Leia a entrevista com o autor do livro "Harry Potter: A Magia do Cinema"

Leia a entrevista com o autor do livro 'Harry Potter: A Magia do Cinema' | Ordem da Fênix BrasileiraO portal UOL teve a oportunidade de entrevistar o autor de "Harry Potter: A Magia do Cinema", Brian Sibley, que revelou alguns detalhes sobre a "enciclopédia", que contém várias informações e brindes para os fãs da série.

Especificamente sobre "Harry Potter", qual o aspecto mais interessante da história?
O que torna "Harry Potter" especial é que os livros acompanham os personagens no tempo. "Uma geração de leitores cresceu com Harry, Rony e Hermione. Então, a história de cada um deles também é uma jornada de descobrimento. Rowling põe grande emoção em seus personagens e nos convida a fazer o mesmo.

Confira a entrevista na íntegra, clicando em "Leia Mais".



Folha - Como foi o convite para escrever "Harry Potter: A Magia do Cinema"?
Brian Sibley - Eu já havia escrito livros sobre outras franquias de fantasia, incluindo "O Senhor dos Anéis" e "A Bússola de Ouro". Os editores acharam que eu poderia trazer o mesmo interesse e entusiasmo para escrever sobre o mundo mágico de Harry Potter. Como fã dos filmes, me perguntei: o que eu mais gostaria de saber sobre eles?

Você era fã da saga "Harry Potter" antes de escrever o livro?
Sou um grande admirador da J.K.Rowling e do fato da saga ter transformado em leitores milhões de jovens de uma geração que cresceu em frente à TV e na qual a leitura tornava-se, rapidamente, uma arte esquecida. Graças a Harry e seus amigos, a palavra impressa e uma incrível história voltaram à moda. Também sou um grande fã dos filmes, pois capturaram de forma impressionante a essência dos livros e propiciaram uma realidade tangível para Hogwarts por meio do trabalho brilhante dos artistas envolvidos neles

Como foi a pesquisa para o livro?
Passei meses nos estúdios conversando com várias pessoas que ajudaram a criar essa magia de Harry Potter, como figurinistas e construtores de sets. Também conversei com as pessoas incríveis que criaram, por exemplo, as moedas do banco Gringotes, que construíram um modelo de fênix que chorava lágrimas de verdade, e os magos da computação responsáveis por criar os "testrálios" e os jogos de "quadribol".

J.K.Rowling se envolveu no projeto?
Como J.K.Rowling é muito apegada a tudo o envolve seus personagens e histórias, ela teve o direito de ler o livro antes da publicação. Ela não pediu nenhuma alteração, espero que isso signifique que ela tenha gostado!

Você é um grande fã de literatura fantástica?
Sim! Eu amo livros e filmes de ficção e fantasia. Geralmente, as histórias -mesmo com lugares e criaturas que não existem- têm algo a nos contar sobre o mundo real e sobre nossos esforços para entendermos nós mesmos e os outros.

O que você mais gosta nesse tipo de livro e filme?
Muitos deles são sobre a antiga batalha entre o bem e o mal, o conflito entre a luz e as trevas. Também gosto do fato de que, mesmo que tudo pareça possível, a "magia" ainda tem de obedecer a regras que governam o universo, para que fantasia e realidade permaneçam totalmente compatíveis.

Especificamente sobre "Harry Potter", qual o aspecto mais interessante da história?
O que torna "Harry Potter" especial é que os livros acompanham os personagens no tempo. Uma geração de leitores cresceu com Harry, Rony e Hermione. Então, a história de cada um deles também é uma jornada de descobrimento. Rowling põe grande emoção em seus personagens e nos convida a fazer o mesmo.

Que outros aspectos o senhor considera importante?
Os livros são grandes aventuras. Também adoro a "magia" e o fato de a autora usar ideias para criaturas que remontam às civilizações mais antigas e fazem parte de várias culturas em todo o mundo. No entanto, talvez mais do que qualquer outra coisa, as histórias são sobre amizade, lealdade, sacrifício e sobre como essas coisas são custam caro para aqueles que estiverem dispostos a se comprometer com elas.