Terceira e quarta críticas de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" divulgadas

Terceira e quarta críticas de 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe' divulgadasO portal de notícias da Globo, o G1 e o site Judão divulgaram suas críticas sobre o sexto filme da série "Harry Potter, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".

Leia um pedaço da crítica divulgada pelo G1:
Os fãs de carteirinha dos livros de J.K. Rowling, no entanto, precisam ir preparados. Embora a história no fim das contas seja a mesma, o filme tem muitas alterações em relação ao texto original. Diversas cenas são alteradas, algumas são acrescentadas, e outras que muitos considerarão importantes simplesmente desaparecem. A história do "príncipe mestiço", por exemplo, que dá nome ao livro e ao filme, praticamente some e vira quase uma nota de rodapé.

Confira um pedaço da crítica divulgada pelo Judão:
Parado! Sem ação nenhuma. É longo e não acontece nada vezes nada. Aí, na última hora, acho que eles se dão conta dessa falha e começam a correr pra explicar certas coisas. Correm, correm, correm e, de repente, acaba. Assim, puf, sem mais, nem menos. E você fica com a maior cara de "ozinho underline ozão" [o_O] (™ Morph).

Confira as duas críticas completas clicando em "Leia Mais".

"Harry Potter e o Enigma do Príncipe"
7 de Julho
Marília Juste

G1

Se na última vez em que vimos Harry Potter (em "a Ordem da Fênix”) o herói estava irritado e respondão, ele não poderia estar mais diferente agora, no novo filme da série: “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. Aos 16 anos, Harry parece estar mais à vontade com a própria adolescência. E, enquanto tenta descobrir como vencer as forças do mal lideradas por Lorde Voldemort, ele tem outra preocupação mais de acordo com sua idade: garotas (bem, na verdade, uma garota em especial). O G1 já assistiu ao filme que estreia em 15 de julho e agora traz um gostinho para os fãs da série.

Em “Enigma”, o sexto filme da franquia, Harry (Daniel Radcliffe) e seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) estão em seu penúltimo ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. E, embora já sejam heróis acostumados a enfrentar o perigo, eles se descobrem um tanto quanto despreparados para encarar as reviravoltas de suas recém-descobertas vidas amorosas.

No último filme, também dirigido por David Yates, a história se concentrava praticamente em Harry e em sua luta contra Voldemort. Agora, a ação dá uma longa pausa para voltar a mostrar a vida em Hogwarts. Até o esporte favorito de Harry, o quadribol, que sequer apareceu em "a Ordem da Fênix”, recupera seu espaço.

Nos corredores de Hogwarts há muita paquera e triângulos amorosos. A irmã de Rony, Gina (Bonnie Wright), que passou os últimos cinco anos apaixonada por Harry à distância, bota a fila para andar e arruma um namorado. Agora é a vez de Potter sofrer por ela. Rony, que no passado sofria para conseguir a atenção de uma garota, agora é disputado por duas. E Hermione até esnoba um pretendente ao descobrir que o garoto que ela realmente gosta está bem na sua frente.

Harry, que aparecia agressivo e revoltado no último filme, agora está muito mais de bem com a vida, e são dele alguns dos momentos mais engraçados do filme – diferentemente das aventuras anteriores, em que Rony praticamente concentrava o alívio cômico. Não são poucas as piadinhas que o protagonista solta durante o filme, e os fãs terão a oportunidade de ver um Harry mais "humano", "colando" na aula de Poções e matando tempo nos corredores durante aulas vagas.

O “eleito” está mais convencido e confiante de seu papel na salvação do mundo dos bruxos, e isso fica claro em suas atitudes – mais serenas e bem pensadas (a não ser, é claro, quando ele tem a oportunidade de ficar cara a cara com a assassina de seu padrinho Sirius Black). Logo no começo do filme, quando Dumbledore, o diretor de Hogwarts, pergunta se Harry está se questionando sobre para onde está sendo levado, o jovem responde na hora, conformado: "Depois de tantos anos, senhor, eu simplesmente sigo a onda".

Os fãs de carteirinha dos livros de J.K. Rowling, no entanto, precisam ir preparados. Embora a história no fim das contas seja a mesma, o filme tem muitas alterações em relação ao texto original. Diversas cenas são alteradas, algumas são acrescentadas, e outras que muitos considerarão importantes simplesmente desaparecem. A história do “príncipe mestiço”, por exemplo, que dá nome ao livro e ao filme, praticamente some e vira quase uma nota de rodapé.

A ação e a tensão ficam em segundo plano em “O enigma do príncipe”, mas os fãs podem ficar tranquilos. Ela vai voltar em 2010, com a primeira parte de sua última aventura, "Harry Potter e as Relíquias da Morte". Sim, o último filme da série foi dividido em dois, e a segunda parte está prevista para estrear apenas em 2011. A justificativa dos produtores é que a história é muito comprida para ser contada em apenas um filme – o que faz sentido, uma vez que, mesmo com todos os cortes, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” chega às telas do cinema com duas horas e meia de duração.

O filme estreia no Brasil em 15 de julho. Quem quiser pode também conferir uma versão especial nos cinemas 3D, com a sequência de abertura apresentada em três dimensões.



Crítica "Harry Potter e o Enigma do Príncipe"
7 de Julho de 2009
Tayra Vasconcelos

Judão

O tão esperado, e adiado, sexto filme de Harry Potter foi exibido hoje para a imprensa em São Paulo (e pelo que eu soube, no mundo inteiro também) e a opinião foi unânime (ao menos entre os que estavam perto de mim): o filme é xôxo.

Muita gente não vai concordar, afinal gosto é gosto, além disso tem fã disposto a gostar de tudo que leve a marca Harry Potter. Bom, eu sou uma das maiores fãs do bruxo com raio na testa que eu conheço, e, por incrível que pareça, com ressalvas a todos, gostei dos cinco filmes anteriores.

Eu adorei todos os trailers e pôsteres que foram saindo de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e estava empolgada, ainda mais depois de assistir a "Harry Potter e a Ordem da Fênix", uma vez que eles conseguiram transformar um livro chato, lento, sombrio em um excelente filme, dinâmico e extremamente bem adaptado. Porém, a minha decepção foi total, não só pelo número surreal de adaptações desnecessárias que foram feitas, mas, principalmente, porque é um filme parado. Parado! Sem ação nenhuma. É longo e não acontece nada vezes nada. Aí, na última hora, acho que eles se dão conta dessa falha e começam a correr pra explicar certas coisas. Correm, correm, correm e, de repente, acaba. Assim, puf, sem mais, nem menos. E você fica com a maior cara de "ozinho underline ozão" [o_O] (™ Morph).

Bom, depois vocês vão ver uma resenha mais detalhada, além de uma nota onde mostro as principais diferenças entre o filme e o livro. Mas por enquanto é isso, viemos mostrar que estamos com cara de que vimos e não gostamos.


Obrigado, ScarPotter!