Rowling fala sobre medidas de segurança para seu laptop e uma razão para evitar um 8º livro

Rowling fala sobre medidas de segurança para seu laptop e uma razão para evitar um 8º livro | Ordem da Fênix BrasileiraENTREVISTA DE J. K. ROWLING A MELISSA ANELLI
Editora Rocco
Parte dessa entrevista entrou no livro porque me fez rir tanto que eu não pude me conter. E ela também se encaixou perfeitamente com o sentimento de paranóia de Jo sobre o uso que ela fazia da internet. Esta pequena preciosidade inclui a admissão dela de que, apesar dos avisos de segurança, ela usava a internet no mesmo laptop em que escrevia o livro – outra frase que me fez rir, desta vez porque o nível de sigilo era ridículo.

J.K.Rowling: "Será que eles tiraram isso do meu disco rígido?" Eu sou tão ignorante em relação a PC's que costumava pensar, "Será que eles conseguem? Será que eles podem engatinhar pelos fios e conseguir isso? Fisicamente? Usando pequenas balaclavas?"
Toda vez que meu computador fazia coisas que computadores fazem, como travar ou algo parecido, essa ideia passava pela minha cabeça e eu pensava, "o que eu fiz?"
Nos estágios finais do sétimo livro, eu tirei tudo do meu PC completamente e estava somente no meu laptop, e ainda ressinto de ter pensado assim, mas este era o último livro, e eu queria muito que as pessoas o lessem no papel, e não através de um esquema ou trapaça. Então eu tive um pouco mais de cuidado com segurança no final.

Melissa Anelli: Então (seu computador) nunca esteve conectado à internet?
JKR: Sim. Quer dizer, não, não é verdade. Eu o conectei à internet – o que eu estou dizendo? [risos] Eu conectei. Mas eu encarei isso tudo com um pouco mais de reverência. Mas, na verdade, sim, eu conectei o computador à internet, então qual é a diferença? Oops. É tão bom ser capaz de dizer estas coisas agora.

MA: Deve ser um alívio…
JKR: Sim, é muito libertador. Eu não voltaria nunca por vontade própria àquilo. Definitivamente as pessoas vão achar isso difícil de acreditar. 'Espera aí. Olha a grana que você fez.' Quer saber? Eu não iria nunca querer viver com aquele tipo de estresse de novo. Eu sinto muita falta de escrever Harry, mas ainda assim, de certa forma, o que me faz resistente à ideia de um oitavo livro ou oitavo romance é saber que estaria de volta àquela pressão.
As pessoas vão vomitar ao me ouvir dizer isso porque sei o quanto fui sortuda em conseguir ser publicada, e o quanto sou sortuda por ter conseguido esse sucesso, e agradeço a Deus todos os dias por isso. Escritores não publicados de todos os lugares vão jogar coisas no meu livro se eles lerem isso, mas ainda assim… eles não viveram com o estresse disso tudo. Em alguns momentos, era uma pressão enorme."
comments powered by Disqus