Fantásticos e Onde Habitam" estreia em 17 de novembro no Brasil.