Há exatamente 16 anos, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" era lançado no Reino Unido

Há exatamente 16 anos, 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' era lançado no Reino Unido | Ordem da Fênix Brasileira
Em 26 de junho de 1997, a editora Bloomsbury lançava "Harry Potter e a Pedra Filosofal", primeiro livro da série criada por J.K. Rowling, que viria a se tornar um fenômeno literário entre pessoas de todas as faixas etárias.

Com 17 capítulos e 224 páginas na versão original (contra 263 na versão brasileira), "Pedra Filosofal" foi publicado no Brasil somente em 01 de janeiro de 2000.

"Uma brisa arrepiou as cercas bem cuidadas da rua dos Alfeneiros, silenciosas e quietas sob o negror do céu, o último lugar do mundo onde alguém esperaria que acontecessem coisas espantosas. Harry Potter virou-se dentro dos cobertores sem acordar. Sua mãozinha agarrou a carta ao lado mas ele continuou a dormir, sem saber que era especial, sem saber que era famoso, sem saber que iria acordar dentro de poucas horas com o grito da Srª. Dursley ao abrir a porta da frente para pôr as garrafas de leite do lado de fora, nem que passaria as próximas semanas levando cutucadas e beliscões do primo Duda... Ele não podia saber que, neste mesmo instante, havia pessoas se reunindo em segredo em todo país que erguiam os copos e diziam com vozes abafadas:

- A Harry Potter: o menino que sobreviveu!"
Capítulo 1 - O Menino que Sobreviveu

Para Jessica, que gosta de histórias,
para Anne, que gostava também,
e para Di, que foi quem ouviu esta primeiro.